Exatamente 811 anos após a assinatura (imposta ao rei João Sem Terras), a Magna Carta é finalmente aplicada na Inglaterra:
Ninguém está acima da lei, nem mesmo o rei (neste caso a realeza, o príncipe Andrews).Reproduzo aqui o que se diz sobre a Magna Carta, nos territórios de Madame IA:
A Magna Carta, promulgada em 15 de junho de 1215 na Inglaterra pelo Rei João, foi um documento fundamental que estabeleceu, pela primeira vez, que o rei estava sujeito à lei, limitando seu poder absoluto. Imposta por barões rebeldes devido a impostos excessivos e abusos, ela garantiu direitos essenciais, como o devido processo legal e a justiça para "homens livres".
Principais Pontos da Magna Carta (1215):
Limitação do Poder Real: O rei não podia mais impor impostos (como scutage) sem o consentimento do "Conselho Comum" do reino.
Império da Lei: Estabeleceu que ninguém, nem mesmo o monarca, estava acima da lei.
Direito a um Julgamento Justo (Artigo 39): Nenhum homem livre poderia ser preso, exilado ou ter suas propriedades confiscadas, a menos que por julgamento legal de seus pares ou pela "lei da terra".
Proteção da Igreja: Garantiu a liberdade da Igreja inglesa contra interferências governamentais.
Raízes Democráticas: A necessidade de consulta aos barões para novos impostos lançou as bases para o futuro Parlamento inglês.
Voilà, finalmente aplicam a Magna Carta a um membro da realeza. Viva a Magna Carta...
Nenhum comentário:
Postar um comentário