O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 23 de julho de 2022

A conivência com os crimes na Ucrânia ofende a dignidade da diplomacia brasileira - Paulo Roberto de Almeida

 Duas noticias quase anódinas em meio à continuidade dos massacres contra o povo e o Estado da Ucrânia:

1) Guerre en Ukraine, en direct : des missiles russes tirés sur le port d’Odessa, lieu crucial pour l’accord sur l’exportation des céréales.

La Russie a bombardé le port d’Odessa samedi, a déclaré l’armée ukrainienne, au lendemain de la signature d’un accord entre Moscou et Kiev censé permettre la réouverture des ports ukrainiens de la mer Noire pour la reprise des exportations de céréales.

2) Chanceler informal de Bolsonaro recebe emissário de Putin no Planalto

O assunto da conversa, segundo uma fonte do governo, foram os negócios envolvendo a compra de fertilizantes e de diesel da Rússia.

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/coluna/radar/chanceler-informal-de-bolsonaro-recebe-emissario-de-putin-no-planalto/

Agora comento (PRA):

Quem poderia prever que, a despeito de um acordo patrocinado pela ONU e pela Turquia, Putin e Lavrov seriam sórdidos o suficiente para ordenar o bombardeio com mísseis em Odessa, de maneira a impedir a exportação de grãos da Ucrânia, não é mesmo? Quem poderia inaginar tamanha calhordice, digna de mafiosos da mais baixa estatura?

A Rússia de Putin continua a bombardear instalações civis indiscriminadamente, com o único objetivo de aterrorisar a população e destruir o país. 

Como o Brasil do Bozo consegue fazer negócios com um monstro assassino e violador das regras mais elementares do Direito Internacional?

Onde foi que jogamos no lixo qualquer resquício de dignidade e de princípios éticos na expressão de nossa diplomacia?

Como foi que conseguimos descer tão baixo na escala da moralidade humana?

Por que a diplomacia profissional permite que o Brasil seja conivente com um criminoso de guerra reiterado como Putin?

Por que temos de merecer essa vergonha e a suprema indignidade de nos aliarmos a um déspota cruel que manda disparar contra civis inocentes?

Como foi que perdemos qualquer senso de respeito pelo Direito Internacional ao ponto de continuarmos mantendo relações e promovendo negócios com violadores da Carta da ONU e perpetradores de crimes bárbaros?

Como o mundo chegou ao cúmulo da barbárie de permitir a continuidade da matança indiscriminada?

Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 23/07/2022

Nenhum comentário: