domingo, 17 de março de 2024

Desafios internos e externos ao Brasil e ao mundo - Paulo Roberto de Almeida

Desafios internos e externos ao Brasil e ao mundo

Paulo Roberto de Almeida

Existe hoje um claro desafio das grandes autocracias ao sistema democrático de liberdades econômicas e políticas criado desde 1945. Ele está na base dos atuais conflitos no mundo. De que lado está se posicionando o presente governo brasileiro? Esta é a questão diplomática mais relevante.

A pretensão de Lula de liderar um diáfano “Sul Global”, manipulado pelos interesses nacionais da China, coloca o Brasil do lado das autocracias que estão destruindo a governança mundial. Isso retira autonomia e neutralidade à política externa e nos torna caudatários de ditaduras.

Internamente, o regime democrático enfrenta dois desafios: o autoritarismo da extrema-direita e o sectarismo da esquerda no poder, ambos nefastos ao funcionamento das instituições de Estado. Essa polarização nos afasta de uma democracia saudável, criando tensões desnecessárias.

Paulo Roberto de Almeida 

Brasilia, 17 de março de 2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.