O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 17 de julho de 2022

Diplomata Sergio Florêncio lança na TVIAB livro de memórias focado na revolução iraniana

 Muito boa iniciativa a do Instituto dos Advogados Brasileiros a de organizar uma sessão de apresentação ao livro de memórias do embaixador Sérgio Florêncio.

Diplomata Sergio Florêncio lança na TVIAB livro de memórias focado na revolução iraniana

Em cima, da esq. para a dir., Paulo Fernando Pinheiro Machado, Sergio Florêncio e Marcia Dinis; no meio, da esq. para a dir., Paulo Roberto de Almeida, Sandra Daher e Majid Abaeian; embaixo, Sydney SanchesEm cima, da esq. para a dir., Paulo Fernando Pinheiro Machado, Sergio Florêncio e Marcia Dinis; no meio, da esq. para a dir., Paulo Roberto de Almeida, Sandra Daher e Majid Abaeian; embaixo, Sydney Sanches

O diplomata Sergio de Abreu e Lima Florêncio lançou nesta sexta-feira (15/7), em evento do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), seu livro Diplomacia, revolução e afetos, onde ele narra suas experiências pessoais e profissionais no Rio de Janeiro dos anos 50 e em outros sete países onde serviu como diplomata. O evento foi aberto pelo presidente nacional do IAB, Sydney Sanches, que afirmou: “Além de ser um registro da trajetória de vida do autor, este livro é um registro de uma parte da história do País”.

Também participaram do lançamento a antropóloga Sandra Daher e os diplomatas Paulo Roberto de Almeida, Majid Abaeian e Paulo Fernando Pinheiro Machado. O lançamento faz parte do projeto Saindo do Prelo, idealizado pela diretora de Biblioteca do IAB, Marcia Dinis, que mediou o debate. “O livro é um relato emocionante, original e único da história da diplomacia brasileira”, afirmou ela. Sobre os participantes, Marcia Dinis disse: “Temos aqui reunida a nata da nossa chancelaria crítica, que consegue, com muito trabalho e com muitos estudos, nos trazer informações a respeito do até então misterioso Itamaraty”.

Ao apresentar sua obra, Sergio Florêncio explicou: “O motivo central deste livro foi o Irã, porque lá vivemos quatro anos, lá nasceu nosso terceiro filho e lá vivenciamos a última grande revolução do século XX, que foi a revolução iraniana de 1979, que teve consequências muito grandes, não só na região, mas em todo o contexto geopolítico mundial”. Além dos fatos que envolveram sua carreira diplomática, o autor também narra histórias prosaicas, como a da contratação de um cozinheiro afegão e guerrilheiro, que “não cozinhava bem, mas tinha histórias fantásticas para contar”. 

Outro convidado a participar do debate foi o embaixador Paulo Roberto de Almeida, diretor de publicações do Instituto Histórico e Geográfico do DF (IHG-DF) e um dos personagens da obra. Autor do blog Diplomatizzando, ele descreveu o livro como “absolutamente inédito e original, porque combina a trajetória pessoal, familiar, acadêmica, intelectual e diplomática do autor, mas com um sentimento que nos remete tanto à Vila Isabel dos anos 50 quanto à vida de diplomata, com seu lado agradável e seus dissabores”.

Sandra Daher, que também é poeta e amiga do autor, descreveu assim a obra de Sergio Florêncio: “Um livro de um cavaleiro nada errante, que saiu pelo mundo a colher novas histórias, além daquelas já colecionadas por aqui. É um livro de um autor com olhar agudo e amplo da diplomacia”. Outro amigo que também é retratado no livro, o iraniano Majid Abaeian, que morou no Brasil e trabalhou com Sergio Florêncio no Irã, testemunhou: “Sergio fez muito mais do que a parte burocrática do seu trabalho como diplomata. Ele foi um exemplo perfeito da cultura rica do Brasil, da qual ele tanto se orgulha”. 

O último a falar foi Paulo Fernando Pinheiro Machado, diplomata e vice-presidente da Comissão de Direito Internacional do IAB. Ele lembrou que o Instituto também é chamado de Casa de Montezuma, que, nas suas palavras, “foi um dos grandes estadistas brasileiros, que acreditava no nosso País”. Sobre Diplomacia, revolução e afetos, ele afirmou: “Este livro mostra o olhar brasileiro sobre o mundo. E também representa um sucesso profissional absoluto”. O lançamento foi transmitido pelo canal TVIAB no YouTube, onde pode ser assistido.

Nenhum comentário: