O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Maiores riscos de 2023: o tirano de Moscou e o imperador em Beijing - Eurasia

 

Putin e Xi são os maiores riscos de 2023, diz Eurasia; veja lista

Entre outros riscos apontados pelo relatório, estão: armas de destruição em massa, inflação, Irã e mais

 

Quais são os maiores riscos de 2023, segundo a Eurasia

Marina Toledoda CNN

em São Paulo, 04/01/2023 

 

A Eurasia colocou a Rússia, de Vladimir Putin, e Xi Jinping, da China, como os maiores riscos de 2023, conforme relatório divulgado na terça-feira (3).

Anualmente, o grupo reúne previsões sobre os riscos políticos com maior probabilidade de ocorrer ao longo do ano. A Eurasia é a uma das maiores consultorias de risco do mundo.

Segundo o relatório, “uma Rússia humilhada deixará de ser um jogador global para se tornar o estado desonesto mais perigoso do mundo, representando uma séria ameaça à segurança da Europa, dos Estados Unidos e além”. 

A eurasia avalia que Putin tem pouco a perder com uma nova escalada contra o Ocidente e a Ucrânia, inflingindo ainda mais sofrimento ao povo ucraniano.

Outro grande risco será Xi Jinping, que o grupo aponta ter o maior controle de poder desde Mao Tsé-Tung – fundador da República Popular da China.

“Xi está praticamente sem restrições em sua capacidade de seguir sua agenda política estatista e nacionalista. Com poucos freios e contrapesos sobrando para constrangê-lo e sem vozes dissidentes para desafiar seus pontos de vista, a capacidade de Xi de cometer grandes erros também é incomparável”, diz o relatório.

A eurásia coloca o poder político na China como um desafio global e superestimado “dada a realidade sem precedentes de uma ditadura capitalista de estado tendo um papel tão desproporcional na economia global”.

 

Em terceiro lugar, o relatório coloca as armas de disrupção em massa.

Os avanços tecnológicos resultantes em inteligência artificial irão corroer a confiança social, capacitar demagogos e autoritários e interromper negócios e mercados. Este ano será um ponto de inflexão para o papel da tecnologia disruptiva na sociedade”, aponta.

Para a eurasia, esses avanços terão efeitos políticos e econômicos.

Entre outros riscos apontados pelo relatório, estão: inflaçãoIrã, boom do Tik Tok e mais. Veja a lista completa abaixo.

 

Maiores riscos globais de 2023, segundo a Eurasia

1.              Rússia

2.              Xi Jingping

3.              Armas de disrupção em massa

4.              Ondas de choque de inflação

5.              Irã

6.              Crise energética

7.              Paralisação do desenvolvimento global

8.              Divisão política nos Estados Unidos

9.              Boom do Tik Tok

10.           Escassez de água


Nenhum comentário: