O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Sao Paulo = Chicago dos anos 1930?; Brasil = Republica da Mafia? - Romeu Tuma Jr. avisado...

Quo vadis companheiros?
Mas será que são bandidos?
Bandidos geralmente agem de outra forma. Primeiro entram, e só por necessidade dão tiros.
Essa coisa de atirar da rua parece com aqueles filmes de Hollywood, com muitos vidros quebrados e gente se atirando no chão (ainda bem que as casas brasileiras não são de papelão, como as dos filmes de Hollywood).
Ou então se parece com the real thing... ou seja, quando mafiosos podiam agir livremente, ou quase, sabendo que estavam ali para intimidar mesmo...
Em todo caso, o Brasil está ficando um país interessante para novos episódios de Criminal Intent... ou Criminal Mind, enfim, essas coisas que vocês assistem...
Paulo Roberto de Almeida

quarta-feira, 12 de março de 2014


No dia em que é convocado para falar no Congresso, Tuma Júnior sofre atentado, reage e bandidos fogem em São Paulo

O autor de “Assassinato de Reputações”, Romeu Tuma Júnior, denunciou ainda há pouco no seu Facebook que sua casa em São Paulo foi atacada a tiros. Ele contou que reagiu e foi atrás dos bandidos, que fugiram. Há algum tempo, desde que lançou o livro, Tuma Júnior vem sofrendo ameaças, mas este foi o primeiro atentado que sofreu. O delegado estava em casa com a família.

. No Facebook, Tuma Júnior avisou que está preparado para ataques covardes como os desta quarta-feira a noite.

. O editor conversou com o delegado. Ele reagiu com serenidade, mas avisou que reforçará a segurança. 

. O atentado aconteceu no mesmo dia em que ele foi convidado para falar na Câmara dos Deputados sobre os episódios que conta no seu livro sobre o governo Lula. Uma espécie de aviso. 

Nenhum comentário: