Como qualquer pessoa sensata poderia constatar, não existem grandes dramas no nosso passado histórico que justificassem o segredo eterno de papéis diplomáticos.
Mas provavelmente existem grandes dramas ordinários de nosso presente político que precisam ser mantidos eternamente em segredo.
Sempre é assim: os dramas mais ordinários inspiram as grandes peças, desde Shakespeare...
Não sei, realmente, se o governo teve um surto repentino de lucidez e resolveu liberar (quase) tudo, ou se foi levado a fazer isso pela pressão da cidadania, e porque o assunto estava ficando sumamente ridículo para ele.
Paulo Roberto de Almeida
Governo desiste de manter sigilo eterno de documentos
Portal G1, 21/06/2011
Depois de protestos e de muitas críticas, o governo anunciou nesta terça (21) que não é necessário renovar indefinidamente o sigilo de documentos ultrassecretos. Na semana passada, após assumir o Ministério das Relações Institucionais, a ministra Ideli Salvatti havia dito que o governo pretendia repor no Senado as mudanças realizadas pela Câmara no projeto que trata do sigilo eterno de documentos oficiais.
Mas o Ministério de Relações Exteriores fez uma análise detalhada dos documentos diplomáticos classificados como ultrassecretos e concluiu que o Brasil não tem nada a temer. Segundo o Itamaraty, registros oficiais de momentos marcantes da história do país, como a Guerra do Paraguai, não precisariam ficar em segredo por tempo indeterminado.
Diante da posição do Ministério de Relações Exteriores, a presidente Dilma Rousseff não vai mais pressionar o Congresso pela aprovação de uma lei que mantenha o sigilo eterno para documentos que tratem das fronteiras, relações internacionais e segurança nacional.
A presidente já havia defendido o fim do segredo para os documentos relacionados aos direitos humanos, como os que contêm informações sobre o período da ditadura militar.
O recuo do governo favorece o projeto de lei já aprovado na Câmara e que está pronto para ser votado no plenário do Senado. O projeto estabelece prazo máximo de 50 anos para a divulgação de todos os documentos oficiais ultrassecretos.
O projeto conta com o apoio dos partidos de oposição e da maioria dos senadores do PT e do PMDB. O governo decidiu manter o pedido de urgência para votação desse projeto.
“A situação das delicadezas e das questões teve uma evolução, até com manifestações de órgãos, como foi o caso do Itamaraty hoje. Por isso, que da parte da presidenta, é mais numa linha de respeitar o debate que está sendo feito no Congresso, voltando a afirmar que em hipótese alguma permitirá que modifique a questão do acesso a documentos dos direitos humanos”, declarou a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.
Temas de relações internacionais, de política externa e de diplomacia brasileira, com ênfase em políticas econômicas, viagens, livros e cultura em geral. Um quilombo de resistência intelectual em defesa da racionalidade, da inteligência e das liberdades democráticas. Ver também minha página: www.pralmeida.net (em construção).
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Segredo nao combina com democracias...
Não tenho a menor ideia do que está sendo publicado na imprensa bolivariana (se é que existe uma), na pátria do socialismo do século 21, mas na terra do capitalismo selvagem é isto que está sendo publicado:
Venezuelans Puzzle Over Their Leader's Health
By EZEQUIEL MINAYA And JOSÉ DE CÓRDOBA
The Wall Street Journal, JUNE 22, 2011
European Pressphoto Agency/Cubadebate
Cuban authorities provided this photo on Saturday of Fidel Castro, left, Hugo Chávez, center, and Raúl Castro.
CARACAS—Venezuela's voluble and ubiquitous President Hugo Chávez hasn't returned to the public eye after a surgery in Cuba that has friends and foes alike speculating about the state of his health and the future of his rule.
Mr. Chávez has been in Cuba since June 8, when he was felled by a pelvic abscess for which he underwent an operation two days later. Soon after, Venezuelan officials said the flamboyant leader was in good health but would recuperate in Havana for a "few days."
Those few days have stretched to 11, punctuated by false alarms over the date of his return. On Monday, a ruling party lawmaker said Mr. Chávez was hours from touching down in Caracas and urged his supporters to prepare a "tremendous" welcome for him. The claim was quickly refuted on the Twitter account of Venezuela's Communications Minister Andres Izarra.
On Tuesday, Mr. Chávez made another virtual appearance. In a statement posted on Mr. Izarra's Twitter account, he lamented the death of another Venezuelan official who had sought medical treatment in Cuba.
"We don't know very much about [Chávez's] health, there is no official news, only partial reports," said Chávez critic Teodoro Petkoff, a former presidential candidate and current editor of the opposition newspaper Tal Cual.
Mr. Chávez raised concerns when he said, during a call to a Venezuelan television station two days after his operation, that there were no "malignant" signs found, a former top Venezuelan health official said.
The former official, who asked not to be named, pointed out that a pelvic abscess—a pus-filled cavity that can result from injury or infection—is a reaction to a condition. "His choice of words was a red flag," the official said.
The former official also said there was a possibility that Mr. Chávez would be hospitalized when he returned to Venezuela, another potential sign of the severity of his ailment. If it was a matter of simply treating an abscess, Mr. Chávez would likely not need a hospital at that point, the official said.
Once a slender tank commander and would-be major-league baseball pitcher, Mr. Chávez has cultivated an image as a health-conscious sportsman. But 12 years in power have taken their toll.
Mr. Chávez, 56 years old, has gained a lot of weight since his days on the mound, works long hours and is known for drinking quarts of coffee daily. Nevertheless, he seemed poised to resume a full schedule in early June after a knee injury had sidelined him, when he left Venezuela for visits to Brazil, Ecuador and Cuba.
In Cuba, he suffered acute pain during a meeting with former Cuban leader Fidel Castro and was rushed into surgery.
Since then, Mr. Chávez has been nearly invisible, except for a phone call into a Venezuelan television station on June 12, two days after his operation, and photographs of Mr. Chávez wearing a tracksuit in the colors of the Venezuelan flag as he is flanked by Fidel and Raul Castro, published in the state newspaper Granma on June 18.
In a three-paragraph note, Granma assured its readers that Mr. Chávez was in close communication with top Venezuelan officials and was "on top of the principal issues of his country."
The mystery surrounding Mr. Chávez's health is a throwback to the Cold War secrecy which persists in Cuba, one of the last Communist governments left standing.
In Cuba, the health of Mr. Castro and other important figures is treated as a state secret. Five years after Mr. Castro was forced to step down from power after undergoing an emergency operation, the exact nature of his illness has never been divulged by the Cuban state.
During normal times, Mr. Chávez dominates Venezuela's airwaves and public space. He is prone to break into television broadcasts of baseball games and Venezuelans' favorite soap operas to opine at length about matters such as local news events and the latest manifestation of U.S. imperialism.
Perhaps following Mr. Castro's advice to get some rest, Mr. Chávez has been noticeably silent about the week's events in Venezuela, where 5,000 troops are fighting to squelch a prison rebellion that so far has taken some 40 lives.
Romer Guevara, a 41-year-old court bailiff, said he didn't have any problem with Chávez governing from Cuba while recuperating. Mr. Guevara, who said he was politically neutral, added there was one thing he is sure he hasn't missed during Chávez's absence. "We don't like those long speeches," Mr. Guevara said. "We get tired of all that talking. He interrupts our shows all the time. He cuts in all the time when I'm watching baseball or a basketball game."
But Mr. Chávez has continued to enact major legislation from Havana, over the complaints of opposition lawmakers who unsuccessfully insisted he cede presidential duties during the extended and unplanned absence from Venezuela.
A long absence from Caracas would raise political uncertainty as the nation prepares for presidential elections next year. Mr. Chávez has no heir apparent, and a long absence due to health reasons could touch off a succession struggle between prominent Chavistas who belong to different and competing factions.
"It's revealing how Venezuela depends on one man rule," said Michael Shifter, president of the Inter-American Dialogue, a Washington-based think tank. "There is nobody else. He makes all the decisions. There's a real risk the government won't work if he's out for a long time."
Mr. Chávez is the most prominent existing example of a common Latin American phenomenon—the caudillo—rulers who base their legitimacy not on any sort of allegiance to institutions, but rather on developing a strong and emotional bond with Latin America's masses, especially the poor. During his decade-long rule, Mr. Chávez, who combines many of the qualities of a television evangelist with the authoritarian values of a soldier, has weakened many of Venezuela's already feeble institutions.
Now his illness could weaken his movement as it prepares to face a determined opposition in elections.
"Its a classic case of caudillos where there is no heir apparent," said Eric Olson, a Latin American expert at Washington's Woodrow Wilson Center. "His emphasis has been on building up the caudillo and on tearing down institutions."
Mr. Chávez' health is no doubt a major concern in Cuba. Any instability in Venezuela would have a major impact on the economically distressed island, which depends on cut-rate Venezuelan oil and on the personal connection struck with Mr. Chávez, for its economic survival.
Some analysts believe Mr. Chávez' long absence could be a sign his government is entering a crisis, especially if his health deteriorates. "There's nobody that one can see that can take his place," said Claudio Loser, president of Centennial Group Latin America advisory firm and former head of Western Hemisphere affairs for the International Monetary Fund. "As strong as his movement is...it is very much caudillo-oriented, very much linked to the leader in power."
But others believe a healthy Mr. Chávez will soon be back giving orders from Venezuela's presidential palace. The down time in Cuba will not be long enough to disrupt Chávez's legislative agenda or his 2012 reelection bid, says Boris Segura, senior Latin American economist at Nomura Securities.
Venezuelans Puzzle Over Their Leader's Health
By EZEQUIEL MINAYA And JOSÉ DE CÓRDOBA
The Wall Street Journal, JUNE 22, 2011
European Pressphoto Agency/Cubadebate
Cuban authorities provided this photo on Saturday of Fidel Castro, left, Hugo Chávez, center, and Raúl Castro.
CARACAS—Venezuela's voluble and ubiquitous President Hugo Chávez hasn't returned to the public eye after a surgery in Cuba that has friends and foes alike speculating about the state of his health and the future of his rule.
Mr. Chávez has been in Cuba since June 8, when he was felled by a pelvic abscess for which he underwent an operation two days later. Soon after, Venezuelan officials said the flamboyant leader was in good health but would recuperate in Havana for a "few days."
Those few days have stretched to 11, punctuated by false alarms over the date of his return. On Monday, a ruling party lawmaker said Mr. Chávez was hours from touching down in Caracas and urged his supporters to prepare a "tremendous" welcome for him. The claim was quickly refuted on the Twitter account of Venezuela's Communications Minister Andres Izarra.
On Tuesday, Mr. Chávez made another virtual appearance. In a statement posted on Mr. Izarra's Twitter account, he lamented the death of another Venezuelan official who had sought medical treatment in Cuba.
"We don't know very much about [Chávez's] health, there is no official news, only partial reports," said Chávez critic Teodoro Petkoff, a former presidential candidate and current editor of the opposition newspaper Tal Cual.
Mr. Chávez raised concerns when he said, during a call to a Venezuelan television station two days after his operation, that there were no "malignant" signs found, a former top Venezuelan health official said.
The former official, who asked not to be named, pointed out that a pelvic abscess—a pus-filled cavity that can result from injury or infection—is a reaction to a condition. "His choice of words was a red flag," the official said.
The former official also said there was a possibility that Mr. Chávez would be hospitalized when he returned to Venezuela, another potential sign of the severity of his ailment. If it was a matter of simply treating an abscess, Mr. Chávez would likely not need a hospital at that point, the official said.
Once a slender tank commander and would-be major-league baseball pitcher, Mr. Chávez has cultivated an image as a health-conscious sportsman. But 12 years in power have taken their toll.
Mr. Chávez, 56 years old, has gained a lot of weight since his days on the mound, works long hours and is known for drinking quarts of coffee daily. Nevertheless, he seemed poised to resume a full schedule in early June after a knee injury had sidelined him, when he left Venezuela for visits to Brazil, Ecuador and Cuba.
In Cuba, he suffered acute pain during a meeting with former Cuban leader Fidel Castro and was rushed into surgery.
Since then, Mr. Chávez has been nearly invisible, except for a phone call into a Venezuelan television station on June 12, two days after his operation, and photographs of Mr. Chávez wearing a tracksuit in the colors of the Venezuelan flag as he is flanked by Fidel and Raul Castro, published in the state newspaper Granma on June 18.
In a three-paragraph note, Granma assured its readers that Mr. Chávez was in close communication with top Venezuelan officials and was "on top of the principal issues of his country."
The mystery surrounding Mr. Chávez's health is a throwback to the Cold War secrecy which persists in Cuba, one of the last Communist governments left standing.
In Cuba, the health of Mr. Castro and other important figures is treated as a state secret. Five years after Mr. Castro was forced to step down from power after undergoing an emergency operation, the exact nature of his illness has never been divulged by the Cuban state.
During normal times, Mr. Chávez dominates Venezuela's airwaves and public space. He is prone to break into television broadcasts of baseball games and Venezuelans' favorite soap operas to opine at length about matters such as local news events and the latest manifestation of U.S. imperialism.
Perhaps following Mr. Castro's advice to get some rest, Mr. Chávez has been noticeably silent about the week's events in Venezuela, where 5,000 troops are fighting to squelch a prison rebellion that so far has taken some 40 lives.
Romer Guevara, a 41-year-old court bailiff, said he didn't have any problem with Chávez governing from Cuba while recuperating. Mr. Guevara, who said he was politically neutral, added there was one thing he is sure he hasn't missed during Chávez's absence. "We don't like those long speeches," Mr. Guevara said. "We get tired of all that talking. He interrupts our shows all the time. He cuts in all the time when I'm watching baseball or a basketball game."
But Mr. Chávez has continued to enact major legislation from Havana, over the complaints of opposition lawmakers who unsuccessfully insisted he cede presidential duties during the extended and unplanned absence from Venezuela.
A long absence from Caracas would raise political uncertainty as the nation prepares for presidential elections next year. Mr. Chávez has no heir apparent, and a long absence due to health reasons could touch off a succession struggle between prominent Chavistas who belong to different and competing factions.
"It's revealing how Venezuela depends on one man rule," said Michael Shifter, president of the Inter-American Dialogue, a Washington-based think tank. "There is nobody else. He makes all the decisions. There's a real risk the government won't work if he's out for a long time."
Mr. Chávez is the most prominent existing example of a common Latin American phenomenon—the caudillo—rulers who base their legitimacy not on any sort of allegiance to institutions, but rather on developing a strong and emotional bond with Latin America's masses, especially the poor. During his decade-long rule, Mr. Chávez, who combines many of the qualities of a television evangelist with the authoritarian values of a soldier, has weakened many of Venezuela's already feeble institutions.
Now his illness could weaken his movement as it prepares to face a determined opposition in elections.
"Its a classic case of caudillos where there is no heir apparent," said Eric Olson, a Latin American expert at Washington's Woodrow Wilson Center. "His emphasis has been on building up the caudillo and on tearing down institutions."
Mr. Chávez' health is no doubt a major concern in Cuba. Any instability in Venezuela would have a major impact on the economically distressed island, which depends on cut-rate Venezuelan oil and on the personal connection struck with Mr. Chávez, for its economic survival.
Some analysts believe Mr. Chávez' long absence could be a sign his government is entering a crisis, especially if his health deteriorates. "There's nobody that one can see that can take his place," said Claudio Loser, president of Centennial Group Latin America advisory firm and former head of Western Hemisphere affairs for the International Monetary Fund. "As strong as his movement is...it is very much caudillo-oriented, very much linked to the leader in power."
But others believe a healthy Mr. Chávez will soon be back giving orders from Venezuela's presidential palace. The down time in Cuba will not be long enough to disrupt Chávez's legislative agenda or his 2012 reelection bid, says Boris Segura, senior Latin American economist at Nomura Securities.
Segredo combina com certas personalidades (e certos regimes)
Não, não estou falando do "segredo eterno" no caso dos documentos oficiais do governo brasileiro.
Parece que o assunto foi resolvido, pelo menos aparentemente.
O governo teve um súbito ataque de sanidade (também ocorre de acontecer...) e decidiu não insistir no segredo eterno -- não de grandes atos do passado diplomático, mas -- de pequenas e grandes patifarias políticas do período mais recente. Melhor assim.
Estou me referindo ao segredo que cerca a vida (talvez a morte) de certo líder regional. Gozado que todos esses regimes, e esses aspirantes a ditadores (ou efetivos) detestam informar a sociedade sobre o seu estado de saúde.
Na finada (por isso mesmo) União Soviética, por exemplo, só se sabia que um dos ditadores de plantão estava doente quando ele morria de verdade. Alguns, bem já se sabia que eles iriam bater as botas, mas nunca se tinha certeza se era de morte morrida ou de morte matada, ou seja, natural ou induzida...
Bem, melhor assim. Mesmo ditadores, ao contrário dos diamantes, não são eternos...
Paulo Roberto de Almeida
Venezuela: dudas y desconcierto por convalecencia de Chávez en Cuba
Infolatam/Efe
Caracas, 21 de junio de 2011
Las claves
La convalecencia de Chávez y sobre todo el silencio alrededor de ella ha generado incertidumbre e, incluso, contradicciones en los mensajes de miembros del gobernante Partido Socialista.
El diputado del PSUV Saúl Ortega aseguró el lunes en declaraciones a varios medios locales que Chávez iba a llegar en las "próximas horas", pero el propio Izarra salió a desmentir al legislador.
El presidente de Venezuela, Hugo Chávez, cumple once días desde que fue operado de urgencia de un absceso pélvico en La Habana, sin dar noticias sobre la fecha de su regreso y sin que el Gobierno dé detalles sobre su estado de salud.
La convalecencia de Chávez y sobre todo el silencio alrededor de ella ha generado incertidumbre e, incluso, contradicciones en los mensajes de miembros del gobernante Partido Socialista (PSUV) sobre el momento de su regreso, algo sobre lo que no hay noticias ciertas ni inciertas.
“El presidente se está recuperando bien”, indicó el ministro de Comunicación, Andrés Izarra, sin dar fechas sobre su posible retorno, al ser consultado por Efe.
La Presidencia venezolana expresó hoy las condolencias de Chávez por la muerte del contralor general, Clodosbaldo Russián, quien se encontraba internado en La Habana desde hacía más de un mes tras sufrir un accidente cerebrovascular, pero el mensaje está redactado en tercera persona.
“El Presidente de la República Bolivariana de Venezuela, Comandante Hugo Chávez Frías, en nombre del Gobierno y Pueblo venezolano expresa su profundo pesar por el fallecimiento del compatriota Clodosbaldo Russián”, indica el texto oficial.
El regreso del presidente ha generado esta semana mensajes contradictorios dentro del oficialismo. El diputado del PSUV Saúl Ortega aseguró el lunes en declaraciones a varios medios locales que Chávez iba a llegar en las “próximas horas”, pero el propio Izarra salió a desmentir al legislador.
“Falso lo dicho por Dip. Ortega. @chavezcandanga (usuario de Chávez en Twitter) aún en recuperación. Acompañémoslo con nuestro amor y solidaridad”, indicó Izarra en su cuenta de Twitter.
La cuenta de Chávez en esa red social, @chavezcandanga, en la que el presidente habitualmente informa de decretos y decisiones de gobierno es escrutada a diario por sus seguidores y periodistas en busca de novedades, pero hace quince días que se encuentran con el mismo tweet sobre una partida de fondos para alimento escolar.
Las últimas palabras del presidente venezolana hay que buscarlas el pasado día 12 en una entrevista con el canal Telesur en la que afirmó que su convalecencia no iba a ser larga pero no podía responder “con precisión” sobre la fecha de retorno.
Además, aseguró entonces que estaba en plenas facultades y que si no fuera así sería “el primero en tomar una decisión” al respecto.
Después de eso, los ministros de Chávez y el vicepresidente Elías Jaua han ido repitiendo que el mandatario se está recuperando de manera favorable.
El diario oficial cubano Granma publicó el día 18 unas fotografías de Chávez junto a Fidel Castro y el presidente Raúl Castro, un sistema que las autoridades cubanas utilizaron con asiduidad para dar cuenta de la evolución de la enfermedad del octogenario líder de la revolución.
Así las cosas, han empezado a circular rumores sobre la enfermedad que puede tener el presidente venezolano y las razones para una larga convalecencia.
Parece que o assunto foi resolvido, pelo menos aparentemente.
O governo teve um súbito ataque de sanidade (também ocorre de acontecer...) e decidiu não insistir no segredo eterno -- não de grandes atos do passado diplomático, mas -- de pequenas e grandes patifarias políticas do período mais recente. Melhor assim.
Estou me referindo ao segredo que cerca a vida (talvez a morte) de certo líder regional. Gozado que todos esses regimes, e esses aspirantes a ditadores (ou efetivos) detestam informar a sociedade sobre o seu estado de saúde.
Na finada (por isso mesmo) União Soviética, por exemplo, só se sabia que um dos ditadores de plantão estava doente quando ele morria de verdade. Alguns, bem já se sabia que eles iriam bater as botas, mas nunca se tinha certeza se era de morte morrida ou de morte matada, ou seja, natural ou induzida...
Bem, melhor assim. Mesmo ditadores, ao contrário dos diamantes, não são eternos...
Paulo Roberto de Almeida
Venezuela: dudas y desconcierto por convalecencia de Chávez en Cuba
Infolatam/Efe
Caracas, 21 de junio de 2011
Las claves
La convalecencia de Chávez y sobre todo el silencio alrededor de ella ha generado incertidumbre e, incluso, contradicciones en los mensajes de miembros del gobernante Partido Socialista.
El diputado del PSUV Saúl Ortega aseguró el lunes en declaraciones a varios medios locales que Chávez iba a llegar en las "próximas horas", pero el propio Izarra salió a desmentir al legislador.
El presidente de Venezuela, Hugo Chávez, cumple once días desde que fue operado de urgencia de un absceso pélvico en La Habana, sin dar noticias sobre la fecha de su regreso y sin que el Gobierno dé detalles sobre su estado de salud.
La convalecencia de Chávez y sobre todo el silencio alrededor de ella ha generado incertidumbre e, incluso, contradicciones en los mensajes de miembros del gobernante Partido Socialista (PSUV) sobre el momento de su regreso, algo sobre lo que no hay noticias ciertas ni inciertas.
“El presidente se está recuperando bien”, indicó el ministro de Comunicación, Andrés Izarra, sin dar fechas sobre su posible retorno, al ser consultado por Efe.
La Presidencia venezolana expresó hoy las condolencias de Chávez por la muerte del contralor general, Clodosbaldo Russián, quien se encontraba internado en La Habana desde hacía más de un mes tras sufrir un accidente cerebrovascular, pero el mensaje está redactado en tercera persona.
“El Presidente de la República Bolivariana de Venezuela, Comandante Hugo Chávez Frías, en nombre del Gobierno y Pueblo venezolano expresa su profundo pesar por el fallecimiento del compatriota Clodosbaldo Russián”, indica el texto oficial.
El regreso del presidente ha generado esta semana mensajes contradictorios dentro del oficialismo. El diputado del PSUV Saúl Ortega aseguró el lunes en declaraciones a varios medios locales que Chávez iba a llegar en las “próximas horas”, pero el propio Izarra salió a desmentir al legislador.
“Falso lo dicho por Dip. Ortega. @chavezcandanga (usuario de Chávez en Twitter) aún en recuperación. Acompañémoslo con nuestro amor y solidaridad”, indicó Izarra en su cuenta de Twitter.
La cuenta de Chávez en esa red social, @chavezcandanga, en la que el presidente habitualmente informa de decretos y decisiones de gobierno es escrutada a diario por sus seguidores y periodistas en busca de novedades, pero hace quince días que se encuentran con el mismo tweet sobre una partida de fondos para alimento escolar.
Las últimas palabras del presidente venezolana hay que buscarlas el pasado día 12 en una entrevista con el canal Telesur en la que afirmó que su convalecencia no iba a ser larga pero no podía responder “con precisión” sobre la fecha de retorno.
Además, aseguró entonces que estaba en plenas facultades y que si no fuera así sería “el primero en tomar una decisión” al respecto.
Después de eso, los ministros de Chávez y el vicepresidente Elías Jaua han ido repitiendo que el mandatario se está recuperando de manera favorable.
El diario oficial cubano Granma publicó el día 18 unas fotografías de Chávez junto a Fidel Castro y el presidente Raúl Castro, un sistema que las autoridades cubanas utilizaron con asiduidad para dar cuenta de la evolución de la enfermedad del octogenario líder de la revolución.
Así las cosas, han empezado a circular rumores sobre la enfermedad que puede tener el presidente venezolano y las razones para una larga convalecencia.
The Rise of China's Economy - Thomas G. Rawski
THE RISE OF CHINA’S ECONOMY
By Thomas G. Rawski
Foreign Policy Research Institute, June 2011
Thomas G. Rawski, Professor of Economics and History, joined the University of Pittsburgh's faculty in 1985 after fourteen years at the University of Toronto. His research focuses on the nature and implications of recent developments and long-term changes in the economy of China. He delivered this paper at A History Institute for Teachers, March 19–20, 2011 on “China and India: Ancient Civilizations, Rising Powers, Giant Societies, and Contrasting Models of Development,” held at the University of Pennsylvania. This History Institute was co-sponsored by The Foreign Policy Research Institute’s Wachman Center as well as by three centers at the University of Pennsylvania – Center for East Asian Studies, South Asia Center, and Penn Lauder CIBER (Center for International Business Education and Research). [1]
China’s remarkable economic boom, now in its fourth decade, has spawned numerous discussions of “China’s Rise.” [2] Beijing’s self-congratulatory slogan “China’s peaceful rise” has advanced this theme. From a historical perspective, however, this terminology seems misplaced. Both the Ming (1368-1644) and Qing (1644-1912) empires occupied key positions in Asian trade and diplomacy. Crude figures compiled by Angus Maddison, author of several sweeping studies of global economic history, show China contributing nearly one-third of global output as late as 1820. The great boom of the late twentieth century has enabled China to regain some of the global economic weight and leverage that the Middle Kingdom enjoyed during the Ming and much of the Qing eras.
The industrial revolution pushed European and North American productivity far ahead of China and India, former giants whose combined share of global output plunged from nearly half to under one-tenth between 1820 and 1950. [3] Prior to 1800, Europeans — for example Marco Polo [4] — viewed China as prosperous and well-governed. As China’s relative economic position eroded, opinions shifted. Both Europeans and Chinese came to view China as a backward society whose very foundations—families, beliefs, values—obstructed progress. Hu Shi (1891-1962), a prominent philosopher who served as China’s wartime ambassador to the United States, summarized this perspective in Chabuduo xiansheng (差不多先生), a witty vignette portraying Chinese people as incapable of the precise thinking needed in the modern world. [5]
China’s recent economic boom, along with the success of Hong Kong, Taiwan, and Singapore, demonstrates that Chinese culture is not inimical to economic progress. Indeed, the opposite perspective, which sees Chinese society as unusually capable of producing individuals who can operate effectively in market systems, helps to explain China’s historic prominence as well as its recent economic surge.
(read complete text here)
By Thomas G. Rawski
Foreign Policy Research Institute, June 2011
Thomas G. Rawski, Professor of Economics and History, joined the University of Pittsburgh's faculty in 1985 after fourteen years at the University of Toronto. His research focuses on the nature and implications of recent developments and long-term changes in the economy of China. He delivered this paper at A History Institute for Teachers, March 19–20, 2011 on “China and India: Ancient Civilizations, Rising Powers, Giant Societies, and Contrasting Models of Development,” held at the University of Pennsylvania. This History Institute was co-sponsored by The Foreign Policy Research Institute’s Wachman Center as well as by three centers at the University of Pennsylvania – Center for East Asian Studies, South Asia Center, and Penn Lauder CIBER (Center for International Business Education and Research). [1]
China’s remarkable economic boom, now in its fourth decade, has spawned numerous discussions of “China’s Rise.” [2] Beijing’s self-congratulatory slogan “China’s peaceful rise” has advanced this theme. From a historical perspective, however, this terminology seems misplaced. Both the Ming (1368-1644) and Qing (1644-1912) empires occupied key positions in Asian trade and diplomacy. Crude figures compiled by Angus Maddison, author of several sweeping studies of global economic history, show China contributing nearly one-third of global output as late as 1820. The great boom of the late twentieth century has enabled China to regain some of the global economic weight and leverage that the Middle Kingdom enjoyed during the Ming and much of the Qing eras.
The industrial revolution pushed European and North American productivity far ahead of China and India, former giants whose combined share of global output plunged from nearly half to under one-tenth between 1820 and 1950. [3] Prior to 1800, Europeans — for example Marco Polo [4] — viewed China as prosperous and well-governed. As China’s relative economic position eroded, opinions shifted. Both Europeans and Chinese came to view China as a backward society whose very foundations—families, beliefs, values—obstructed progress. Hu Shi (1891-1962), a prominent philosopher who served as China’s wartime ambassador to the United States, summarized this perspective in Chabuduo xiansheng (差不多先生), a witty vignette portraying Chinese people as incapable of the precise thinking needed in the modern world. [5]
China’s recent economic boom, along with the success of Hong Kong, Taiwan, and Singapore, demonstrates that Chinese culture is not inimical to economic progress. Indeed, the opposite perspective, which sees Chinese society as unusually capable of producing individuals who can operate effectively in market systems, helps to explain China’s historic prominence as well as its recent economic surge.
(read complete text here)
De vuelta América Latina siglo XIX: confederación Bolivia-Peru
Por vezes eu me pergunto se o continente sul-americano (ou pelo menos sua parte centro-ocidental) tem o dom de fabricar personalidades bizarras, ou se os malucos pré-existentes (alguns desde tempos pré-colombianos) é que tem o dom de fabricar um continente surrealista.
Cabe, em todo caso, lembrar, a propósito dessa confederação, que os dois confederados foram derrotados uma primeira vez pelo Chile, na primeira guerra do Pacífico, tendo tropas chilenas invadido e saqueado Lima.
Não sei se isso vai acontecer outra vez, mas se a confederação rediviva (ainda que em projeto) tentar recuperar as terras perdidas na segunda guerra do Pacífico, a coisa pode esquentar...
Paulo Roberto de Almeida
Humala asegura a Morales que sueña con la “reunificación” de Bolivia y Perú
Infolatam/Efe
La Paz, 21 de junio de 2011
Las claves
"Sueño con la reunificación del Perú y Bolivia, sueño que en algún momento esa línea fronteriza desaparezca y volvamos a ser una misma nación", afirmó Humala.
En la entrevista con Morales hablaron de una agenda abierta para impulsar la integración cultural, económica y comercial, y la prosperidad de ambos países.
El presidente electo peruano, Ollanta Humala, dijo al mandatario boliviano, Evo Morales, al que visitó para analizar la integración bilateral, que sueña con que ambos países se reunifiquen, como cuando formaron una confederación de 1836 a 1839.
Humala alabó a Morales por su “identificación sobre todo con los más pobres”, y destacó que es “fundamental” que ambas naciones mantengan las mejores relaciones para su integración económica y cultural.
Humala, elegido el pasado día 5, señaló que su visita es un reconocimiento al trabajo de Morales por el desarrollo de Bolivia, así como al hecho de que sus pueblos son hermanos y tienen una relación especial.
“Es importante entender que el desarrollo del Perú involucra también, de todas maneras, lo que es el desarrollo de Bolivia y viceversa”, agregó.
“Para nosotros y particularmente para mi, es fundamental mantener siempre las mejores relaciones con Bolivia, con su gobierno, con su pueblo”, apuntó el nacionalista Humala.
El mandatario electo, que jurará su cargo el próximo 28 de julio, dijo que en la entrevista con Morales hablaron de una agenda abierta para impulsar la integración cultural, económica y comercial, y la prosperidad de ambos países.
Recordó que en Bolivia viven más de 30.000 peruanos que en su patria, afirmó, no tuvieron oportunidades de trabajo o educación durante los gobiernos anteriores.
De su parte, Morales destacó que la visita ha sido alentadora para las relaciones “de dos pueblos con la misma historia” y “dos países con mucha esperanza y futuro”.
“Esta visita ha sido para conversar anticipadamente y trabajar de manera conjunta con una agenda abierta en bien de dos pueblos”, dijo el anfitrión, al agradecer la visita.
Los mandatarios asistieron luego a un almuerzo con funcionarios y dirigentes de movimientos políticos y sociales afines a Morales.”Sueño con la reunificación del Perú y Bolivia, sueño que en algún momento esa línea fronteriza desaparezca y volvamos a ser una misma nación”, afirmó Humala ante funcionarios y dirigentes de sectores afines a Morales, en el almuerzo.
Humala declinó la invitación de Morales para celebrar con él esta madrugada, en la ciudadela preincaica de Tiahuanaco, el Año Nuevo Andino-Amazónico, que festeja el mítico año aimara 5519
Cabe, em todo caso, lembrar, a propósito dessa confederação, que os dois confederados foram derrotados uma primeira vez pelo Chile, na primeira guerra do Pacífico, tendo tropas chilenas invadido e saqueado Lima.
Não sei se isso vai acontecer outra vez, mas se a confederação rediviva (ainda que em projeto) tentar recuperar as terras perdidas na segunda guerra do Pacífico, a coisa pode esquentar...
Paulo Roberto de Almeida
Humala asegura a Morales que sueña con la “reunificación” de Bolivia y Perú
Infolatam/Efe
La Paz, 21 de junio de 2011
Las claves
"Sueño con la reunificación del Perú y Bolivia, sueño que en algún momento esa línea fronteriza desaparezca y volvamos a ser una misma nación", afirmó Humala.
En la entrevista con Morales hablaron de una agenda abierta para impulsar la integración cultural, económica y comercial, y la prosperidad de ambos países.
El presidente electo peruano, Ollanta Humala, dijo al mandatario boliviano, Evo Morales, al que visitó para analizar la integración bilateral, que sueña con que ambos países se reunifiquen, como cuando formaron una confederación de 1836 a 1839.
Humala alabó a Morales por su “identificación sobre todo con los más pobres”, y destacó que es “fundamental” que ambas naciones mantengan las mejores relaciones para su integración económica y cultural.
Humala, elegido el pasado día 5, señaló que su visita es un reconocimiento al trabajo de Morales por el desarrollo de Bolivia, así como al hecho de que sus pueblos son hermanos y tienen una relación especial.
“Es importante entender que el desarrollo del Perú involucra también, de todas maneras, lo que es el desarrollo de Bolivia y viceversa”, agregó.
“Para nosotros y particularmente para mi, es fundamental mantener siempre las mejores relaciones con Bolivia, con su gobierno, con su pueblo”, apuntó el nacionalista Humala.
El mandatario electo, que jurará su cargo el próximo 28 de julio, dijo que en la entrevista con Morales hablaron de una agenda abierta para impulsar la integración cultural, económica y comercial, y la prosperidad de ambos países.
Recordó que en Bolivia viven más de 30.000 peruanos que en su patria, afirmó, no tuvieron oportunidades de trabajo o educación durante los gobiernos anteriores.
De su parte, Morales destacó que la visita ha sido alentadora para las relaciones “de dos pueblos con la misma historia” y “dos países con mucha esperanza y futuro”.
“Esta visita ha sido para conversar anticipadamente y trabajar de manera conjunta con una agenda abierta en bien de dos pueblos”, dijo el anfitrión, al agradecer la visita.
Los mandatarios asistieron luego a un almuerzo con funcionarios y dirigentes de movimientos políticos y sociales afines a Morales.”Sueño con la reunificación del Perú y Bolivia, sueño que en algún momento esa línea fronteriza desaparezca y volvamos a ser una misma nación”, afirmó Humala ante funcionarios y dirigentes de sectores afines a Morales, en el almuerzo.
Humala declinó la invitación de Morales para celebrar con él esta madrugada, en la ciudadela preincaica de Tiahuanaco, el Año Nuevo Andino-Amazónico, que festeja el mítico año aimara 5519
terça-feira, 21 de junho de 2011
O mito da desindustrializacao (1) - Luiz Carlos Mendonça de Barros
A questão da desindustrialização
Luiz Carlos Mendonça de Barros
FSP, 21/06/2011
Um dos itens mais importantes na agenda dos debates sobre a economia tem sido a questão da chamada desindustrialização. Termo cunhado para caracterizar uma redução importante na participação da indústria no PIB, ela tem sido apresentada como um dos mais graves problemas a serem enfrentados nos próximos anos.
Na minha leitura existe uma série de erros de diagnóstico - principalmente em relação à China - que estão sendo cometidos pelos que defendem medidas radicais para reduzir a competição das importações de produtos industriais. Pretendo a seguir fazer algumas reflexões que possam ajudar nesse debate.
Eu dividiria as causas que estão por trás da perda de valor agregado na indústria brasileira em dois grupos principais. O primeiro compreende algumas mudanças por que passa uma economia de mercado como a brasileira quando ela amadurece. São forças que não devem ser combatidas, pois os benefícios que trazem para a sociedade são direitos dos cidadãos. É o caso da perda de parte da produção industrial local pelo aumento das importações por conta de um processo natural da abertura comercial de um país.
Mas quais os benefícios que um aumento das importações pode trazer a uma sociedade como a brasileira, se ele reduz o número de empregos na indústria, questionam muitos? O maior deles é que as importações, ao aumentarem a oferta de determinados bens nos mercados internos, reforçam a competição e permitem que os consumidores tenham acesso a produtos com os mesmos preços e qualidade dos existentes em outros países.
Temos um exemplo recente e emblemático dos benefícios da abertura das importações. Ele aconteceu com os preços do aço no mercado interno. Nossas siderúrgicas sempre trabalharam com um ágio de cerca de 30% em relação aos preços internacionais. Isso apesar de sermos um produtor importante de minério de ferro e que tem, nos custos de transporte marítimo, um item expressivo na formação de seus custos. Pois nos últimos anos, com as importações representando finalmente uma parte relevante da oferta de aço no mercado interno, esse ágio praticamente desapareceu. Os reflexos dessa convergência de preços internos e internacionais já podem ser identificados, por exemplo, na formação dos preços dos automóveis produzidos no Brasil.
Outra força positiva na economia criada por importações maiores é a utilização de componentes produzidos de maneira mais eficiente e barata em outros países. Ao se fazer essa integração, estamos aumentando o poder competitivo dos produtos finais - de maior valor agregado - que saem das linhas de produção de nossas indústrias. Esse é mais um exemplo de como a redução da produção em algumas áreas permite que se aumente em outras com valor agregado maior, principalmente no setor de bens de capital. Ou, dito em outras palavras, um exemplo em que a perda de emprego em algumas empresas seja compensada pelo aumento em outras, sem que o consumidor seja prejudicado.
Outra força natural que está por trás da perda da participação da indústria no PIB brasileiro está associada ao aumento da renda média do brasileiro nos últimos anos. Esse é um fenômeno que ocorre também em outras sociedades em que a economia de mercado prevalece. A participação da indústria em economias como a chinesa - que tem uma renda média igual a um terço da brasileira - é uma, em sociedades como a americana - com renda três vezes maior do que a nossa - é outra, bem menor. Na próxima década, quando se espera que a renda média do brasileiro dobre em termos reais, é natural que a indústria continue a perder importância relativa para o setor de serviços. Tentar evitar isso, com medidas coercitivas definidas pelo governo, seria agredir o metabolismo de uma economia de mercado em trajetória de expansão e criar desequilíbrios importantes no futuro.
Finalmente, nesse grupo de forças que nascem de uma dinâmica natural de uma economia de mercado, temos a que está associada à importância dos produtos primários na matriz de produção do Brasil de hoje. Vivemos em um mundo em que as matérias primas e alimentos passaram a valer mais do que um grande número de produtos industriais. Essa nova realidade reflete-se nos chamados termos de troca, ou seja, a relação entre os preços daquilo que exportamos e os de nossas importações. Há alguns anos essa relação era próxima de 0,9, ou seja, para cada US$ 100 que exportávamos podíamos importar o equivalente a US$ 90. Hoje essa mesma relação é 1,35.
A posição do Brasil hoje é muito parecida com a dos grandes exportadores de petróleo, com a diferença que a força de nossas exportações vem de um número grande de produtos primários. Mas o efeito macro econômico é o mesmo - uma moeda forte e valorizada - que prejudica nossa indústria. Nesse sentido vamos sofrer as mesmas dificuldades das encontradas pela Noruega, Rússia e países exportadores de petróleo do Oriente Médio.
No segundo grupo de forças que reforçam a tendência de perda de produção industrial estão fatores que podem ser reduzidos ou mesmo eliminados por ações do governo. Voltarei a eles em nosso próximo encontro.
Luiz Carlos Mendonça de Barros, engenheiro e economista, é diretor-estrategista da Quest Investimentos. Foi presidente do BNDES e ministro das Comunicações
Luiz Carlos Mendonça de Barros
FSP, 21/06/2011
Um dos itens mais importantes na agenda dos debates sobre a economia tem sido a questão da chamada desindustrialização. Termo cunhado para caracterizar uma redução importante na participação da indústria no PIB, ela tem sido apresentada como um dos mais graves problemas a serem enfrentados nos próximos anos.
Na minha leitura existe uma série de erros de diagnóstico - principalmente em relação à China - que estão sendo cometidos pelos que defendem medidas radicais para reduzir a competição das importações de produtos industriais. Pretendo a seguir fazer algumas reflexões que possam ajudar nesse debate.
Eu dividiria as causas que estão por trás da perda de valor agregado na indústria brasileira em dois grupos principais. O primeiro compreende algumas mudanças por que passa uma economia de mercado como a brasileira quando ela amadurece. São forças que não devem ser combatidas, pois os benefícios que trazem para a sociedade são direitos dos cidadãos. É o caso da perda de parte da produção industrial local pelo aumento das importações por conta de um processo natural da abertura comercial de um país.
Mas quais os benefícios que um aumento das importações pode trazer a uma sociedade como a brasileira, se ele reduz o número de empregos na indústria, questionam muitos? O maior deles é que as importações, ao aumentarem a oferta de determinados bens nos mercados internos, reforçam a competição e permitem que os consumidores tenham acesso a produtos com os mesmos preços e qualidade dos existentes em outros países.
Temos um exemplo recente e emblemático dos benefícios da abertura das importações. Ele aconteceu com os preços do aço no mercado interno. Nossas siderúrgicas sempre trabalharam com um ágio de cerca de 30% em relação aos preços internacionais. Isso apesar de sermos um produtor importante de minério de ferro e que tem, nos custos de transporte marítimo, um item expressivo na formação de seus custos. Pois nos últimos anos, com as importações representando finalmente uma parte relevante da oferta de aço no mercado interno, esse ágio praticamente desapareceu. Os reflexos dessa convergência de preços internos e internacionais já podem ser identificados, por exemplo, na formação dos preços dos automóveis produzidos no Brasil.
Outra força positiva na economia criada por importações maiores é a utilização de componentes produzidos de maneira mais eficiente e barata em outros países. Ao se fazer essa integração, estamos aumentando o poder competitivo dos produtos finais - de maior valor agregado - que saem das linhas de produção de nossas indústrias. Esse é mais um exemplo de como a redução da produção em algumas áreas permite que se aumente em outras com valor agregado maior, principalmente no setor de bens de capital. Ou, dito em outras palavras, um exemplo em que a perda de emprego em algumas empresas seja compensada pelo aumento em outras, sem que o consumidor seja prejudicado.
Outra força natural que está por trás da perda da participação da indústria no PIB brasileiro está associada ao aumento da renda média do brasileiro nos últimos anos. Esse é um fenômeno que ocorre também em outras sociedades em que a economia de mercado prevalece. A participação da indústria em economias como a chinesa - que tem uma renda média igual a um terço da brasileira - é uma, em sociedades como a americana - com renda três vezes maior do que a nossa - é outra, bem menor. Na próxima década, quando se espera que a renda média do brasileiro dobre em termos reais, é natural que a indústria continue a perder importância relativa para o setor de serviços. Tentar evitar isso, com medidas coercitivas definidas pelo governo, seria agredir o metabolismo de uma economia de mercado em trajetória de expansão e criar desequilíbrios importantes no futuro.
Finalmente, nesse grupo de forças que nascem de uma dinâmica natural de uma economia de mercado, temos a que está associada à importância dos produtos primários na matriz de produção do Brasil de hoje. Vivemos em um mundo em que as matérias primas e alimentos passaram a valer mais do que um grande número de produtos industriais. Essa nova realidade reflete-se nos chamados termos de troca, ou seja, a relação entre os preços daquilo que exportamos e os de nossas importações. Há alguns anos essa relação era próxima de 0,9, ou seja, para cada US$ 100 que exportávamos podíamos importar o equivalente a US$ 90. Hoje essa mesma relação é 1,35.
A posição do Brasil hoje é muito parecida com a dos grandes exportadores de petróleo, com a diferença que a força de nossas exportações vem de um número grande de produtos primários. Mas o efeito macro econômico é o mesmo - uma moeda forte e valorizada - que prejudica nossa indústria. Nesse sentido vamos sofrer as mesmas dificuldades das encontradas pela Noruega, Rússia e países exportadores de petróleo do Oriente Médio.
No segundo grupo de forças que reforçam a tendência de perda de produção industrial estão fatores que podem ser reduzidos ou mesmo eliminados por ações do governo. Voltarei a eles em nosso próximo encontro.
Luiz Carlos Mendonça de Barros, engenheiro e economista, é diretor-estrategista da Quest Investimentos. Foi presidente do BNDES e ministro das Comunicações
Mudancas na politica externa brasileira - Cesar Maia
O ex-prefeito Cesar Maia, em seu ex-blog, acha que a atual política externa se parece muito com a ex-política externa, se ouso dizer, num caso muito natural de encontros de ex-sss.
Afinal de contas, a presidente foi ex-ministra das Minas e Energia e ex-chefe da Casa Civil do ex-presidente Lula, que é ex-sindicalista e ex-presidente do PT (hoje só é presidente de honra, o que não sei se combina com sua postura, stricto e lato sensii, já que continua a mandar como antes).
Já o ministro das relações exteriores é ex-chefe de gabinete do ex-chanceler do ex-governo, ex-Subsecretário Geral de Assuntos Políticos, ex-embaixador em Washington, ex-Secretário Geral, e um dia será ex-chanceler, também.
Assim que todos se encontram nos ex-sss: a única coisa que não parece ser ex- é a política externa, que segundo o ex--refeito continua a mesma...
Paulo Roberto de Almeida
POLÍTICA EXTERNA COM DILMA: NADA, ABSOLUTAMENTE NADA MUDOU!
Ex-Blog do Cesar Maia
20 de junho de 2011
Coluna de Cesar Maia na Folha de S.Paulo (18/06/2011).
1. Parecia que a presidente Dilma Rousseff ia alterar a política externa populista do governo Lula. Declarações iniciais sobre direitos humanos, no caso de uma iraniana condenada a pena cruel, deu esperanças. Contudo eram só fogos de artifício. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, pelo tempo que viveu e serviu nos EUA, sinalizava moderação. Pura ilusão. Apenas sinalizava. Em pouco tempo, mostrou algo muito diferente.
2. Na decisão do Conselho de Segurança da ONU sobre a Líbia, o Brasil se absteve, com a Rússia e a China. Um aval ao desequilibrado ditador Gaddafi. Depois veio a pressão sobre o Congresso para rever o acordo de Itaipu, criando um grave precedente. O explícito chavista Marco Aurélio Garcia, assessor internacional da Presidência, justificou a revisão como uma ação "geopolítica". Melhor seria doar esses US$ 300 milhões da revisão do Tratado de Itaipu. A divulgação do conteúdo do laptop do comandante narcoguerrilheiro Raúl Reyes, evidenciando os espaços livres para as Farc no Brasil, não obteve do governo Dilma nem uma linha de preocupação e indicação investigativa.
3. A ostensiva atuação do governo, e do PT, na eleição peruana, suavizando a imagem do candidato chavista Ollanta Humala e dando-lhe apoio diplomático (nem tão discreto), foi na mesma direção. Dilma não quis receber a iraniana Shirin Ebadi, Prêmio Nobel da Paz. A decisão do STF sobre o caso do terrorista assassino Cesare Battisti teve claro envolvimento do governo Dilma, antes e depois, por meio do ministro da Justiça. Agora, o país enfrenta um constrangimento com os italianos, que fazem parte da formação econômica e cultural do Brasil contemporâneo.
4. Dias atrás, o ministro Patriota afirmou que a proposta de advertência ao governo sírio pela repressão com dezenas de mortos, apresentada ao Conselho de Segurança da ONU, não contava com o apoio do Brasil. Em entrevista na sede da ONU, nos EUA, disse com todas as letras: "Os ataques aéreos da Otan na Líbia causaram hesitação entre os membros do CS sobre a adoção de ações contra a Síria -país muito central quando se analisa a estabilidade no Oriente Médio. Ainda existe uma preocupação sistêmica sobre a implementação da resolução 1 .973 (Líbia). Penso que as preocupações sobre a implementação desta resolução estão influenciando a forma como as delegações olham para outras medidas que podem afetar outros países da região -a Síria em particular. Continuaremos monitorando a situação de perto antes de adotarmos uma posição sobre esta proposta específica".
5. Em resumo: nada, absolutamente nada, mudou de substancial na política externa além de uma maquiagem inicial, que logo desbotou.
===========
Promovendo um comentário (de um visitante habitual e dotado de humor inteligente), totalmente sagaz, mas cujo conteúdo seria formal e expressamente recusado (e desprezado) por certa diplomacia grandiloquente, megalomanianca, aquela que não precisa pedir permissão a ninguém para expressar uma opinião (parece que antigamente, na belle Époque, a gente tinha de pedir permissão ao Império, não só para fazer algo, como sobretudo para ousar pensar de forma independente e não submissa).
Paulo Roberto de Almeida
Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Mudancas na politica externa brasileira - Cesar Ma...":
pragmatismo (ir)responsável e prescindente...o que diria um vestusto, mas sagaz, "empregado do Itamaraty"...
"(...)no caso do Brasil aconselha moderação, pois não temos um excedente de poder, ou de atração econômica e cultural, que nos permita mantermos a boa convivência e a receptividade política e diplomática alheia se errarmos demais. Não nos podemos dar ao luxo de 'mancadas', como é possível acontecer, sem perdas importantes, no caso de superpotências.(...)".
"(...)Cabe calibrar, afinar, regular as decisões, as atitudes ostensivas, de forma a, simultaneamente, dar relevância à posição do país,não perder oportunidades (sobretudo mantê-las abertas para o futuro); e não assumir funções de juiz ou professor.(...)".
"(...)Para Manter esse tipo de equilíbrio, era oportuno evitar a gloríola de alardear 'vitórias diplomáticas', evitar as manifestações a posteriori e tomar credito na base do 'eu não disse?', não pensar que política externa se pode reduzir a um exercicio de 'relações públicas'(...)".
"(...)Não é do temperamento brasileiro, nem digo do Itamaraty, o quixotismo. Não é do nosso hábito nos enfeitarmos com pena de pavão.(...)".
*Ramiro Saraiva Guerreiro; in:"LEMBRANÇAS DE UM EMPREGADO DO ITAMARATY"; São Paulo; Siciliano, 1992.
Vale!
========
Como diriam alguns, de alguém: "Ele é capaz do pior e do melhor, sendo que ele é melhor sendo o pior..."
Afinal de contas, a presidente foi ex-ministra das Minas e Energia e ex-chefe da Casa Civil do ex-presidente Lula, que é ex-sindicalista e ex-presidente do PT (hoje só é presidente de honra, o que não sei se combina com sua postura, stricto e lato sensii, já que continua a mandar como antes).
Já o ministro das relações exteriores é ex-chefe de gabinete do ex-chanceler do ex-governo, ex-Subsecretário Geral de Assuntos Políticos, ex-embaixador em Washington, ex-Secretário Geral, e um dia será ex-chanceler, também.
Assim que todos se encontram nos ex-sss: a única coisa que não parece ser ex- é a política externa, que segundo o ex--refeito continua a mesma...
Paulo Roberto de Almeida
POLÍTICA EXTERNA COM DILMA: NADA, ABSOLUTAMENTE NADA MUDOU!
Ex-Blog do Cesar Maia
20 de junho de 2011
Coluna de Cesar Maia na Folha de S.Paulo (18/06/2011).
1. Parecia que a presidente Dilma Rousseff ia alterar a política externa populista do governo Lula. Declarações iniciais sobre direitos humanos, no caso de uma iraniana condenada a pena cruel, deu esperanças. Contudo eram só fogos de artifício. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, pelo tempo que viveu e serviu nos EUA, sinalizava moderação. Pura ilusão. Apenas sinalizava. Em pouco tempo, mostrou algo muito diferente.
2. Na decisão do Conselho de Segurança da ONU sobre a Líbia, o Brasil se absteve, com a Rússia e a China. Um aval ao desequilibrado ditador Gaddafi. Depois veio a pressão sobre o Congresso para rever o acordo de Itaipu, criando um grave precedente. O explícito chavista Marco Aurélio Garcia, assessor internacional da Presidência, justificou a revisão como uma ação "geopolítica". Melhor seria doar esses US$ 300 milhões da revisão do Tratado de Itaipu. A divulgação do conteúdo do laptop do comandante narcoguerrilheiro Raúl Reyes, evidenciando os espaços livres para as Farc no Brasil, não obteve do governo Dilma nem uma linha de preocupação e indicação investigativa.
3. A ostensiva atuação do governo, e do PT, na eleição peruana, suavizando a imagem do candidato chavista Ollanta Humala e dando-lhe apoio diplomático (nem tão discreto), foi na mesma direção. Dilma não quis receber a iraniana Shirin Ebadi, Prêmio Nobel da Paz. A decisão do STF sobre o caso do terrorista assassino Cesare Battisti teve claro envolvimento do governo Dilma, antes e depois, por meio do ministro da Justiça. Agora, o país enfrenta um constrangimento com os italianos, que fazem parte da formação econômica e cultural do Brasil contemporâneo.
4. Dias atrás, o ministro Patriota afirmou que a proposta de advertência ao governo sírio pela repressão com dezenas de mortos, apresentada ao Conselho de Segurança da ONU, não contava com o apoio do Brasil. Em entrevista na sede da ONU, nos EUA, disse com todas as letras: "Os ataques aéreos da Otan na Líbia causaram hesitação entre os membros do CS sobre a adoção de ações contra a Síria -país muito central quando se analisa a estabilidade no Oriente Médio. Ainda existe uma preocupação sistêmica sobre a implementação da resolução 1 .973 (Líbia). Penso que as preocupações sobre a implementação desta resolução estão influenciando a forma como as delegações olham para outras medidas que podem afetar outros países da região -a Síria em particular. Continuaremos monitorando a situação de perto antes de adotarmos uma posição sobre esta proposta específica".
5. Em resumo: nada, absolutamente nada, mudou de substancial na política externa além de uma maquiagem inicial, que logo desbotou.
===========
Promovendo um comentário (de um visitante habitual e dotado de humor inteligente), totalmente sagaz, mas cujo conteúdo seria formal e expressamente recusado (e desprezado) por certa diplomacia grandiloquente, megalomanianca, aquela que não precisa pedir permissão a ninguém para expressar uma opinião (parece que antigamente, na belle Époque, a gente tinha de pedir permissão ao Império, não só para fazer algo, como sobretudo para ousar pensar de forma independente e não submissa).
Paulo Roberto de Almeida
Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Mudancas na politica externa brasileira - Cesar Ma...":
pragmatismo (ir)responsável e prescindente...o que diria um vestusto, mas sagaz, "empregado do Itamaraty"...
"(...)no caso do Brasil aconselha moderação, pois não temos um excedente de poder, ou de atração econômica e cultural, que nos permita mantermos a boa convivência e a receptividade política e diplomática alheia se errarmos demais. Não nos podemos dar ao luxo de 'mancadas', como é possível acontecer, sem perdas importantes, no caso de superpotências.(...)".
"(...)Cabe calibrar, afinar, regular as decisões, as atitudes ostensivas, de forma a, simultaneamente, dar relevância à posição do país,não perder oportunidades (sobretudo mantê-las abertas para o futuro); e não assumir funções de juiz ou professor.(...)".
"(...)Para Manter esse tipo de equilíbrio, era oportuno evitar a gloríola de alardear 'vitórias diplomáticas', evitar as manifestações a posteriori e tomar credito na base do 'eu não disse?', não pensar que política externa se pode reduzir a um exercicio de 'relações públicas'(...)".
"(...)Não é do temperamento brasileiro, nem digo do Itamaraty, o quixotismo. Não é do nosso hábito nos enfeitarmos com pena de pavão.(...)".
*Ramiro Saraiva Guerreiro; in:"LEMBRANÇAS DE UM EMPREGADO DO ITAMARATY"; São Paulo; Siciliano, 1992.
Vale!
========
Como diriam alguns, de alguém: "Ele é capaz do pior e do melhor, sendo que ele é melhor sendo o pior..."
Assinar:
Comentários (Atom)
Postagem em destaque
Livro Marxismo e Socialismo finalmente disponível - Paulo Roberto de Almeida
Meu mais recente livro – que não tem nada a ver com o governo atual ou com sua diplomacia esquizofrênica, já vou logo avisando – ficou final...
-
Uma preparação de longo curso e uma vida nômade Paulo Roberto de Almeida A carreira diplomática tem atraído número crescente de jovens, em ...
-
FAQ do Candidato a Diplomata por Renato Domith Godinho TEMAS: Concurso do Instituto Rio Branco, Itamaraty, Carreira Diplomática, MRE, Diplom...
-
Liberando um artigo que passou um ano no limbo: Mercosul e União Europeia: a longa marcha da cooperação à associação Recebo, em 19/12/2025,...
-
Mercado Comum da Guerra? O Mercosul deveria ser, em princípio, uma zona de livre comércio e também uma zona de paz, entre seus próprios memb...
-
O destino do Brasil? Uma tartarug a? Paulo Roberto de Almeida Nota sobre os desafios políticos ao desenvolvimento do Brasil Esse “destino” é...
-
Desde el post de José Antonio Sanahuja Persles (Linkedin) Con Camilo López Burian, de la Universidad de la República, estudiamos el ascens...
-
Quando a desgraça é bem-vinda… Leio, tardiamente, nas notícias do dia, que o segundo chanceler virtual do bolsolavismo diplomático (2019-202...
-
ÚLTIMO ENCONTRO DO CICLO DE HUMANIDADES 2025- 🕊️ A Paz como Projeto e Potência! 🌎 Acadêmicos, pesquisadores e todos os curiosos por um ...
-
O Brics vai de vento em popa, ao que parece. Como eu nunca fui de tomar as coisas pelo seu valor de face, nunca deixei de expressar meu pen...