O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 22 de julho de 2022

A busca obsessiva de uma Ordem Mundial Alternativa - Paulo Roberto de Almeida

A busca obsessiva de uma Ordem Mundial Alternativa

Quando Amorim diz que não se pode continuar com a mesma ordem mundial de 70 anos atrás — entrevista a Roberto D’Avila, na GloboNews, em 21/07/2022 —, supõe-se que ele já tenha pensado em alguma proposta alternativa. 

Se for a proposta da dupla China e Rússia, ou por meio do Brics (que a China tem a intenção de transformar em uma organização que possa competir com o G7 e a OCDE), Amorim precisaria provar que, se por acaso implantada de forma concorrencial, ela será melhor  qualitativamente do que a de Bretton Woods (1944), baseada no multilateralismo irrestrito, em regimes políticos que são democracias de mercado, e na defesa de amplas liberdades e na promoção dos Direitos Humanos!

Alguém acredita nisso?

Meu quilombo de resistência intelectual, o blog Diplomatizzando, aguarda o detalhamento da nova política externa do lulopetismo diplomático versão 3.0 (a 2.0 foi um desastre, a primeira também).

Antes eram os altermundialistas ou antiglobalizadores de esquerda. Sumiram? Depois os idiotas antiglobalistas de direita: ridículos! Logo mais, voltam os alternativos de esquerda. Quanto besteirol suportaremos? Loucuras recorrentes de um extremo a outro?

Paulo Roberto de Almeida

Nenhum comentário: