O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Did the Far Right Breed a New Variety of Foreign Policy? The Case of Bolsonaro's “More-Bark-Than-Bite” Brazil - Dawisson Belém Lopes, Thales Carvalho, Vinicius Santos (Global Studies Quarterly)

 Recebido de Dawisson Lopes, um dos autores:

Car@s colegas,

Neste novo artigo, que acaba de ser publicado em Global Studies Quarterly, periódico da International Studies Association, fazemos balanço amplo da gestão internacional de Jair Bolsonaro. O paper cobre intervalo que vai da campanha pré-presidencial de Bolsonaro, em meados de 2016, até os seus últimos dias no Palácio do Planalto, em dezembro de 2022. Para desenvolvimento do argumento, os autores mobilizaram um modelo baseado na Análise de Políticas Públicas. 

Os autores investigaram a política externa de Jair Bolsonaro sob duplo ângulo: (a) o processo em si; e (b) os seus resultados. Para tanto, farta carga de estatísticas descritivas foi disponibilizada. Também foram realizadas entrevistas com atores-chave da República no período. Os achados do artigo sugerem que a política externa de Bolsonaro foi fenômeno moral e retórico, mas com baixa repercussão nas rotinas empíricas da ação internacional do Brasil; foi intensa, mas superficial e inócua. Ou, como no título do paper, um "cão que ladra e não morde".

Por ora, o acesso ao artigo está liberado no site da revista. Recomendo aos interessados, portanto, que já baixem o PDF e evitem, assim, uma possível cobrança, no futuro. Agradeço, ainda, se puderem divulgá-lo amplamente em suas redes acadêmicas.
https://academic.oup.com/isagsq/article/2/4/ksac078/6960505

JOURNAL ARTICLE

Did the Far Right Breed a New Variety of Foreign Policy? The Case of Bolsonaro's “More-Bark-Than-Bite” Brazil 

Global Studies Quarterly, Volume 2, Issue 4, October 2022, ksac078, https://doi.org/10.1093/isagsq/ksac078
Published:
 
24 December 2022

Nenhum comentário: