O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 5 de março de 2021

FUNAG lança livro sobre o Banco de Compensações Internacionais (BIS) - Davi Augusto Oliveira Pinto

 FUNAG lança livro sobre o Banco de Compensações Internacionais (BIS)

 

TeseBIS 1

 

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) publica, em sua biblioteca digital, a obra A diplomacia dos bancos centrais: renovação versus anacronismo no Banco de Compensações Internacionais (BIS), do diplomata Davi Augusto Oliveira Pinto.

O BIS, “o banco central dos bancos centrais”, criado em 1930, é a mais antiga e uma das mais importantes instituições financeiras internacionais, porém ainda é pouco conhecido fora desse nicho. A partir de perspectiva diplomática, o autor examina desde a criação e a evolução do BIS até o seu relacionamento com o Brasil, passando por considerações sobre o seu funcionamento, seu alcance geográfico, suas estruturas de governança e seu papel no estabelecimento de padrões globais de regulamentação financeira, relatando os esforços do organismo em para permanecer relevante face a constantes mudanças desde a sua criação.

A obra, originalmente apresentada no Curso de Altos Estudos do Instituto Rio Branco, está disponível para download gratuito.

Confira o vídeo da entrevista com o Conselheiro Davi Augusto Oliveira Pinto sobre o seu livro no canal da FUNAG no YouTube.

Ouça também a entrevista nas principais plataformas de podcast:

Anchor | Apple Podcasts | Deezer | Google Podcasts | Spotify

Nenhum comentário: