O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 26 de março de 2020

O destino de uma nação- Paulo Roberto de Almeida

O destino da nação
Paulo Roberto de Almeida

Conclave virtual de instituições científicas do Brasil determinou que existe um ÚNICO grupo de risco no país inteiro: a famiglia Bolsonaro. Recomendou isolamento total do resto da nação e boicote compulsório por parte da sociedade. Fiquem longe, não atendam chamados vindos dela.

Um historiador inglês disse certa vez que a História é um desengonçado carro de bois, avançando lentamente por caminhos esburacados. Mas ela por vezes dá saltos, cai da ribanceira, se recupera e continua na flecha do tempo, sempre para a frente. Carroceiros estúpidos tentam reverter a rota...

O Brasil enfrenta hoje uma gigantesca pandemia de um único indivíduo, que está estrangulando a nação: ela tem um nome, Bolsovirus! Como ele não vai renunciar, terá de ser “renunciado”. Esse é o desenlace. Pode demorar, mas ocorrerá!

Um leitor me fala de Getúlio e de Jânio. Meu argumento: cada situação histórica é sempre única e original. Analogias são sempre enganosas. Mas elas podem ocorrer, com similitudes de forma ou de conteúdo.
Nossa história ainda está em curso. Por vezes se acelera...

Brasília, 26/03/2020

Nenhum comentário: