O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 8 de julho de 2022

Minha postura inteiramente pessoal, mas não subjetiva, sobre o maior problema da atualidade - Paulo Roberto de Almeida

 Minha postura inteiramente pessoal, mas não subjetiva, sobre o maior problema da atualidade

Paulo Roberto de Almeida

Países do Brics se declararam “neutros” na guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia, ou ignoraram de forma vil essa violação flagrante da Carta da ONU, assim como das normas mais elementares do Direito Internacional, ademais de ser uma enorme indignidade em vista dos crimes de guerra, contra a paz e, possivelmente, de crimes contra a humanidade já registrados. 

Mas como argumentou Rui Barbosa em 1916, não se pode ser neutro entre a Justiça e o crime, no seu famoso discurso conhecido como “Os Deveres dos Neutros” (publicado pela Fundação Casa de Rui Barbosa, sob o título de “Conceitos Modernos do Direito Internacional”). 

Imparcialidade não admite qualquer neutralidade neste caso, mas sim a defesa intransigente do Direito!

As declarações ministerial e de cúpula do Brics ignoraram COMPLETAMENTE o fato mais relevante da atualidade, que é justamente a guerra e seus efeitos sobre a paz e a segurança internacionais, e sobretudo sobre a crise e a recessão globais, a inflação e a ameaça de fome em vastas regiões do planeta.

A História não os absolverá, definitivamente.

Pela acusação:

Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 8 de julho de 2022

Nenhum comentário: