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sexta-feira, 20 de março de 2020

Novas aventuras de D. Quixote e Sancho Pança: habilite-se, escreva, ouse

Eu tenho uma série que se chama "Clássicos Revisitados", por meio da qual faço uma releitura de grandes obras do passado. Já fiz isso com Marx (Manifesto Comunista nos tempos da globalização), Maquiavel (O Moderno Príncipe), Sun Tzu (A Arte da Guerra para diplomatas), Tocquevile (De la Démocratie au Brésil), Benjamin Constant (De la diplomatie chez les Anciens et chez les Modernes) e alguns outros (preciso juntar todos).
Acho genial essa ideia de continuar as aventuras de D. Quixote e Sancho Pança, por meio de novos capítulos, que entram naquela categoria dos apócrifos, na qual eu tenho uma especial predileção por Conan Doyle. Tenho vários Sherlock Holmes em novas aventuras: com Marx (dois romances), Freud, Oscar Wilde, Albert Einstein, e várias outras. Eu tinha até começado, muitos anos atrás, mas nunca terminei, um "Sherlock Holmes contra Floriano Peixoto", que preciso retomar.
Esta matéria poderia incitar vários apreciadores de Cervantes no Brasil a também participar.
Paulo Roberto de Almeida  

Estudantes portugueses ajudam a reescrever a saga de D. Quixote e Sancho Pança

Mundo Português, Lisboa, 20 de março de 2020

Novas aventuras de Dom Quixote e Sancho Pança


Um projeto coordenado pela Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), Câmara Municipal de Alcalá de Henares e a Universidade de Alcalá, em Espanha, vai juntar 325 estudantes de ensino básico de 14 países, incluindo Portugal, para recriar as aventuras de Dom Quixote e Sancho Pança.
Estimular o gosto pela leitura, pela escrita e pelo desenho é o grande objetivo do projeto ‘Quinto Quixote Ibero-americano’, no qual participam 325 alunos do ensino básico de 14 estados ibero-americanos que integram a OEI, incluindo Portugal.
Os estudantes, de uma escola por país, vão “escrever um capítulo inédito” do famoso livro ‘D. Quixote de la Mancha’, lançado em 1605 pelo espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616).
Os personagens “desembarcam em terras ibero-americanas como parte de um projeto educativo e colaborativo pioneiro que visa fomentar a cultura comum”, explica a OEI Portugal numa nota enviada ao ‘Mundo Português’.
O objetivo é recriarem as aventuras originais de Dom Quixote e Sancho Pança com referências locais.
Os estudantes vão ser apoiados nas salas de aulas por 39 professores, para escreverem, por cada escola, um capítulo do livro totalmente inventado, protagonizado por Dom Quixote e Sancho Pança.
Em Portugal, a missão está entregue a um grupo de grupo de alunos do 9º ano do Agrupamento Escolar nº 3 de Elvas, guiados por Maria Inês Almeida, a escritora selecionada para acompanhar os estudantes portugueses.
“Jornalista de formação, Maria Inês Almeida publicou já mais de 40 livros, a maior parte dos quais dirigidos a crianças e jovens, incluindo os particularmente apreciados ‘Sabes onde é que os teus pais se conheceram?’ e ‘Quando eu for… Grande’, nomeado em 2011 como um dos três candidatos ao prémio do melhor livro infanto-juvenil da Sociedade Portuguesa de Autores e já traduzido para castelhano e chinês”, refere a nota da OEI Portugal.
“Em pleno século XXI, Dom Quixote e Sancho Pança partem de Alcalá de Henares, a cidade espanhola onde nasceu Miguel de Cervantes, passam por Portugal e do nosso país atravessam o Atlântico para seguir as suas andanças por terras americanas, da Argentina até o México, de onde voltam para casa”.
Está previsto que a obra seja apresentada no dia 22 de abril, véspera do Dia do Livro, na Casa de América de Madrid.
Em Portugal, o projeto conta com o apoio do Ministério da Educação e com a parceria da Fábrica de Histórias.
O projeto visa potencializar a criatividade literária dos alunos do ensino básico, promover a aproximação da população escolar à figura de Cervantes e de Dom Quixote e fomentar a cultura comum dos Estados Ibero-americanos.
Para além de Portugal, os 14 países participantes são Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Uruguai.

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