O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

America Latina: crescendo firme?

Eu pessoalmente acho que o pessoal que fez esse relatório é muito otimista: quase toda a América Latina, hoje, é dependente do crescimento da China. Portanto, se a China despencar ou acontecer algum outro problema de monta, a América Latina pode vir abaixo....
Paulo Roberto de Almeida


América Latina deve passar incólume por recessão 
Relatório do Fórum Econômico Mundial destaca o desempenho dos países da região e os desafios comuns que podem prejudicar o crescimento a longo prazo
7/09/2011 

Um relatório divulgado nesta quarta-feira, 7, pelo Fórum Econômico Mundial (FEM) aponta que a América Latina não deve ser atingida por uma possível recessão e destaca o desempenho dos países da região.
Ainda de acordo com o relatório, a perspectiva para a América Latina é ótima para os próximos anos. O FEM também destaca que a região conseguiu superar a recessão global de 2008: “Com uma taxa de crescimento em torno de 6% em 2010 e taxas previstas de 4,75% para 2011 e de 4,25% para 2012, a região reduziu o diferencial de produção e o excesso de capacidade gerado nos anos da recessão, superando em resultados as economias mais avançadas”.
Indícios de superaquecimento
O FEM alerta, entretanto, para sinais de superaquecimento de alguns países exportadores de matérias-primas da região, como Chile e Brasil. “Há pressões inflacionárias que começaram a se acentuar e que são cada vez mais preocupantes”, adverte.
Após subir cinco posições em relação ao ano anterior, o Brasil ocupa atualmente o 53º lugar no ranking de competitividade elaborado anualmente pelo Fórum Econômico Mundial, que engloba 142 países. O Chile segue como o país mais competitivo da região, na 31ª posição. Os dez primeiros do ranking são Suíça, Cingapura, Suécia, Finlândia, EUA, Alemanha, Países Baixos, Dinamarca, Japão e Reino Unido.
Desafios
Além do Brasil, outros países da América Latina também subiram algumas posições no ranking deste ano, incluindo México (de 66º para 58º), Peru (de 73º para 67º), Bolívia (de 108º para 103º), Equador (de 105º para 101º), Panamá (de 53º para 49º), Argentina (de 87º para 85º) e Uruguai (de 64º para 63º).
O FEM também destaca quatro desafios comuns para as economias da região que podem prejudicar o crescimento a longo prazo. São eles: fraqueza institucional e consequente insegurança, deficiência da infraestrutura, ineficaz repartição da produção e dos recursos humanos e atraso em matéria de inovação em relação a outras nações emergentes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Firme na torcida contra, Prazão! Vamos pensar negativo! Se a gente torcer bastante, daqui até 2014 é só crise! Daí só precisamos convencer o povão de que a culpa pela maior crise global da história é do LULA/DILMA e pimba, o poder é nosso de novo!

Paulo Roberto de Almeida disse...

Caro Anônimo Governista (e leitor descuidado),
Você, como vários outros anônimos governistas que frequentam, leem, se debatem com raiva em relação a este modesto blog, ficam extremamente ansiosos para ler, não as matérias que eu posto (e 90% do que eu posto é pura seleção de matérias da imprensa, sem minha interferência, portanto), mas meus comentários iniciais.
Tamanha é a ansiedade governista, que desta vez você nem reparou que eu sequer toquei no nome deste país que o acolhe tão generosamente e que também é o meu. Seja por patriotismo, seja por sabujice ao governo, você se apresseou em falar de crise, de eleições, quando eu sequer toquei no nome do Brasil, falando apenas de tendências econômicas da América Latina.
Acho que você tem duas fixações doentias: uma é contrariar sempre meus comentários, outra é servir a esse governo que você acha ótimo, mesmo anonimamente, ainda que você, no recesse de sua caverna governista você se deleita com amigos e colegas ao dizer que colocou mais um comentário contra um brasileiro vil (eu, claro), que está sempre criticando o governo, por qualquer motivo.

Governista Anônimo,
Eu lhe recomendo abrir o seu próprio blog a favor do governo, e depois passar no caixa do governo para recolher o seu dinheiro, merecido ou não (acho que você tem muitos adesistas oportunistas na fila).
Aprenda uma coisa, se você já não sabe.
Fazer blog a favor, é coisa de quem não pensa, só adere, bestamente. Deixe isso com os propandistas do governo, pois o governo já gasta muito do seu, do meu, do nosso dinheiro com eles e eles já estão aí para isso mesmo: fazer propaganda descarada a favor, recolhendo milhões com isso, e dando risada dos trouxas que pagam e acham bonito ("as mãos do povo", que bonito!).

Este blog pensa, ou pelo menos o seu autor, e gosta de repetir como fazia o sábio Millor Fernandes:
"Jornalismo de verdade é sempre do contra. O resto é armazém de secos e molhados".
A função do pensamento crítico é esta: dedicar-se ao que está errado, pois o que está bem o governo já propagandeia (mesmo equivocadamente e hipocritamente) com o nosso dinheiro.
Eu vou sempre agir assim: se você não está contente, abra o seu blog e faça o trabalho dos assalariados do poder.
Eu não tenho problema em ser um servidor do Estado, mas não costumo deixar o cérebro na portaria quando entro no trabalho. Se você o faz, lamento por você, e só posso lhe desejar sorte e felicidade.
Eu fico com minha consciência e minha honestidade.
Por fim: da próxima vez, leia o que escrevi, antes de se posicionar contra este autor.
Não estou aqui para contentar ninguém, apenas para fazer as pessoas pensarem...
Mas você pode se excluir, claro...
Paulo Roberto de Almeida
(um anarco-pensador...)