O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

quarta-feira, 10 de março de 2021

Chamada para artigos: Revista do IHG-DF - Ronaldo Poletti, presidente; Paulo Roberto de Almeida, diretor de publicações

Chamada para artigos: Revista do IHG-DF 

 

O presidente do IHG-DF e o seu diretor de publicações convidam todos os membros do Instituto, assim como potenciais autores não membros a submeter artigos ou resenhas para a preparação de mais uma edição de sua Revista, preferencialmente voltados para a temática brasiliense ou a brasileira em geral. No ano da pandemia, reuniões e trabalhos acadêmicos foram em parte obstaculizados pelas circunstâncias do distanciamento social, inclusive o lançamento da obra Enciclopédia dos 60 anos de Brasília, de nosso confrade Adirson Vasconcelos, mas logrou-se publicar o número 10, que trouxe um artigo do atual vice-presidente Eugênio Giovenardi sobre os 60 anos da capital federal.

No novo número preservaremos a tradição do foco sobre Brasília, mas também já começamos a pensar no bicentenário da independência do Brasil, em 2022, evento que recordará que a ideia da mudança da capital já figurava na agenda política (e geopolítica) dos “pais fundadores” da nação, nomeadamente José Bonifácio, assim como do fundador da imprensa brasileira independente, Hipólito da Costa e o seu Correio Braziliense

Revista deve entrar num processo de modernização editorial, caminhando no sentido de sua edição digital – para ampliar seu alcance e diminuir os custos da impressão física de muitos exemplares –, o que não impedirá a confecção de edição física. Cabe seguir uma tendência já adotada por uma grande maioria de revistas científicas, assim como se cogita de preparar edições eletrônicas de números precedentes, como aliás já feito pela revista do IHGB, sólida no seu mais de um século e meio de existência. 

Aguardamos as colaborações no nosso e-mail: ihgdfederal@gmail.com.

Cordialmente, 

 

Ronaldo Poletti                               Paulo Roberto de Almeida 

presidente                                           diretor de publicações



Nenhum comentário: