Um debate sobre a ordem mundial com proponentes das teses russas sobre as ameaças do Ocidente
Paulo Roberto de Almeida
Participei, nesta sexta-feira 5/02/2026, da TV GGN, a convite de seu organizador Luiz Nassif, de um debate, ou melhor de uma sessão de perguntas e respostas, sobre a ordem mundial, programa que pode ser visto neste canal: https://www.youtube.com/watch?v=qPZEaWfhnwg
Suspeito que nem o Luiz Nassif, nem a sua audiência gostaram de meus argumentos, que não se casavam muito bem com certas convicções ingênuas, para não dizer completamente equivocadas, sobre a OTAN como uma ameaça à segurança da Rússia, que estaria sendo supostamente ameaçada pela Europa e pela Otan. Relembrei alguns fatos básicos da história mundial do século XX e das últimas décadas.
Existe em certos meios no Brasil essa ideia de que a “dominação ocidental” representa um perigo existencial à segurança da Rússia, daí a sua “defesa” contra a Ucrânia, pessoas que aliás desconsideram completamente os crimes de guerra e contra a humanidade que Putin e as forças russas estão perpetrando continuamente na Ucrânia, o que representa um sério desafio às concepções e posturas da diplomacia brasileira tradicional, comprometida com a Carta da ONU, os princípios mais elementares do Direito Internacional e as próprias cláusulas de relações internacionais da CF-1988.
O debate foi interrompido no meio pelo próprio Luiz Nassif, que provavelmente não apreciou meus comentários que não se alinham a um certo conjunto de teses típicas de um diplomacia partidária atualmente em vigor no governo brasileiro. Apenas recomendo às pessoas que pretendam conhecer meu pensamento e postura, que leiam alguns de meus artigos disponíveis no blog Diplomatizzando, ou no site da revista digital Será?, com a qual colaboro regularmente desde outubro de 2025.
Vou postar uma lista desses artigos no meu blog. Estou, como sempre, aberto ao debate, com uma certa aderência a fatos, mais do que a certas concepções ideologicamente determinadas.
Paulo Roberto de Almeida
Brasilia, 6/02/2026
Nenhum comentário:
Postar um comentário