O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Historia Social do Brasil Moderno, Francisco Vidal Luna, Herbert S. Klein (Academia.edu)

Historia Social do Brasil Moderno

2021, Francisco Vidal Luna e Herbert S. Klein Historia Social do Brasil Moderno (São Paulo: Imprensa Oficial of São Paulo, 2021)
249 Pages
O Brasil de 1950 era bem diferente do que é hoje. No período que corresponde ao tempo de vida de uma pessoa, o Brasil se transformou de uma economia tradicional subdesenvolvida, dominada pela vida rural com estrutura demográfica pré-moderna, em uma sociedade urbana moderna. Em 1950, apenas um terço do país era urbanizado e quase três quartos da força de trabalho estava envolvida em uma agricultura que atendia apenas parcialmente às necessidades alimentares da nação. Hoje o Brasil é uma sociedade mais de 80% urbana, e apenas a décima parte da sua força de trabalho atua na agricultura. Tornou-se uma sociedade mais complexa, com uma grande classe média e uma classe trabalhadora organizada e incorporada a um sistema moderno de bem-estar social. Na segunda década do século xxi, todas as crianças frequentam o ensino fundamental, as mulheres têm maior nível de escolaridade que os homens, e as taxas de natalidade e mortalidade, além da expectativa de vida, se aproximam dos padrões do primeiro mundo. A questão que se coloca nesta obra é como ocorreu essa mudança radical.

Sumário: 

 

Prefácio          17

Brasil em meados do século XX   21

2 Evolução política e econômica do Brasil   57

3 Mudanças demográficas      91

4 Mulheres, família e trabalho           137

5 O Estado de bem-estar social e os programas de transferência de renda  187

6 Vida urbana nos séculos XX e XXI           233

7 Estratificação e mobilidade social  295

8 Raça e estratificação social 345

9 Organizações da sociedade civil    391

Conclusão       451

Posfácio          459

Bibliografia     465


Nenhum comentário: