O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 6 de junho de 2009

1145) Mauricio David: um amigo liberto dos grilhoes

Mensagem de despedida e de saudacoes, de um dos melhores amigos que tenho, Mauricio David, lutador quixotesco das boas causas, injustiçado como muitos, obrigado ao exílio como tantos, vencedor na batalha das idéias, nem tão feliz na batalha do poder, mas é porque esta batalha é sempre ganha pelos oportunistas, pelos carreiristas, pelos que se vendem e pelos que mentem, e ele nunca soube fazer essas coisas, reto de caráter e sempre cheio de boas intenções. Pessoas como ele são necessárias, mas também sofrem por não realizarem todos os seus sonhos e esperanças.
A alma, de fato, não é pequena, mas a vida é apenas muito curta para que possamos dar todo o sentido do bom combate.
Em todo caso, minha homenagem a um amigo que se manteve reto...

Meus caros:

A partir de hoje sou um homem livre ! Obtive a minha carta de alforria dos grilhões do BNDES, aposentado que estou...

E aproveito a oportunidade para lhes enviar uma cópia da circular que remeti no dia de ontem aos meus colegas e amigos do BNDES, uma espécie de testamento ou memorial que bem expressa o que sinto e penso :

,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,

Caros colegas e amigos do BNDES :

Todo homem tem a sua hora e sua vez, já dizia Guimarães Rosa... Pois finalmente, depois de peleas incomensuráveis, que só um Borges poderia descrever, estou obtendo a minha carta de alforria e, a partir de hoje, serei um homem livre : aposentado estarei, livre do jugo da catraca eletrônica e com tempo e disposição para lutar pelas causas quixotescas que movem o mundo... Ao final, tudo terá valido a pena, apesar da luta não ter sido pequena...

E já que usei acima estes versos do Fernando Pessoa, nada melhor que lhes deixar como presente de despedida alguns versos do Pessoa no Poema em Linha Reta:

Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
Todos os meus conhecidos tem sido campeões de tudo.
.............................................................................
Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenho agachado
Para fora da possibilidade do soco;
Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas,
Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo.

Toda a gente que eu conheço e que fala comigo
Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho.
Nunca foi senão príncipe- todos eles príncipes- na vida...

Quem me dera ouvir de alguém a voz humana
Quer confessasse não um pecado, mas uma infâmia ;
Que contasse, não uma violencia, mas uma cobardia !
Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.
Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil ?
Ó príncipes, meus irmãos

Arre, estou farto de semideuses !
Onde é que há gente no mundo ?

Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra ?


.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Arre, na virada dos sessenta e três anos, começo vida nova... Na cabeça. planos de trezentos e oitenta e quatro livros a escrever... Algumas dezenas de milhares a ler...Dos netos a vida desfrutar, vendo a semente florescer nas descendencia...
E o propósito firme e decidido de não abandonar as grandes causas, pois não há repouso para o guerreiro nem fim para as batalhas da vida...

Meus próximos anos ainda padecem de algumas indefinições. Mas minha tendencia é retornar para a minha Alma Mater, na Sorbonne, em Paris. Com uma esticada de por meio em Nova York (Columbia) ou Washington (Wilson Center ou SAIS), se a compatibilização for possível.

Mas em qualquer paradeiro do mundo serei o mesmo de sempre : às vezes irreverente, o mais das vezes bonachão, frequentemente mais disposto a conversar sobre filosofia, política e economia do que sobre futebol, praia ou novelas de televisão... O que de fazer se há ? Deste barro sou feito e assim permanecerei, até a desintegração final.

Mas, quando toparem com o velho amigo, seja nas margens do Sena ou do Hudson ou Potomac, podem ficar certos de que sempre terei uma última dica de leitura para dar ou uma última crítica ferina e descarga de ironia sobre os poderosos para proferir. Pois este é o sal e o açúcar da vida...

Até breve, pois ! Levarei desta caixa-preta às margens da Avenida Chile plantada as mais inolvidáveis recordações... Algumas boas, outras nem tanto, três ou quatro realmente péssimas. Passarei a borracha nas amargas, pois as boas lembranças são as que fazem a pena ter vivido...

E, para os que me possibilitaram partir agora com um leque de boas recordações, o meu eterno agradecimento,

Ver-nos-emos nas esquinas da vida,
o amigo
Mauricio

Um comentário:

André disse...

Bela mensagem, assim como a citação.