O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 14 de outubro de 2017

Horário de verão: ar condicionado elimina o ganho com luz solar

RELÓGIOS ADIANTADOS

Horário de verão começa à meia-noite

Mudança no horário vale até o dia 18 de fevereiro de 2018

14 out, 2017

 Horário de verão começa à meia-noite

Moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar os relógios em uma hora.

O horário de verão de 2017 começa à meia-noite deste domingo, 15, e se estende até o dia 18 de fevereiro de 2018.

Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar os relógios em uma hora para se adequar à medida.

Neste ano, o governo chegou a cogitar acabar com o horário de verão. Um estudo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e do Ministério de Minas e Energia concluiu que a “adoção desta política pública atualmente traz resultados próximos à neutralidade para o consumidor brasileiro de energia elétrica, tanto em relação à economia de energia, quanto para a redução da demanda máxima do sistema”.

A equipe presidencial avaliou, no entanto, que o horário de verão já se tornou um hábito da população, e o governo decidiu manter a medida neste ano. Para 2018, o tema ainda será analisado.

O horário de verão foi criado com o objetivo de economizar energia no país em função do maior aproveitamento do período de luz solar. Mas o valor economizado com a medida vem diminuindo a cada ano de forma significativa. De acordo com o ONS, o horário de pico do consumo de energia hoje está mais ligado à temperatura do que à incidência da luz solar.

Nenhum comentário: