O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Ex-presidente do BC e economista rigoroso, Pastore morre aos 84 anos - Sergio Lamucci (Valor)

Ex-presidente do BC e economista rigoroso, Pastore morre aos 84 anos

Memória Colegas destacam rigor teórico sempre presente e criteriosa análise de dados

Sergio Lamucci - De São Paulo

Valor Econômico, 22/02/2024

 

O economista Affonso Celso Pastore morreu na madrugada da quarta-feira, aos 84 anos. Ex-presidente do Banco Central (BC) e ex-secretário da Fazenda de São Paulo, Pastore passou por uma cirurgia no sábado no Hospital Albert Einstein, após sofrer um acidente vascular na perna, ficando desde então na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Admirado por várias gerações de economistas, Pastore se destacou pelo rigor e pelo apreço à evidência empírica em seus estudos e análises. A sua vida e obra foram "um exemplo emblemático da linha de pesquisa baseada no rigor teórico e, principalmente, na busca incessante de uma análise criteriosa dos dados", como escrevem llan Goldfajn, hoje presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e o jornalista Fernando Dantas no prefácio do livro "A Economia com Rigor - Homenagem a Affonso Celso Pastore". 

Para Ilan, também ex-presidente do BC, Pastore foi "o maior expoente e promotor do foco na ciência para a análise de políticas econômicas" no Brasil, no uso da evidência para se avaliar, aprender e implementar políticas e reformas que venham a beneficiar as sociedades. . "Nas décadas seguintes, dedicou-se a temas da macroeconomia como a política cambial e a inflação." A primeira posição de maior destaque de Pastore no setor público ocorreu quando se tornou secretário da Fazenda paulista, entre 1979 e 1983, nos governos de Paulo Maluf e José Maria Marin. Mas o maior desafio veio no BC, instituição que comandou entre setembro de 1983 e março de 1985. "Eu estava no meio de uma aula quando veio um telefonema. Era do Delfim [Netto]. Ele me disse que o [Ernane] Galvêas [então ministro da Fazenda] ia me ligar e me convidar para ser o presidente do Banco Central. "Você tem meia hora para pensar a resposta, se vai aceitar ou não." Meia hora depois ligou o Galvêas.", disse Pastore, em entrevista publicada no livro "A Economia com Rigor".

"Acabei tendo um fim de semana para pensar, falar com a família, ver o que eu fazia e o que não fazia, conversar com Delfim e Galvêas, pensar bem qual era o tamanho da encrenca. Na segunda-feira eu disse sim e fui." Pastore conta que assumiu o BC com reservas em caixa negativas e centralização cambial, dando uma medida da dificuldade da situação.

No ano anterior, o Brasil havia Como economista, Pastore acumulou grande produção intelectual. Foi professor na Faculdade de Economia e Administração da USP, onde se graduou em 1961. Concluiu o doutorado também na FEA-USP, em 1969. No fim dos anos 90 e começo dos anos 2000, deu aulas na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV EPGE). "Não consigo trabalhar sem conteúdo empírico. Para fazer análise econômica, é preciso testar hipóteses. O critério de demarcação da ciência é: a proposição tem que ser testável", disse em entrevista para o livro "Conversas com Economistas".

Um resumo em sequência histórica do trabalho de Pastore na busca de evidências empíricas na área preferencial que adotou está no livro "Inflação e Crises - O Papel da Moeda" (Elsevier). São oito capítulos, que vêm da tentativa de estabilização na época do regime militar, em 1964, e chegam ao fracasso da chamada "nova matriz" de política macroeconômica, nos quais ele acompanha o desenrolar do processo inflacionário no contexto de políticas econômicas adotadas (em quatro capítulos, sua mulher, Maria Cristina Pinotti, é coautora). Quando o livro foi publicado, em 2015, haviam se passado 46 anos desde a conclusão de seu doutorado e a defesa da tese "A Resposta da Produção Agrícola aos Preços no Brasil".

Num dos artigos do livro "A Economia com Rigor", Samuel Pessoa, do FGV Ibre e chefe de pesquisa do Julius Baer Brasil, e Marcos Lisboa, ex-secretário de Política Econômica da Fazenda, observam que Pastore começou estudando temas da microeconomia, como o impacto dos suspendido o pagamento aos credores internacionais e instituir a controles cambiais, na esteira da moratória do México, declarada em 1982. À sobrecarga dos aumentos dos preços do petróleo somavam-se os efeitos da elevação dos juros internacionais provocada pela alta das taxas efetivada nos Estados Unidos para conter a inflação. O Brasil já vivia, desde antes, os prenúncios de uma crise

Economistas e autoridades lamentaram a morte de Affonso Celso Pastore, destacando a importância dos seus estudos para a economia brasileira, a capacidade e curiosidade intelectual e a sua atuação em cargos públicos, como a presidência do Banco Central e a secretária da Fazenda paulista.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que Pastore sempre defendeu a autonomia da instituição e outros projetos do órgão. O economista, segundo Campos Neto, se dizia apaixonado pelo BC e que sempre atuaria em defesa da autoridade monetária.

O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, também ex-presidente do BC, destacou a "perda enorme" para o pensamento econômico brasileiro. "Convivemos em diversos ciclos ao longo dos anos sempre com troca de ideias interessantes, férteis, criativas e profundas. Era economista de nível elevadíssimo e sinto a perda de um grande amigo." Incansável, detentor de rigor analítico e técnico invejável, descreveu a economista Zeina Latif, ao falar de seu orientador no mestrado e doutorado. "Os economistas não têm bola de cristal, não acertam todos os cenários. O que os economistas fazem é usar rigor analítico, ter cuidado em olhar os dados e reconhecer quando está errado. Pastore reunia tudo isso." Ela lembrou que, em sua dissertação de mestrado, sobre economia monetária e inflação, uma parte do trabalho era percorrer o histórico e levantar dados. "Quando Pastore leu sobre o período em que ele esteve no Banco Central, estávamos conversando e ele me disse: Zeina, você não precisa me defender. Porque tudo o que estudamos agora não estava disponível na época", lembrou a economista. ""Achei simbólico. Em nenhum momento ele tentou suavizar aquele período e eventuais erros cometidos." 

Para Vinícius Carrasco, professor da PUC-Rio, Pastore foi um dos maiores economistas que o Brasil teve. "De umas três gerações anteriores à minha, era impressionante sua busca, ainda nos dias de hoje, em estar na fronteira do que se produzia na profissão, seja em macro, seja em outras áreas", disse Carrasco, destacando que o interesse por infraestrutura de Pastore o levou a estudar incentivos e leilões. "O jeito duro escondia uma pessoa generosa e delicada. Fará enorme falta." 

Também ex-presidente do BC, Gustavo Loyola disse que Pastore buscou de forma incansável a autonomia da autoridade monetária. "Pastore foi um dos mais destacados economistas brasileiros. Sua contribuição foi excepcional em todos os campos em que atuou: na academia, no setor público, como consultor e formador de opinião." 

A mistura impressionante de paixão e experiência de décadas no debate econômico era uma das facetas mais impressionantes de Pastore, ressaltou Mansueto Almeida, economista-chefe do BTG Pactual. "O que sempre me impressionou em Pastore era que ele participava de forma apaixonada nos debates econômicos, com o vigor de um professor de economia de 30 anos de idade, mas com o benefício da experiência dele de décadas. Esse amor pelo bom debate e pela boa análise econômica deixava todos impressionados", disse o ex-secretário do Tesouro Nacional, destacando a "contribuição fundamental" de Pastore no CDPP. Lá, recorda Mansueto, ele discutia Economistas e autoridades lamentaram a morte de Affonso Celso Pastore, destacando a importância dos seus estudos para a economia brasileira, a capacidade e curiosidade intelectual e a sua atuação em cargos públicos, como a presidência do Banco Central e a secretária da Fazenda paulista.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que Pastore sempre defendeu a autonomia da instituição e outros projetos do órgão. O economista, segundo Campos Neto, se dizia apaixonado pelo BC e que sempre atuaria em defesa da autoridade monetária.

O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, também ex-presidente do BC, destacou a "perda enorme" para o pensamento econômico brasileiro. "Convivemos em diversos ciclos ao longo dos anos sempre com troca de ideias interessantes, férteis, criativas e profundas. Era economista de nível elevadíssimo e sinto a perda de um grande amigo." Incansável, detentor de rigor analítico e técnico invejável, descreveu a economista Zeina Latif, ao falar de seu orientador no mestrado e doutorado. "Os economistas não têm bola de cristal, não acertam todos os cenários. O que os economistas fazem é usar rigor analítico, ter cuidado em olhar os dados e reconhecer quando está errado. Pastore reunia tudo isso." Ela lembrou que, em sua dissertação de mestrado, sobre economia monetária e inflação, uma parte do trabalho era percorrer o histórico e levantar dados. "Quando Pastore leu sobre o período em que ele esteve no Banco Central, estávamos conversando e ele me disse: Zeina, você não precisa me defender. Porque tudo o que estudamos agora não estava disponível na época", lembrou a economista. ""Achei simbólico. Em nenhum momento ele tentou suavizar aquele período e eventuais erros cometidos." 

Para Vinícius Carrasco, professor da PUC-Rio, Pastore foi um dos maiores economistas que o Brasil teve. "De umas três gerações anteriores à minha, era impressionante sua busca, ainda nos dias de hoje, em estar na fronteira do que se produzia na profissão, seja em macro, seja em outras áreas", disse Carrasco, destacando que o interesse por infraestrutura de Pastore o levou a estudar incentivos e leilões. "O jeito duro escondia uma pessoa generosa e delicada. Fará enorme falta." 

Também ex-presidente do BC, Gustavo Loyola disse que Pastore buscou de forma incansável a autonomia da autoridade monetária. "Pastore foi um dos mais destacados economistas brasileiros. Sua contribuição foi excepcional em todos os campos em que atuou: na academia, no setor público, como consultor e formador de opinião." 

A mistura impressionante de paixão e experiência de décadas no debate econômico era uma das facetas mais impressionantes de Pastore, ressaltou Mansueto Almeida, economista-chefe do BTG Pactual. "O que sempre me impressionou em Pastore era que ele participava de forma apaixonada nos debates econômicos, com o vigor de um professor de economia de 30 anos de idade, mas com o benefício da experiência dele de décadas. Esse amor pelo bom debate e pela boa análise econômica deixava todos impressionados", disse o ex-secretário do Tesouro Nacional, destacando a "contribuição fundamental" de Pastore no CDPP. Lá, recorda Mansueto, ele discutia

temas que iam de educação a política monetária e ajuste fiscal "de forma super empolgada". "Pastore era muito admirado. Foi uma pessoa muito importante na comunidade acadêmica e na formação de várias pessoas. O que ele escrevia todo mundo lia e todos queriam saber da sua visão." 

O CDPP lamentou a morte de Pastore, o primeiro presidente do centro de estudos. "Ele foi presidente do BC e se tomou um intelectual público na melhor acepção do termo: engajado em debates nos mais variados fóruns, capaz de traduzir a teoria econômica para o grande público, aberto a novas ideias, mas sem jamais abrir mão da coerência e do rigor acadêmico. Impressionava a todos que o conheciam pela firmeza de opiniões e retidão moral." Pesquisador associado do Insper, Marcos Mendes afirmou que Pastore foi "mestre e referência" de sua geração de economistas. "Grande contribuição como acadêmico de destaque, presidente do BC e coordenador do CDPP. Muita honra ter podido aprender e debater com ele."

O tema de Pastore era o Brasil, diz Lisboa

Para o economista Marcos Lisboa, o tema do ex-presidente do Banco Central (BC) Affonso Celso Pastore era o Brasil. "Usando ciência, ele queria entender o tamanho do problema. O que a evidência empírica tem a dar para nós, para nós entendermos o Brasil e ajudar", afirmou ele, ao falar sobre o economista, que morreu ontem. "Esse tema motivava o Affonso e dava também a irritação dele para quem não tinha olhado dados, quem não conhecia a evidência. Ele era um garoto, profundamente interessado no assunto." Ex-secretário de Política Econômica da Fazenda, Lisboa disse que "quem dominava o Affonso eram os dados, a evidência". Segundo ele, Pastore era duro porque respeitava a técnica e a evidência disponíveis. Nesse quadro, o ex-presidente do BC não era dogmático. "Se a evidência mudava, o Affonso mudava de opinião." Lisboa também ressaltou o aspecto ético do economista, sobre quem não há nenhuma "história confusa". "Ele era ético e, para ele, a ética se aplicava à vida privada e à ciência - o que a ciência tem a dizer, o que os dados têm a dizer sobre o assunto." Lisboa observa que, em seu último livro, Pastore "vai atrás do que afirmou há 50 anos e vai testar as hipóteses, ver o que sobrevive aos dados e o que não sobrevive".

Num dos artigos publicados no livro "A Economia com Rigor-Homenagem a Affonso Celso Pastore", Lisboa escreve: "Tenho por Affonso respeito e admiração. O professor grandalhão, com bigode curto e ética impecável, não para de estudar, não desiste do Brasil e não foge do debate. Fui seu aluno tardio. Pastore me ensinou, por meio do seu exemplo, o que se espera de quem anseia ter o privilégio de servir ao público".

Nenhum comentário: