O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 12 de março de 2021

Crônicas tragicômicas de um diplomata resistente - Ereto da Brocha (edição Afipea)

A Associação dos Funcionários do IPEA – algo como o equivalente da ADB Sindical, mas muito mais independente e ativa – resolveu editar, no quadro de seu trabalho contra assédio moral no serviço público em geral e no Ipea em especial, as crônicas do nosso Batman do Itamaraty. Não apenas isso, publicaram minhas notas a cada uma das crônicas (com exceção das últimas, pois eu andava de mudanças e não tive tempo de me debruçar sobre a safra mais recente de crônicas recebidas), e também minhas notas introdutórias e final. Mas até do que isso, transcreveram meu Manifesto Globalista, um texto concebido no formato, estilo e linguagem do mais famoso manifesto da história, o de 1848 (que não sei se o EA já leu, mas deveria), e que foi escrito justamente para irritar os idiotas dos antiglobalistas. Ele pode ser lido no blog Diplomatizzando (link: https://diplomatizzando.blogspot.com/2020/03/manifesto-globalista-2020-paulo-roberto.html).

Agradeço a José Celso Cardoso Jr., pesquisador do Ipea e presidente da Afipea, a gentileza e o cuidado tomados na preparação, edição e divulgação destas crônicas. Estou, na verdade, agradecendo em nome do meu colega misterioso, que não pode fazê-lo diretamente, por razões compreensíveis. Imaginem se o Gabinete do Ódio envia um pelotão dos seus camisas pardas em preparação, ou algum idiota daqueles 300 que não chegavam a 30: com esses bárbaros não se brinca.

PS.: Não me considero um "escritor", apenas um escrevinhador...

Paulo Roberto de Almeida


CRÔNICAS TRAGICÔMICAS DE UM DIPLOMATA

RESISTENTE

Ninguém sabe quem é. Mas a partir de 2020 o nome “Ereto da Brocha” passou a circular nos corredores do Itamaraty. Com humor e ironias, o diplomata anônimo traz um contraponto à atual gestão da política externa brasileira. Quarenta textos estão agora reunidos na coletânea Crônicas tragicômicas de um diplomata resistente.


(http://afipeasindical.org.br/content/uploads/2021/03/Pilulas_de_Bom_Senso_Caderno_06.pdf)


É mais que humor. As crônicas do autor misterioso não se preocupam em fulanizar ou

personalizar as críticas, e sim problematizar os riscos institucionais para o Itamaraty, e, em última instância, para o Brasil. É um verdadeiro registro histórico, o que justificou sua sistematização.

A Afipea contou com a colaboração de Paulo Roberto de Almeida, diplomata e escritor. Na avaliação do servidor público, os textos foram redigidos “certamente” por um diplomata experiente, possivelmente já aposentado. “Dependo de colegas que recebem e me repassam o material, que não sei exatamente como circulam. O fato é que essas crônicas são lidas com indizível prazer pela nossa corporação de ofício, que assim pode desfrutar (ainda que clandestinamente) do sarcasmo que são a sua marca irrecusável”, explica Paulo Roberto de Almeida.





A publicação das Crônicas tragicômicas de um diplomata resistente faz parte da série Pílulas de Bom Senso: use sem moderação (http://afipeasindical.org.br/pilulas-de-bomsenso/).





Nenhum comentário: