Temas de relações internacionais, de política externa e de diplomacia brasileira, com ênfase em políticas econômicas, em viagens, livros e cultura em geral. Um quilombo de resistência intelectual em defesa da racionalidade, da inteligência e das liberdades democráticas.
terça-feira, 10 de novembro de 2009
1491) Edital do Concurso do Itamaraty - 2010
COMUNICADO
O Instituto Rio Branco (IRBr) e o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB) comunicam que o candidato poderá solicitar a inscrição exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/diplomacia2010, solicitada no período entre 15 horas do dia 10 de novembro de 2009 e 23 horas e 59 minutos do dia 13 de dezembro de 2009, horário oficial de Brasília/DF.
Brasília/DF, 9 de novembro de 2009.
4 comentários:
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.
Caro Professor,
ResponderExcluirSou um futuro candidato à carreira, que pretende prestar o concurso só a partir de 2012, quando concluo a graduação. O Sr. teria alguma perspectiva de como serão, de modo geral, os futuros processos seletivos? Será que há a possibilidade de termos anos em que não se ofereça nenhuma ou quase nenhuma vaga? Existiria algum conselho especial ao futuro-candidato, diferente daquele normalmente dado aos candidatos de agora?
Muito obrigado,
Abraços
Os concursos continuarao a ser realizados normalmente, nas mesmas bases de exigencias, com vagas mais reduzidas do que nos ultimos anos (ou seja, em torno de 30 a 40 a cada ano).
ResponderExcluirO futuro candidato deve continuar a se preparar de maneira tao exigente quanto agora, talvez mais, pelo aumento do numero de concorrentes em relacao as vagas...
Prezado Professor, analisando as exigências para o concurso, abri da minha inscrição (pelo menos nesta oportunidade, afinal sou brasileira e nunca desisto) pois embora tenha acabado de concluir um MBA pela FGV com um bom aproveitamento, a questão de línguas: espanhol e francês não domino (apenas inglês e italiano). O mestre acha q agi corretamente. Quais as suas sugestões?
ResponderExcluirOlá, estava preocupado com o meu francês na prova, creio que muitos estão, até que encontrei um curso de francês direcionado para o Itamaraty e outras provas, o nome do lugar é IFESP ( www.ifesp.com.br ), recomendo, pois eles contam também com professores nativos e é uma experiência muito agradável!
ResponderExcluirRecomendo a todos que estão preocupados com o francês no Itamaraty, assim como eu estava.
Até logo, e continuem com os ótimos posts.