FUNAG lança livro sobre o Banco de Compensações Internacionais (BIS)
A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) publica, em sua biblioteca digital, a obra A diplomacia dos bancos centrais: renovação versus anacronismo no Banco de Compensações Internacionais (BIS), do diplomata Davi Augusto Oliveira Pinto.
O BIS, “o banco central dos bancos centrais”, criado em 1930, é a mais antiga e uma das mais importantes instituições financeiras internacionais, porém ainda é pouco conhecido fora desse nicho. A partir de perspectiva diplomática, o autor examina desde a criação e a evolução do BIS até o seu relacionamento com o Brasil, passando por considerações sobre o seu funcionamento, seu alcance geográfico, suas estruturas de governança e seu papel no estabelecimento de padrões globais de regulamentação financeira, relatando os esforços do organismo em para permanecer relevante face a constantes mudanças desde a sua criação.
A obra, originalmente apresentada no Curso de Altos Estudos do Instituto Rio Branco, está disponível para download gratuito.
Confira o vídeo da entrevista com o Conselheiro Davi Augusto Oliveira Pinto sobre o seu livro no canal da FUNAG no YouTube.
Ouça também a entrevista nas principais plataformas de podcast:
Anchor | Apple Podcasts | Deezer | Google Podcasts | Spotify
Nenhum comentário:
Postar um comentário