O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Memórias do Barão do Rio Branco, por ele mesmo - blog Coisas Internacionais


Sob esse título, prometedor, meu amigo Mario Machado transcreve em seu blog, Coisas Internacionais, a primeira parte das memórias do Barão do Rio Branco que venho organizando e transcrevendo, com o cuidado que requerem essas coisas antigas e por vezes confusas (de fato, o Barão deixou uma barafunda de papeis, que deve ter dado trabalho a seus "executores testamentais", entre eles o caderno a que me referi em minha introdução metodológica, curta, como devem ser esses prefácios a obras de grandes homens).

Paulo Roberto de Almeida 

Memórias do Barão do Rio Branco, por ele mesmo

O professor, diplomata e, sobretudo professor Paulo Roberto de Almeida (que gosto de considerar um amigo) nos presenteou por ocasião do centenário da morte do Barão do Rio Branco com o inicio da série – quiçá mais um livro do professor – em que transcreve memórias escritas pelo próprio Barão que foram encontradas entre seus papeis.
Nesse particular recomendo a leitura de nota explicativa a cerca da metodologia empregada na atualização ortográfica e na organização dos escritos. Que está disponível aqui.
Transcrevo na íntegra do que é encontrado no blog do professor e o faço com autorização. Original pode ser lido aqui. Não é preciso dizer que aguardo ansioso o desfecho dessa série. Espero que leiam não é sempre que uma figura histórica nos oferece uma janela ao seu pensamento.

Nenhum comentário: