Uma mensagem minha à TVGGN sobre a Geopolítica dos tempos presentes:
Leio a seguinte definição no site do GGN, esse valoroso empreendimento do jornalista Luiz Nassif, depois de minha entrevista no Canal GGN nesta semana (e agradeço o convite), que está disponível no seguinte link:
https://www.youtube.com/watch?v=qPZEaWfhnwg
“Observatorio de Geopolitica
O Observatório de Geopolítica do GGN tem como propósito analisar, de uma perspectiva crítica, a conjuntura internacional e os principais movimentos do Sistemas Mundial Moderno. Partimos do entendimento que o Sistema Internacional passa por profundas transformações estruturais, de caráter secular. E à partir desta compreensão se direcionam nossas contribuições no campo das Relações Internacionais, da Economia Política Internacional e da Geopolítica.
Pois bem: fui entrevistado recentemente pelo próprio Luiz Nassif, a respeito dos atuais impasses nucleares entre Russia e EUA, com o fim do Start, um dis elementos transitórios mais preocupantes da atual conjuntura internacional em matéria de segurança.
O debate não foi concluído, pois justamente não pude me expressar sobre as implicações geopolíticas (e outras) dessa importante questão, pelo fato de o Nassif ter cortado nossa conversa intempestivamente, talvez pelo tempo, ou pelo fato de certo desvio nos temas principais ou ainda pelo fato de eu ter contestado certos argumentos que tocam a fundo em concepções arraigadas de realismo cínico (à la John Mearsheimer, por exemplo), na questão da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia.
Apenas gostaria de transmitir esta minha impressão sobre a interrupção repentina de um debate importante sobre uma das questões mais relevantes da Geopolítica de nossos tempos (em relação às três grandes potências) e que não pode ser concluído.
O fechamento do debate deixou questões sem respostas minhas e talvez tenha frustrado parte da audiência, embora alguns demonstrassem total anuência às posições russas nesse contexto.
Agradeceria eventual reação.
Cordialmente, o abraço do
Nenhum comentário:
Postar um comentário