O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Ucrânia solicita veiculos blindados ao Brasil, em setembro; sem resposta até agora

 Eis o teor do pedido, feito em SETEMBRO DE 2022, e que permaneceu completamente sem resposta até hoje, 9 de janeiro de 2023:

Assunto: Veículo Blindado de Transporte de Tropas 6x6 Guarani

Excelentíssimo Senhor Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, a Ucrânia é uma nação soberana que possui no Brasil sua terceira maior comunidade na Diáspora. Possuímos profundos laços históricos e culturais com o povo brasileiro.

Desde 24 de fevereiro de 2022 estamos nos defendendo de uma guerra de agressão perpetuada pela Federação Russa, que visa destruir a Ucrânia como nação soberana e anexar regiões inteiras ao território russo. A agressão russa contra a Ucrânia é uma clara violação das leis internacionais e da Carta das Nações Unidas, da qual o Brasil é signatário.

Considerando o acima exposto, o Ministério da Defesa da Ucrânia vem através deste solicitar a aquisição de um lote de 100 até 1500 unidades do Veículo Blindado de Transporte de Tropas 6x6 Guarani, de produção nacional.

Os veículos serão pagos com fundos específicos destinados ao esforço de guerra e seriam utilizados pelas nossas forças de segurança em tarefas de transporte assegurando a proteção da população civil ucraniana sob ataque ilegal e indiscriminado de uma potência estrangeira.

Certo de sua compreensão, e aguardando uma resposta positiva do Ministério da Defesa da República Federativa do Brasil, agradeço e me coloco a disposição para outras informações necessárias.

O Brasil de Lula deve manter a vergonhosa política do Brasil de Bolsonaro, e ignorar completamente o Direito Internacional ao apoiar objetivamente aguerra de agressão de uma grande potência contra um país amigo do Brasil. 

Nenhum comentário: