O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Mais Medicos, Mais Cubanos, Menos Itamaraty, Menos Transparencia - Veja

Por conhecimento próprio, posso dizer que não foi exatamente o que diz o título. Ou seja, os diálogos são reais, e aconteceram exatamente assim mesmo. A intenção era essa, do princípio ao fim. Apenas que para dar uma aparência de universalidade ao envio de dinheiro para a ditadura cubana, era preciso fazer de conta de que se tratava de um programa aberto.
O Itamaraty foi chamado a colaborar. E colaborou, como bom colaboracionista que é. Integralmente. Sem levar sequer comissão nas transações, como é de seu feitio correto e a favor do bom cumprimento do dever...
Paulo Roberto de Almeida


Mais Médicos: a ordem era ignorar o Itamaraty

Áudio de reunião no Ministério da Saúde revela que a diplomacia oficial era excluída das decisões sobre a contratação de médicos cubanos

Por: Leonardo Coutinho
Veja, 

Marco Aurélio Garcia
Marco Aurélio Garcia, o chanceler de fato da diplomacia no governo petista(Rolando Pujol/EFE/VEJA)


O áudio de uma reunião realizada no dia 13 de julho de 2013 nas dependências do Ministério da Saúde revela os bastidores das negociações entre Brasil e Cuba que deram origem ao programa Mais Médicos. A gravação completa, de 44 minutos e 59 segundos, que foi obtida pelo Jornal da Band, diz muito sobre as práticas do governo da presidente Dilma Rousseff. Além dos trechos já divulgados, como os que mostram os funcionários do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) discutindo como burlar a obrigação de submeter ao Congresso Nacional o acordo bilateral entre Cuba e Brasil, há outros, ainda inéditos, que revelam o desprezo do governo pelos ritos da diplomacia formal e o poder que Marco Aurélio Garcia, assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, angariou nessa área.
Em um trecho da conversa (reproduzido abaixo), a representante da Opas, Maria Alice Barbosa Fortunato - que foi indicada para a função pelo então ministro da Saúde Alexandre Padilha - sugere que o Ministério das Relações Exteriores seja ignorado na discussão do plano para acobertar o verdadeiro objetivo do convênio com a Opas: ocultar o fato de que a contratação de médicos cubanos era um acordo bilateral entre Brasil e Cuba. O então assessor jurídico do Ministério da Saúde, Jean Uema, afirma na gravação que o Itamaraty pode reclamar e pergunta se todos estão dispostos a ignorar a pasta. E, como prova de que o Itamaraty não teria poder para atrapalhar o acordo, Uema afirma que "o programa é da Dilma". O Mais Médicos foi um dos mais importantes elementos da campanha de reeleição da presidente, apesar de seu impacto no atendimento à população ter sido amplamente exagerado.
Os participantes aceitam a sugestão de Uema e tratam com desdém os servidores do Itamaraty. O então chanceler Antonio Patriota é chamado de "Cabelinho" por Kleiman e Maria Alice, que afirma não confiar no ministro para a realização da operação que eles desenhavam clandestinamente. Kleiman revela que Marco Aurélio Garcia tratou dos termos do acordo bilateral diretamente com os cubanos.
Eis os trechos da gravação. As frases precedidas de (?) indicam um participante da reunião cujo nome não foi possível identificar.
Alberto Kleiman - Você manda o texto antes, eles veem (Advocacia Geral da União)...
Maria Alice - Agora, sinceramente, eu não sei se a gente tinha que mandar para o MRE (Ministério das Relações Exteriores), não...
(?) - Manda depois...
Maria Alice - É, depois. Aquela mulher (do MRE) que foi para reunião na AGU, me poupe. Ela não sabia de nada.
(?) - O que vocês está dizendo, Jean, é que a rigor, a rigor, não passaria...
Jean Uema - Gente! Esse programa. O programa é da Dilma.
(?) - Tudo bem . É isso que eu quero entender. Vai passar.
Jean Uema - Vocês topam sem mostrar para eles (MRE)? Depois vai dar uma m... e ai eles vão falar. "Cadê? Porque não passou aqui?"
(?) - A regra é essa. Mas é a mesma coisa que a gente fez com o edital e a portaria...
Jean Uema - Isso...
Alberto Kleiman - Arnaldo Coelho: "A regra é clara".
(Risos)
(?) - Não passaria. Fora este caso.
Alberto Kleiman - Eu passaria por último. Por que ali está vazando mais que o Wikileaks. Eu ia mandar um e-mail. Um emailzinho para nosso amigo Cabelinho (o então ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota)
Maria Alice - Ah! Tu também chama ele de Cabelinho?
(Risos)
Maria Alice - Eu não confio no Cabelinho, não...
Alberto Kleiman - A gente está dialogando com as coisas de Cuba sem ter nenhuma decisão tomada em alto nível. Era coisa de 300 (médicos). Depois 1.000 por mês. Aliás, essa dos 1.000 por mês já mudou para 1.000 e pouco. Estão falando em 4.000 até o final do ano.
Maria Alice - Sempre foi.
Alberto Kleiman - Não. Na semana passada, eu saí aqui da reunião para falar para o Marco Aurélio (Garcia) que eram 300 agora e 1.000 em outubro. Outubro, novembro e dezembro. Era 1.000 cada mês.
(?) - O Marco Aurélio falou com o embaixador?
Alberto Kleiman - Falou hoje. A gente estava lá. Falou com o embaixador de Cuba.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Tesoureiro petralha: mas ele roubava para o partido, certo? E agora TSE?

Pois é: o homem era o achacador oficial do partido. O TSE não vai fazer nada?
Paulo Roberto de Almeida 
A liderança petista acha que o afastamento do tesoureiro contribui para aplacar o desgaste político da operação Lava-Jato. Quá-quá-quá:


Denunciado por corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, irá se licenciar do partido, segundo informou nesta quarta-feira a coluna do GLOBO “Panorama Político”, de Ilimar Franco.

De acordo com a coluna, Vaccari vai alegar que precisa se concentrar na sua defesa depois que virou réu. Deputados que integram a coordenação da bancada do PT na Câmara já tinham defendido, há uma semana, em reunião com o presidente do partido, Rui Falcão, o afastamento do tesoureiro para tentar aplacar o desgaste político decorrente da Operação Lava-Jato.

Embora muitos petistas sejam contra a medida, ela evitaria um desgaste na reunião do Diretório Nacional do PT, na próxima segunda-feira. O comando petista espera que, sem Vaccari no cargo, haverá uma redução e da pressão política contra a presidente Dilma.

A Justiça Federal aceitou na última segunda-feira a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra Vaccari e o ex-diretor de Serviços e Engenharia da Petrobras, Renato Duque, além de outras 25 pessoas. O tesoureiro, segundo o MPF e o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, teria recebido propina do clube de empreiteiras que se organizou para ganhar licitações da Petrobras por meio de acordos criminosos. Ainda segundo a acusação, Vaccari teria sido responsável pela negociação de doações oficiais de campanha para o PT oriundas de pagamento de propina.

DENÚNCIA: VACCARI ‘COMANDAVA’ AÇÕES

Em depoimento à Força-Tarefa da Lava-Jato, o vice-presidente da Camargo Corrêa, Eduardo Leite, disse que Vaccari exigiu uma doação de mais de R$ 10 milhões ao PT a título de propinas atrasadas da Diretoria de Serviços. Leite fechou um acordo de delação premiada com MPF.

"Não apenas o conhecia (o esquema de corrupção), mas o comandava, direta ou indiretamente", disse a denúncia do MPF.

Em 2010, Vaccari teria procurado Leite para acertar "as contas" da Camargo Corrêa. A empresa estaria devendo parte do pagamento de propina acertado com o ex-gerente de Serviços da Petrobras Pedro Barusco e o ex-diretor de Serviços da estatal Renato Duque. 

O trecho está na denúncia apresentada contra Vaccari, Duque e outras 25 pessoas.

"Dentro desse contexto relatado e com base nos depoimentos, confissões e documentos, não há qualquer dúvida de que João Vaccari tinha plena ciência, na qualidade de tesoureiro e representante do Partido dos Trabalhadores, do esquema ilícito e, portanto, da origem espúria dos valores", afirma a denúncia. (O Globo).

A Ordem Internacional e o Progresso da Nacao: estado da arte (ordem? progresso?, onde eu li isso?) - Paulo Roberto de Almeida

O estado atual da minha produção, uma ordem ainda caótica, e um progresso discutível, mas acho que já escrevi metade desse livro, que ainda vai passar por mudanças substanciais...
Não coloco aqui por exibição, mas para que me cobrem o término...
Fazem dez anos que prometi escrever. Agora é ou vai ou racha, boom or bust...
Paulo Roberto de Almeida



 [Esquema tentativo, provisório, em 25/03/2015]

Prefácio
[Introdução: as grandes etapas das relações econômicas internacionais do Brasil, 1889-1944]

1. As relações econômicas internacionais do Brasil no seu contexto
     1.1. Na floresta de Clio, com lanterna na mão
     1.2. Em busca dos fatos, antes de qualquer teoria
     1.3. A cronologia, essa “sub-musa” pouco lembrada
1.4. Meio século de devastações sem precedentes

2. Navegando nas relações econômicas internacionais do Brasil
     2.1. Uma consulta econômica em Washington, em maio de 1933
     2.2. Um relatório-síntese da diplomacia econômica brasileira
     2.3. As concepções econômicas do presidente Roosevelt
     2.4. Industriais e banqueiros: da política para a economia

Primeira Parte
Fundamentos econômicos da ordem contemporânea
3. As ideias e as coisas: conceitos e realidades da ordem global
     3.1. O poder da força e a força do progresso: duas ideias dominantes
3.2. O que domina o mundo: as ideias ou as forças?
3.3. A força das ideias: conceitos da história global
     3.4. A força das coisas: desenvolvimento desigual entre regiões e países
     3.5. As ideias econômicas do período: personalidades e doutrinas influentes
3.6. Da microeconomia liberal para a macroeconomia intervencionista

4. Cinquenta anos que mudaram o mundo
     4.1. Etapas de um meio século tortuoso
     4.2. Quais eram as grandes potências em 1914?
     4.3. Alterações no desempenho dos países

5. A ordem econômica global: meio século de “progressos”?
     5.1. Grandes tendências da economia mundial, de 1890 a 1944
     5.2. Transformações da economia mundial na primeira metade do século 20
     5.3. Comércio: do liberalismo ao protecionismo, antes do multilateralismo
     5.4. Finanças: do padrão ouro à flutuação generalizada de moedas
     5.5. A estrutura institucional da economia mundial

6. Brasil: um país essencialmente agrário e importador de capitais
     6.1. A economia Brasil no início do regime republicano
     6.2. O que era a economia brasileira, na transição para o século 20?
     6.3. O Estado, sempre presente na frente econômica
     6.4. Empréstimos e mais empréstimos
     6.5. Uma fiscalidade trôpega
     6.6. Quais eram os grandes intercâmbios externos?
     6.7. Volatilidade cambial
     6.8. Protecionismo comercial: por instinto e por necessidade
     6.9. Uma velha geografia do comércio internacional
6.10. Quão dependente era o Brasil do financiamento internacional?
6.11. A elite republicana, entre o câmbio e o café

Segunda Parte
A ordem internacional na era dos conflitos globais
7. O equilíbrio europeu de poderes e os imperialismos
     7.1. A preeminência europeia sobre os assuntos do mundo
     7.2. O imperialismo visto pelo lado econômico
     7.3. A missão civilizadora do homem branco
    
8. A grande divergência: aprofundam-se as divisões econômicas
     8.1. A concentração industrial na origem da grande divergência
     8.2. A lógica da economia malthusiana e a disparidade de rendas no mundo
8.3. A difusão diferenciada de tecnologias inovadoras ao redor do mundo
8.4. A América Latina começa a ficar para trás
     8.5. Rico como um argentino? Apenas por algum tempo...
     8.6. As divergências se aprofundam, inclusive para o Brasil
     8.7. Divergências também entre os próprios latino-americanos
8.8. Por que o mundo todo não é desenvolvido?

9. Sobressaltos da globalização, da belle époque ao entre-guerras
     9.1. Belle époque, ma non troppo
     9.2. Da abertura ao fechamento, e aos retrocessos
     9.3. A desglobalização

10. Economia mundial: do livre comércio ao protecionismo
     10.1. O eterno debate entre livre comércio e protecionismo
     10.2. Todas as nações são mais favorecidas, antes do retrocesso
     10.3. Justificativas oportunistas para o retorno ao protecionismo
     10.4. Antes da guerra real, a ‘guerra das tarifas’
     10.5. Do escudo tarifário à muralha dos contingenciamentos
     10.6. O impossível cálculo econômico na comunidade capitalista
     10.7. O pensamento econômico da diplomacia brasileira

11. Finanças internacionais: do padrão ouro às desvalorizações agressivas
     11.1. Construção e desconstrução do sistema financeiro internacional
     11.2. Formação progressiva e percalços do padrão ouro
     11.3. Descoordenação monetária e cambial: as dívidas da guerra
     11.4. Novos tremores, e a descida para a anarquia monetária

12. Os dois grandes conflitos globais: impactos econômicos
     12.1. Custos econômicos das guerras
     12.2. Os crescentes gastos nacionais com defesa
     12.3. Custos dos dois conflitos globais do século 20
     12.4. Consequências econômicas das guerras
     12.5. Impacto sobre as políticas econômicas

13. Fundamentos de uma nova ordem econômica: Bretton Woods
     13.1. O aprofundamento da desorganização econômica mundial
     13.2. Bretton Woods começou no Brasil, em 1942

Terceira Parte
O Progresso da Nação, da economia agrária à industrialização
(em elaboração)
14. As consequências econômicas das constituições
     14.1. A interpretação econômica das constituições
     14.2. A estrutura constitucional do império liberal escravista
     14.3. A República aprofunda a intervenção do Estado na economia
     14.4. A União e os estados na repartição do bolo tributário
     14.5. O estatismo e o nacionalismo nascentes na Constituição de 1891
     14.6. O nacionalismo econômico é constitucionalizado a partir de 1930
     14.7. Intervencionismo econômico constitucionalmente assegurado em 1937

15. Evolução da política comercial brasileira no contexto internacional
     15.1. Uma política comercial persistentemente defensiva
     15.2. A herança do Império e as inovações da República
     15.3. Taxonomia tarifária e evolucionismo extrativo no plano fiscal
     15.4. Competição duvidosa na escalada tarifária
     15.5. Ajuste fiscal pela via das receitas alfandegárias
     15.6. Compensações e retaliações, em perfeita reciprocidade
     15.7. As barreiras se ampliam, mesmo com a retomada dos negócios
     15.8. Descida para o abismo protecionista: a guerra por outros meios

16. O comércio exterior brasileiro na era republicana: estrutura e características
16.1. Importância do comércio exterior no desenvolvimento econômico
16.2. O Brasil e o comércio internacional, da belle époque à Segunda Guerra
16.3. Desenvolvimento do comércio exterior brasileiro no Império
16.4. Os fluxos do comércio exterior na República
16.5. A Grande Guerra altera o panorama da economia mundial
16.6. Mudança de parceiros no comércio exterior brasileiro

17. Os acordos comerciais: da reciprocidade à cláusula de nação mais favorecida

18. Do Império à República, à sombra dos Rothschild
     17.1. Um acordo de mútua conveniência, para os Rothschild e para o Brasil
     17.2. Um stand-by avant la lettre: a carta de Rothschild a Campos Salles
     17.3. Na origem dos problemas, um buraco fiscal sempre crescente
     17.4. A República continua a agravar o círculo vicioso
     17.5. Financiadores de primeira instância: em libras e em francos, antes do dólar

19. Finanças: dos empréstimos às moratórias

20. Investimentos: das ferrovias inglesas às indústrias americanas

21. Mão-de-obra: da imigração subvencionada às restrições raciais

22. Regionalismo e multilateralismo: a construção da governança mundial

23. A primeira conferência americana em 1889-1890: um fracasso inesperado

24. A diplomacia do café: socializando os custos, e os prejuizos

25. A conferência econômica de Londres em 1933: um fracasso retumbante

26. Institucional: a ferramenta diplomática e os mecanismos de seleção

27. As relações econômicas internacionais do Brasil, de 1889 a 1944

Apêndices:
28. A historiografia brasileira das relações econômicas internacionais
29. Tabelas estatísticas e quadros analíticos consolidados
30. Fontes e Bibliografia

A frase (equivocada) do seculo (e meio), e uma autocritica - Karl Marx, Paulo Roberto de Almeida

Lendo hoje um boletim europeu, falando das eleições britânicas do próximo dia 7 de maio, deparei-me com o seguinte trecho, na qual o autor cita a frase em questão de Marx, em apoio ao seu argumento de que essas eleições não vão determinar absolutamente nada na vida política inglesa.
Que seja, mas vamos ao trecho em questão:

The mode of production of material life,” Marx wrote, “conditions the general process of social, political and intellectual life”: economic developments give rise to politics, not the other way round. And economics will determine the politics of Britain’s relationship with the EU.

Bem, eu também fui adepto desse tipo de pensamento, quando comecei a ler Marx, bem jovem aliás, e acreditei piamente que ele estava correto.
A frase me parece sair de um texto de juventude (ou primeira maturidade), A Ideologia Alemã (1845) ou mais provavelmente da Introdução à Contribuição à Crítica da Economia Política (1851), e reza assim:

O modo de produção da vida material condiciona o processo geral da vida social, política e intelectual.

Bem, qualquer pessoa sensata saberia hoje reconhecer que se trata de um equívoco fundamental, e que a vida intelectual pode não ter absolutamente nada a ver com a vida material, como aliás provam todos os dias os companheiros. A despeito de se proclamarem partido dos trabalhadores, o conjunto de medidas que eles tomaram no governo privilegiaram, antes de mais nada, sobretudo, principalmente, essencialmente (etc., etc., etc.) a burguesia, ou seja, industriais e banqueiros.
Alguém quer me desmentir?
Paulo Roberto de Almeida

Como NAO se tornar capitalista, e continuar pobre - Salmaan A. Khan (Mises)

Max Weber não faria uma análise melhor sobre a ética islâmica e o não desenvolvimento do capitalismo nos países em que a lei vai contra os negócios e a prosperida.
Aliás, já surgiu um Max Weber islâmico?
Gostaria de conhecer.
Falando nisso, parece que tem um Lutero muçulmano, mas não sabemos exatamente quem é.
Para evitar ser morto, por apostasia, ou qualquer outra infração grave à lei religiosa, ele se esconde sob um pseudônimo: Bahis Sed, e seu livro e "The Quran Speaks", ou O Corão Fala.
Quis comprar, mas ainda está muito caro: 36 dólares em sebo (no Abebooks). Vou buscar em biblioteca...
Paulo Roberto de Almeida

Middle Eastern Barriers to an Agile Marketplace
 Salmaan A. Khan
Mises Daily, MARCH 25, 2015

According to economic historian Timur Kuran, “Around roughly the tenth century, the Middle East was an economically advanced region of the world, as measured by standard of living, technology, agricultural productivity, literacy or institutional creativity. Only China might have been more developed.” Today, however, the Middle East is a victim of historical legal impediments that increase time preference among consumers and investors, and which are fraught with failures to restructure Islamic legal code to fit for the numerous changes in the nature of commerce.

Corporate Governance
One of the most critical impediments to Islamic economies has historically been partnership laws. While Europe was building up large corporate enterprises that had hundreds, even thousands of shareholders, businesses in the Islamic world had limited partnerships to no more than six people. The rationale behind this is based on Islamic contract law, whereby if one of the business partners dies, the partner must liquidate the assets of the deceased, and give them to the heirs. However, this did not imply the business must be abolished with the death of a partner, but the added complication — compounded with skewed egalitarian Sharia inheritance laws which stated that two-thirds of any estate are to be distributed amongst relatives, both male and female — made it difficult for companies to achieve economies of scale due to a lack of longevity, specialization, and predictability within companies under Islamic regimes.

Furthermore, families in many areas have tended to be quite large due to the practice of polygamy, so due to many heirs being recipients of the inherited wealth, the business would often just dissolve. As Kuran notes, “Middle Eastern entrepreneurs minimized the risk of premature termination by keeping their partnerships small and ephemeral.” The consequence for Islamic economies has been a long-term game of catch-up once the Industrial Revolution commenced in Europe.

The Legacy of the Waqfs
Some scholars conclude that cultural and religious fatalism has contributed to the inadequacy of Middle Eastern economies, as the idea that "everything is in God’s” hands allows idleness to triumph. But, there is more empirical proof that the underdevelopment of the Middle East today has been heavily affected by the Ottoman Empire’s bureaucratization of special endowments called waqfs.

There were two kinds of waqfs depending on its waqfiyya, or deed, whereby the waqf’s founder would decide what its primary function would be. Either they were charitable waqfs, or family waqfs. Charitable waqfs were established for a social function — for operating a religious center and eventually expanding to take care of the poor, providing health services, schools, libraries, and the overall provision of public goods. Family waqfs, on the other hand, were used to establish property rights for families in need of a safe haven to stash their savings away from the confiscation by the sultan.

Due to the sanctity that waqfs were given, they were theoretically tax exempt. However, according to Murat Cizacka, “Given the authoritarian governments in power, the rulers could expropriate the private property for the sake of the ummah.”

Furthermore, when complications erupted in the case of family waqfs (since charitable waqfs operated under the public radar and its utilization of resources were transparent), they ran into more controversial problems that could not be as easily resolved in court. Moreover, the endowment deeds often were destroyed or damaged by war. Over time, these issues led to more and more expropriation and regulation by the Ottoman government. Meanwhile, Europe was providing similar services through a thriving profit-bearing corporate sector, as well as adopting double-entry bookkeeping and joint-stock companies. According to Kuran, "Westerners had access to commercial banks that could channel capital mobilized from the masses into large-scale productive ventures.”

Essentially, the catalyst of the waqfs’ stagnation was their very strict adherence to religious code. Competition for waqfs from other institutions was not allowed by Sharia Law. Through the legal system, by regulation of the ulama, waqfs attained a monopoly on the provision of public goods, including even the use of school textbooks.

Thus, a correlation can be drawn between the decentralized period of waqfs, in which Islamic countries were at the peak of international trade and prosperity, and the era of centralized control by the Ottoman state which led to a lagging and underdeveloped Middle East economy. As Kuran states, “the waqf was economically inefficient because of its perpetuity, inflexibility, lack of self-governance and absence of separate legal personality.” While once characterized by decentralized and more flexible institutions which brought greater economic prosperity, Middle Eastern economies today look quite different.

In the same way that the Russian people were the victims of totalitarian Russian regimes of the past, the people of the Middle East are today victims of brutal extractive regimes whose main enemies have commonly been their own people. And unfortunately, these regimes can still rely upon restrictive institutions of old to control the marketplace and enrich themselves.

Manual juridico para denunciar partidos ilegais, corruptos, aliados de ditaduras estrangeiras

Guia prático de como fazer denúncias junto ao TSE contra partidos ilegais, criminosos, aliados de ditaduras, que roubam dinheiro público e recebem dinheiro do exterior, de forma ilegal.

Primeiro, o TSE exige certificação digital para o protocolo de documentos, tendo vista que os processos são exclusivamente eletrônicos.

Segundo, o requerimento deve citar a lei 9096.

Terceiro, tem de haver narrativa dos fatos.

Quarto, os documentos juntados têm de ter valor probatório.

Quinto, a forma com que as petições devem ser elaboradas precisam observar os procedimentos corretos, sob o risco de os requerentes serem condenados em litigância de má-fé.

O recomendável é que um advogado elabore uma petição narrando os fatos relacionando-os às normas aplicáveis, bem como ir ao cartório e solicitar a elaboração ata notarial (documento de fé pública) disto tudo:

PROVAS ACERCA DA SUBORDINAÇÃO À ENTIDADE ESTRANGEIRA

Texto que demonstra CABALMENTE que o PT e o Partido Comunista Cubano fundaram o Foro de São Paulo
http://forodesaopaulo.org/e-preciso-acelerar-a-integracao-latino-americana-diz-secretario-executivo-do-foro-de-sao-paulo/

Relação dos partidos filiados
http://forodesaopaulo.org/partidos/

Texto que demonstra o caráter de organização supranacional do Foro de São Paulo
http://forodesaopaulo.org/esquerda-latino-americana-se-reune-em-sao-paulo-para-debater-seus-rumos/

Texto que demonstra o caráter de organização supranacional do Foro de São Paulo
http://forodesaopaulo.org/xix-foro-de-sao-paulo-ato-de-abertura/

Texto que demonstra o caráter de organização supranacional do Foro de São Paulo e comprova o envolvimento do PCdoB e que o PCB é membro fundador
http://forodesaopaulo.org/a-institucionalizacao-e-a-hegemonia-reformista-no-foro-de-sao-paulo/

Texto que demonstra CABALMENTE o envolvimento dos partidos PT, PCdoB, PCB, PPL, PPS, PSB e PDT com o Foro de São Paulo
http://forodesaopaulo.org/com-maduro-revolucao-esta-mais-solida-diz-irmao-de-chavez-em-sp/

Texto que demonstra o envolvimento do PT, PCdoB, PSB e PDT com o Foro de São Paulo
http://forodesaopaulo.org/na-abertura-do-foro-de-sp-lula-cobra-mais-integracao-entre-paises-latino-americanos/

Livro a estrela na janela, o qual comprova o envolvimento do PT (fls. 181)
http://forodesaopaulo.org/wp-content/uploads/2014/09/A-estrela-na-janela-Final.pdf

Texto que demonstra o caráter de organização supranacional do Foro de São Paulo
http://forodesaopaulo.org/comeca-o-17%C2%B0-foro-de-sao-paulo/

Texto que demonstra o caráter de organização supranacional do Foro de São e comprova que Lula é seu fundador através das declarações de Valter Pomar
http://forodesaopaulo.org/foro-de-sao-paulo-encontro-em-managua-foi-um-dos-mais-representativos-diz-valter-pomar/

Texto que demonstra o caráter de organização supranacional do Foro de São Paulo e o envolvimento do PT
http://forodesaopaulo.org/foro-de-sao-paulo-sua-grande-qualidade-e-a-diversidade-e-forca-politica-entrevista-com-valter-pomar/

Vídeo que comprova o envolvimento do PT e Valter Pomar
http://forodesaopaulo.org/video-declaracion-final-del-foro-de-sao-paulo/

Vídeo que comprova o envolvimento do PT e Lula
http://forodesaopaulo.org/somos-una-alternativa-victoriosa-al-neoliberalismo/

Texto que demonstra CABALMENTE o envolvimento do PT
http://forodesaopaulo.org/o-pt-e-o-foro-de-sao-paulo/

Texto que demonstra CABALMENTE o caráter supranacional do Foro de São Paulo
http://forodesaopaulo.org/foro-de-sao-paulo-principal-espaco-da-esquerda-mundial/

Texto que comprova o envolvimento do PT
http://forodesaopaulo.org/brasil-sedia-este-ano-o-xix-encontro-do-foro-de-sao-paulo/

Texto que comprova o envolvimento de Lula
http://forodesaopaulo.org/entrevista-ao-brasil-de-fato/

Texto que comprova o envolvimento do PT
http://forodesaopaulo.org/pt-e-foro-de-sao-paulo-participam-da-xxi-convencao-nacional-de-solidariedade-a-cuba/

Texto que comprova o envolvimento do PT
http://forodesaopaulo.org/medicos-cubanos-bem-vindos-ao-brasil/

Texto que prova o envolvimento do PSB
http://forodesaopaulo.org/carta-de-apoio-do-psb-a-campanha-pelo-estado-da-palestina-ja/

Texto que prova o envolvimento do PSB
http://forodesaopaulo.org/nota-de-apoio-do-psb-brasil-ao-reconhecimento-do-estado-da-palestina-pela-onu/

Texto que prova o envolvimento do PT
http://forodesaopaulo.org/resolucao-politica-do-diretorio-nacional-do-pt/

Texto que prova o envolvimento do PT e PCdoB com o Partido Comunista de Cuba através do Foro de São Paulo
http://forodesaopaulo.org/la-solidaridad-es-un-pilar-fundamental-del-socialismo/

Texto que comprova o envolvimento do PCdoB
http://forodesaopaulo.org/contribucion-del-partido-comunista-de-brasil-al-13%C2%BA-encuentro-internacional-de-partidos-comunistas-y-obreros/

Texto que comprova o envolvimento do PT
http://forodesaopaulo.org/resolucao-politica-do-partido-dos-trabalhadores-pt-do-brasil/

Texto que comprova o envolvimento do PT
http://forodesaopaulo.org/publicacion-del-pt-brasil-para-los-debates-del-xviii-fsp/

Texto que comprova o envolvimento do PT
http://forodesaopaulo.org/publicacion-del-pt-brasil-para-los-debates-del-xviii-fsp/

Texto que comprova o envolvimento do PT e Tarso Genro
http://forodesaopaulo.org/um-golpe-de-novo-tipo-contra-lugo/

Texto que prova o envolvimento do PCdoB
http://forodesaopaulo.org/la-lucha-por-el-avance-del-gobierno-de-dilma-y-por-fortalecer-el-pcdob/

PROVAS ACERCA DA MANUTENÇÃO DE ORGANIZAÇÃO PARAMILITAR

Texto que demonstra CABALMENTE o caráter supranacional do Foro de São Paulo e o papel do MST, PT, PSOL, CUT e PCdoB (Link de vídeo no corpo do texto com uma mensagem do Lula)
http://forodesaopaulo.org/partidos-e-movimentos-lancam-campanha-brasil-esta-com-chavez/

Notícia e vídeos que comprovam que o PT mantém organização paramilitar MST
http://oglobo.globo.com/brasil/atos-em-defesa-da-petrobras-da-democracia-pelo-pais-15588307

https://www.youtube.com/watch?v=-JozR5-yRx0

https://www.youtube.com/watch?v=m22Qo6Z6bjo

Fazendo isso, até mesmo uma petição poderá ser capaz de fechar TODOS os partidos filiados ao Foro de São Paulo. Vale lembrar que apenas uma petição fechou o PCB em 1947: http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tse-resolucao-1841-cancelamento-do-registro-do-pcb

Internacional das ditaduras: companheiros mandam o nosso dinheiro para a cubana - Reinaldo Azevedo

Uma remessa de recursos, volumosos, claramente inconstitucional, ilegal, ilegítima, pornográfica, escandalosa e criminosa. Mais algum adjetivo? Coloquem o que vcs quiserem...
PRA

O PSDB quer que a Procuradoria-Geral da República investigue o repasse de dinheiro do “Mais Médicos” para a ditadura cubana. O líder do partido no Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), recorreu nesta terça a Rodrigo Janot para que o Ministério Público abra investigação por suspeitas de improbidade administrativa contra Rafael Bonassa, Alberto Kleiman e Maria Alice Fortunato, todos ex-assessores do Ministério da Saúde, e contra o ex-chefe da Assessoria Jurídica da pasta Jean Uema. O grupo comandou o acordo firmado pelo Ministério com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que permitiu que recursos do programa Mais Médicos favorecessem o governo de Cuba.

A revista VEJA havia demonstrado, em 2013, que a importação de médicos cubanos era só uma maneira de ocultar a remessa de dinheiro para a ilha. Gravações que vieram a público, reveladas pela Band, registram conversas de assessores em que isso é admitido com todas as letras. Chega a ser constrangedor. Ali fica claro que a abertura do Mais Médicos a profissionais de outros países é só um truque para justificar o acordo com a tirania comandada pelos irmãos Castro.

Mais: as conversas revelam que os agentes da ditadura cubana que vêm ao Brasil para tiranizar os médicos entram como se doutores fossem. Também evidenciam que o governo se eximiu de discutir as relações de trabalho entre a ilha e os profissionais, como se a ditadura cubana pudesse impor, em nosso país, as regras — ou ausência de regras — que vigoram por lá.

O acordo fere direitos trabalhistas no Brasil e disposições constitucionais. Nesta segunda, Cunha Lima e o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) já haviam apresentado um projeto de decreto legislativo para suspender o acordo entre o governo brasileiro e o cubano. É o mínimo a ser feito. Mas ainda é pouco.

É preciso que o Congresso tenha a coragem de instalar uma CPI para apurar a participação do Brasil numa espécie de Internacional das Ditaduras de Esquerda. O país desconhece detalhes do Mais Médicos, que transfere R$ 140 milhões por mês para Cuba. O país desconhece as condições de financiamento do BNDES para, mais uma vez, Cuba, Venezuela e Angola, entre outros.

Não! Ninguém quer deixar os pobres desassistidos. De resto, o próprio programa precisa passar por uma revisão. Já está demonstrado que, em um número considerável de cidades que aderiram ao programa, houve uma diminuição do número de profissionais. Mais: esses doutores cubanos que estão no Brasil só podem atuar no âmbito do Mais Médicos, não precisam fazer exame de proficiência e estão impedidos de realizar procedimentos mais complexos. Não por acaso, Dilma deixou clara certa feita uma das funções dos cubanos: dar umas apalpadas nos pobres.

Chegou a hora de jogar luzes na participação do Brasil na Internacional das Ditaduras de Esquerda.