quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Ainda não perdemos a mania de perder qualquer oportunidade de perder oportunidades - Paulo Roberto de Almeida

Ainda não perdemos a mania de perder qualquer oportunidade de perder oportunidades

Paulo Roberto de Almeida


Resposta a um comentarista que pretendeu ver em minha postura alguma conivência com o estado presente deste país surrealista situado a centro-leste da América do Sul:

“Existem fracassos e tragédias. Bozo era uma tragédia para a democracia brasileira. E existem fracassos da inteligência, como esse que agora volta. Não sou responsável por uma ou por outro: sempre lutei contra a estupidez e contra o autoritarismo populista. O Brasil enveredou por impasses. Pena!”

Só permito-me acrescentar que não me sinto culpado por qualquer descaminho nas encruzilhadas abertas à trajetória do Brasil. Nos momentos decisivos da História tomamos, coletivamente, ou pela ação de elites medíocres, a trilha errada. 

Posso provar que sempre lutei por outras vias. Por isso mesmo convido esse comentarista a visitar meu livro mais recente: “Construtores da Nação: projetos para o Brasil, de Cairu a Merquior” (LVM, 2022).

O Brasil ainda tem um longo caminho pela frente. Persistirei neste meu quilombo de resistência intelectual!


Brasília, 21/09/2023


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.