segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Pausa para o besteirol religioso-sincrético; nao apenas no Brasil...

Cada coisa que a gente recebe...
Eu ainda não me conformo com a existência de curso de Astrologia na Universidade de Brasília, para mim um sinal a mais da decadência da universidade pública em plena capital da república (com r minúsculo).
Agora recebo a oferta de um curso de magia e ocultismo do que parece ser a maior escola do Brasil nessa área esotérica.
A propaganda é feita em torno de supostas "Caixinhas Mágickas!" [sic três vezes; mágicas, com c e k, para que não restem dúvidas sobre seus poderes...]

Mas o que prometem essas caixinhas?
Deixo a palavra com seus promotores, ou propagandistas:

Atendendo pedidos esta semana as atuas voltaram para a promoção!

As Atuas são caixinhas mágickas para não dizer milagrosas! Elas trabalham com a ajuda dos LOAS do Vodu. Quando se fala em Vodu sempre nos vêm à mente bonequinhos espetados, magia negra e maldição. Mas, as coisas não são bem assim, o Vodu é uma religião muito bem fundamentada com seu panteão e hierarquias organizadas. Os Loas são os Deuses ou Santos do Vodu, como os Orixás na Umbanda, os Santos Católicos, os Deuses Pagãos, etc. Cada Loa têm sua função, tanto para o bem quanto para o mal. Estes Loas possuem um poder muito forte, pois trata-se de uma religião primitiva e quanto mais primitiva, mais pura a energia com a qual se trabalha. Acredita-se que estas entidades já eram reverenciadas pelos povos Atlantes. O curso Tradição da Serpente Negra explica este tema detalhadamente.

Além da poderosa força dos LOAS, outro ponto importante de se trabalhar com as Atuas é o elo energético magnético que se cria. A atua não é um feitiço que você tem uma única oportunidade de executá-lo e se der errado tem que fazer tudo de novo. Com a atua você vai trabalhando diariamente criando um centro de energia incrível. Não existe receita pronta para o uso das Atuas, com elas você cria um feitiço totalmente seu, colocando dentro delas testemunhos e objetos que simbolizam o seu desejo.

Quando introduzimos as atuas em nosso site, disponibilizamos com apenas 4 funções que acreditamos ser as principais na vida de uma pessoa: Amor, Saúde, Prosperidade e Proteção. Com o passar do tempo, as pessoas que usaram se surpreenderam com os resultados e começaram a nos pedir Atuas específicas, para se vingar de um inimigo, fechar um contrato, passar em um concurso, ir bem nos estudos, etc... Aprofundamo-nos cada vez mais em nossos estudos, viajamos até a África, em Ouidah nos iniciamos na tradição Rada e Petro, não foi fácil, além das provações impostas pelo Sacerdote Houn'gan e da Sacerdotisa Mambo, ainda encontramos a barreira do idioma e estilo de vida totalmente diferente do nosso. Mas, valeu a pena! Hoje, orgulhosamente ostentamos o título de Sacerdote Houn'gan e Sacerdotisa Mambo e também apresentamos as 16 atuas que desenvolvemos baseados em nossos estudos e experiências e que tem apresentado resultados positivos ajudando à todos aqueles que fazem uso desta caixinha poderosa com sabedoria e respeito.


Durma-se com um barulho desses.
Mas, eu não tinha acabado as surpresas do dia.
Eis que recebo, na lista da Brazilian Studies Association, que eu julgava uma entidade séria -- tanto que faço parte de seu Comitê Executivo -- o seguinte anúncio de uma palestra na prestigiosa Georgetown University:

Lecture: "Afro-Brazilian Spirituality in our Contemporary World," Carlos Buby, Georgetown University, Washington, DC, September 8
************************

The Department of Spanish and Portuguese & The Brazilian Studies Program at Georgetown University invite you to a lecture by

Carlos Buby - Babalorixá of Templo Guaracy do Brasil (Umbanda)

"Afro-Brazilian Spirituality in our Contemporary World"

BABALORIXÁ CARLOS BUBY: After a successful start as a singer and composer of Brazilian popular music, Carlos Buby turned to the Tradition of Umbanda in search for existential and spiritual answers. Deep researcher of natural phenomena, Carlos Buby founded Templo Guaracy in 1973, an Umbanda Temple that quickly became a reference in the Tradition. Today Templo Guaracy is present not only in Brazil, but in 7 other countries of Europe and North America (Portugal,France, Austria, Switzerland, Belgium and California, New York, Washington and Canada.) Throughout those years, Carlos Buby developed a cosmogonical model based on the Afro-Brazilian roots, which brings light in understanding the dynamics of life on Earth. Recently he also consolidated the principles that gave rise to the Guaracyan Philosophy, using a humanist, universal, apolitical and non-religious approach.

Wednesday, September 8th, 2010
12:00-1:30pm
ICC 450


Confesso a vocês que por esta eu não esperava, nem da BRASA, nem da Georgetown.
Acho que estou cada vez mais deslocado neste mundo.
Apenas eu acho tudo isso um besteirol completo?

Paulo Roberto de Almeida

2 comentários:

  1. José Marcos06/09/2010, 11:42

    ASTROLOGIA

    Em relação à Astrologia, recomendaria que o senhor fizesse um mapa astral com um bom astrólogo e, depois, emitisse seu parecer. Talvez o senhor se surpreenda com o resultado. Como Hamlet dizia: "Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe nossa filosofia."

    ResponderExcluir
  2. Quem acredita que existam "bons astrólogos" está precisando de uma internação num instituto de filosofia, ou talvez uma consulta a um psiquiatra especializado em delírios recorrentes...

    Aviso preventivo:
    Não vou postar mais nada, absolutamente nada, sobre isso.

    Considero esse tipo de conversa um grave atentado à salubridade mental deste blog...
    E isto não é preconceito.
    É apenas controle de qualidade...
    Paulo Roberto de Almeida

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.