ARTIGO
Ensaios técnicos uberabenses (III)
Guido Bilharinho
https://www.jornaldeuberaba.com.br/noticia/8759/ensaios-tecnicos-uberabenses-iii-
POLÍTICA EXTERNA
Quando deputado federal na legislatura de 1946/1950, JOÃO HENRIQUE SAMPAIO VIEIRA DA SILVA, então presidente da Comissão de Diplomacia da Câmara, elaborou parecer favorável sobre “A Internacionalização de Jerusalém”, posteriormente editado em livro pelo Ministério das Relações Exteriores, sem, contudo, explicitar a data da edição e a data do próprio parecer, supondo-se 1948.
*
Em 1972, João Henrique lançou segunda edição do livro “Novos Rumos Para a Diplomacia Brasileira”, elaborado, como informado na Introdução, “em função do cargo de presidente da Comissão de Diplomacia da Câmara dos Deputados” exercida de 1946 a 1950, discorrendo, além do tema-título, sobre aspectos da Política Interamericana e das Campanhas em Prol da Paz.
*
Em 2007, o embaixador CARLOS ALBERTO LEITE BARBOSA publicou a obra “Desafio Inacabado – A Política Externa de Jânio Quadros”, no qual, em nada menos de vinte e nove capítulos, expõe os principais fatos relacionados a essa política, diversos deles de larga repercussão à época.
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Uberaba e região enviaram centenas de jovens para participar da Segunda Guerra Mundial, seja para segurança e vigilância da extensa costa atlântica do país, seja para lutar diretamente no teatro da guerra na Europa. Um dos pracinhas que foram e lutaram nos campos de batalha da Itália, OTÁVIO BATISTA CARVALHO, publicou, em 1947, o livro “Dramas da Guerra”, no qual relata fatos e episódios do conflito.
*
A participação de Uberaba e região na Segunda Guerra Mundial foi tão expressiva, que, em 1995, o Arquivo Público de Uberaba publicou a obra “Uberaba na 2ª Guerra Mundial”, com coordenação de pesquisa promovida por SÔNIA MARIA FONTOURA e redação e organização temática efetuadas por ela e pelos pesquisadores do Arquivo, FLÁVIO ARDUINI CANASSA e LUÍS HENRIQUE CELULARE, abordando a obra a reunião das centenas de jovens de Uberaba e cidades próximas para atuarem na Guerra, bem como sua participação no seu decorrer.
*
Conquanto em outra perspectiva e diversa finalidade, sobre o tema Uberaba apresentou ainda o livro “A Segunda Guerra no Cinema” (2005), de nossa autoria, distribuídos os artigos de conformidade com o espaço de beligerância que os filmes contemplam (dramas e batalhas marítimas, Europa Central e Bálcãs, Frente Italiana, Europa Ocidental, Alemanha antes, durante e depois da guerra, Frente Russa, Norte da África, Ilhas do Pacífico, Japão, além de cinebiografias dos generais Rommel, Patton e MacArthur).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.