Seminário sobre direitos humanos com entrada gratuita no próximo dia 06 terá a participação de palestrante internacional e convidados
Dmytro Lubinets, Comissário para os Direitos Humanos do Parlamento Ucraniano, falará sobre o sequestro de crianças pelas forças russas e da atuação da força-tarefa de resgate Bring Kids Back UA. Mesa redonda com mediação do jornalista Clébio Cavagnolle contará com a presença das advogadas Adriana Mangabeira e Márcia Tranquillini e do especialista em relações internacionais Ricardo Seitenfus
Brasília, 30 de outubro de 2024 – O seminário internacional “Direitos Humanos de Crianças e Jovens em Situação de Guerra”, evento com entrada gratuita que acontece no próximo dia -6 de novembro a partir das 08h30 na Casa Thomas Jefferson, Unidade Asa Sul, contará com a palestra de Dmytro Lubinets, Comissário para os Direitos Humanos do Parlamento Ucraniano. Integrante da ação humanitária global Bring Kids Back UA (“Tragam as crianças de volta à Ucrânia”, em tradução livre), Lubinets trará ao público as informações mais recentes sobre o sequestro e deportação forçada de crianças pelas forças russas e sobre as ações de resgate. A entrada é gratuita e haverá emissão de certificado.
Com mediação do jornalista Clébio Cavagnolle, a apresentação será seguida por mesa redonda com convidados. Já estão confirmadas as presenças da advogada e ativista social Adriana Mangabeira, da advogada e vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude da OAB/DF, Márcia Tranquillini, e do especialista em relações internacionais Ricardo Seitenfus, autor de mais de 40 livros e que foi representante da Organização dos Estados Americanos (OEA) no Haiti e na Nicarágua.
De acordo com dados de organismos humanitários internacionais e observadores independentes, quase 20 mil crianças ucranianas já foram sequestradas e deportadas à força para a Rússia durante as sucessivas invasões do território ucraniano nos últimos anos. Uma vez levadas ilegalmente para território russo, passam por nova violência ao terem sua identidade e cultura descaracterizadas. Muitas delas possuem familiares na Ucrânia, mas assim mesmo são colocadas para adoção.
O seminário “Direitos Humanos de Crianças e Jovens em Situação de Guerra” integra uma série de ações promovidas pela Bring Kids Back UA no Brasil para dar visibilidade à causa e ajudar a trazer as crianças de volta às suas famílias. Além de intervenções artísticas em São Paulo e em Brasília, uma petição global está disponível no link https://bit.ly/seminarioBSB e pode ser assinada por todos que desejam apoiar a ação humanitária.
Biografia dos participantes do Seminário Internacional “Direitos Humanos de Crianças e Jovens em Situação de Guerra”
Palestrante Dmytro Lubinets
Advogado e doutor em Filosofia, desde 2022 é Comissário para os Direitos Humanos do Parlamento Ucraniano. Em 2019, foi eleito deputado do Conselho Supremo da Ucrânia (poder legislativo unicameral da Ucrânia), onde foi eleito também para o cargo de presidente do Comitê de Direitos Humanos, Desocupação e Reintegração de Territórios Temporariamente Ocupados nas regiões de Donetsk, Luhansk e na República Autônoma da Crimeia, a Cidade de Sebastopol, Minorias Nacionais e Relações Interétnicas. Em 2014, já havia sido eleito Membro do Parlamento Ucraniano pelo 60º distrito e assumiu o cargo de Secretário do Comitê de Regulamentação e Organização do Trabalho. É Membro da Delegação Permanente do Conselho Supremo da Ucrânia na Assembleia Parlamentar da União Europeia (PA EURONEST). Dmytro apoia as ações internacionais da força-tarefa Bring Kids Back UA desde sua criação em 2023.
Integrantes confirmados da mesa redonda:
Adriana Mangabeira
Advogada tributarista com quase 30 anos de atuação, Adriana Mangabeira é triatleta e ativista social. Formada em Direito pela Universidade Federal de Alagoas, é uma das empresárias mais bem-sucedidas do Brasil, com suas empresas sediadas tanto no país quanto no exterior. Os trabalhos de Adriana são ligados às causas sociais, sobretudo as que defendem crianças, adolescentes e mulheres em situação de risco. Sua relação com esportes e causas sociais está diretamente ligada à trajetória familiar, e nasceu para Adriana Mangabeira como uma forma de manter vivo os ensinamentos de seus familiares. Jamais desistir é seu lema, e auxiliar na proteção de crianças, adolescentes e mulheres que estejam em situação de risco é seu propósito.
Marcia Tranquillini
Advogada e Pós-Graduada em Direito Civil e Processo Civil, ocupou o cargo de Secretária-Geral da Comissão de Defesa dos direitos da Criança, Adolescente e Juventude da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção DF (OAB/DF) e atualmente é vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude da OAB/DF e assessora jurídica da Procuradoria do Distrito Federal.
Ricardo Seitenfus
Ricardo Seitenfus é Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Genebra, com Pós-Doutorado no Centre d’Études en Droit International (CEDIN), Panthéon-Sorbonne, em Paris. Professor aposentado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Ricardo Seitenfus é um dos maiores especialistas mundiais em Relações Internacionais. Autor de mais de 40 livros, foi representante da Organização dos Estados Americanos (OEA) no Haiti e na Nicarágua. Durante todo seu período de atuação internacional, Ricardo Seitenfus acompanhou de perto a situação dramática de crianças e adolescentes em regiões de conflito, transformando a defesa das vítimas em uma das suas bandeiras de atuação.
Apresentação do evento e mediação do debate:
Clébio Cavagnolle
Jornalista e radialista há quase 20 anos, atuou em todas as mídias, incluindo a imprensa, como o Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde. Foi apresentador da Record News e há sete anos atua na cobertura do Poder Judiciário, principalmente no Supremo Tribunal Federal e cortes superiores.
Serviço - Seminário Internacional “Direitos Humanos de Crianças e Jovens em Situação de Guerra”
Quando: 6 de novembro de 2024, a partir das 8h30.
Onde: Auditório da Casa Thomas Jefferson (unidade Asa Sul)
Inscrições gratuitas devem ser realizadas pelo link bit.ly/seminarioBSB
Observações: Haverá serviço de tradução simultânea inglês/português e o local conta com estacionamento fácil gratuito, além de recursos de acessibilidade. As vagas são limitadas à capacidade do auditório. Haverá a emissão de certificado aos participantes.
Serviço – assinatura da petição
Para assinar a petição, acesse https://bit.ly/resgateascrianças
Sobre a Bring Kids Back UA
A Bring Kids Back UA é uma força-tarefa criada para tentar trazer as crianças sequestradas pela Rússia e deportadas à força durante as sucessivas invasões à Ucrânia de volta para suas famílias. Ela une os esforços do governo ucraniano, países parceiros e organizações humanitárias internacionais. É viabilizada pelo Partnership Fund for a Resilient Ukraine (PFRU), um fundo global com múltiplos países doadores, incluindo Canadá, Estônia, Finlândia, Holanda, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos. Até o momento, cerca de 388 crianças foram resgatadas com sucesso. Assine a petição global e siga os perfis da força tarefa nas redes sociais e compartilhe a #resgateascrianças . Acesse www.resgateascriancas.com.br
https://www.instagram.com/resgateascriancas/
https://www.facebook.com/resgateascriancas/
Informações para a imprensa:
Eliane Rocha
imprensaBSB@fundamento.com.br
+55 61 99987-0916
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.