sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

1875) FSM, dia 3: um completo energumeno e criminoso...

Não sou de ordinário alguém que saia por aí ofendendo os outros. Medíocres e ignorantes me dão simplesmente pena.
Criminosos devem apenas receber as penas previstas em lei. Cúmplices de criminosos também devem ser julgados, de acordo com a gravidade de seus casos.
Este cidadão, abaixo relatado, é pior que um criminoso das ruas. Trata-se de um criminoso intelectual, e como tal deveria receber uma pena maior. Não a prisão, talvez, mas o opróbio, o desprezo intelectual, pois se trata visivelmente de um indigente mental. Um desonesto e um cidadão de má fé.
Paulo Roberto de Almeida (29.01.2010)

Em painel do FSM, sociólogo exige fim de "perseguição" ao MST no Estado
Letícia Duarte
Zero Hora, 28/01/2010

Boaventura de Souza Santos defende que criminalização dos movimentos sociais torna ar irrespirável para o Fórum
Diante de 50 promotores e procuradores do país, que participam hoje de um encontro sobre direitos humanos, durante a programação do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos fez uma crítica veemente à atuação do Ministério Público.
Mesmo sem ser painelista, ele pediu a palavra para contestar a tendência de criminalização dos movimentos sociais. E aproveitou para reivindicar o arquivamento de todas as ações civis públicas de criminalização ao MST.
- Vejo com muita inquietação esse cenário de criminalização dos movimentos sociais. O que se passa no Rio Grande do Sul é grave -, firmou.
Segundo o intelectual, que também tem formação jurídica, a prática de proibição das marchas sociais e o fechamento das escolas itinerantes cria um estado de exceção, com perda de direitos fundamentais.
(...)
==================
Basta isso, para revelar o energúmeno que ele é...
Paulo Roberto de Almeida

2 comentários:

  1. Boa tarde, dr. Paulo Roberto! Como leitor de seu blog, quero, primeiramente (pois ainda não havia escrito para o Senhor), parabenizá-lo pelo excelente trabalho prestado por seu blog, bem como pelo site. Em segundo lugar, caso não seja indelicado de minha parte, gostaria de chamar a atenção para a palavra "energunemo" escrita no título deste post. Sempre escutei esta palavra como "energúMeNo". Após ler o post, fui ao dicionário para conferir e realmente estava escrito "energúmeno". Gostaria, então, de saber se existe uma origem diversa ou outro significado para a palavra escrita na forma postada pelo Senhor. Peço desculpas se a questão for insignificante, pois jamais teria a intenção e a audácia de querer corrigi-lo. De qualquer forma e independente da forma como for escrita a palavra, o referido cidadão, merece realmente o "desprezo intelectual" por divulgar tanta desonestidade, como esta sobre o MST. Abraço cordial, Daniel Souza Salim

    ResponderExcluir
  2. Daniel,
    Muito obrigado por me chamar a atenção. Foi por pura pressa ao digitar que troquei n por m, pois estou plenamente consciente de como se escreve energúmeno. Também deixo de colocar acentos nos títulos porque o sistema ASCII, que preside às transcrições não reconehce acentos.
    Em qualquer hipótese, o energúmeno em questão merece ser chamado de vários outros nomes, pelo que disse (e eu só transcrevi uma pequena parte de todo o seu besteirol).
    O abraco do
    PRA

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.