O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 9 de março de 2021

Dois trabalhos recentemente publicados: José Guilherme Merquior e Roberto Campos - Paulo Roberto de Almeida

 Meus trabalhos mais recentes publicados, dois capítulos de livros coletivos: 


 1383. “José Guilherme Merquior: o esgrimista liberal”, In: José Guilherme Merquior, Foucault, ou o niilismo de cátedra (nova edição: São Paulo: É Realizações, 2021, 440 p.; ISBN; 978-65-86217-22-3; tradução de Donaldson M. Garshagen; posfácio; p. 251-320). Relação de Originais n. 3577, 3849. 


O livro tem o texto completo desta obra publicada originalmente em inglês, apenas com o título Foucault – numa coleção inglesa dedicada a filósofos – que depois recebeu, sob sugestão de um acadêmico francês, o subtítulo, usado primeiramente na primeira edição brasileira. Tem prefácio de Andrea Almeida Campos, um posfácio explicativo do editor da coleção Merquior na É Realizações, o professor João Cezar de Castro Rocha, o meu posfácio (que é uma apresentação-analítica da obra sociológica de Merquior, à exclusão, portanto, de suas obras de crítica literária), e diversos materiais adicionais, entre eles uma entrevista pioneira com Foucault feita por Sergio Paulo Rouanet e pelo próprio Merquior.


 (...) 


1385. Roberto Campos e a utopia constitucional brasileira”, In: Gilmar Ferreira Mendes e Ives Gandra da Silva Martins (coords.): Roberto Campos:
 diplomata, economista e político – o constituinte profeta
 (São Paulo: Almedina, 2021, 391 p.; ISBN: 978-65-5627-192-7; p. 81-122). Relação de Originais n. 3306.


A obra foi feita tanto para comemorar os 30 anos da Constituição de 1988, quanto os 20 anos da morte de Roberto Campos, em 2001.

Os trabalhos mais alentados são os de Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy – sobre "O profeta da catástrofe institucional e dos desacertos econômicos da Constituição de 1988" –, de Gastão Alves de Toledo – sobre "Roberto Campos na Constituinte de 1987" – e de Lenio Luiz Streck – sobre "Roberto Campos e a 'Democratice'.

O livro contém 65 artigos de Roberto Campos, publicados originalmente entre 1987 e 1996.

 



Nenhum comentário: