O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 1 de setembro de 2018

A Grande Mudanca (2003) - livro Paulo Roberto de Almeida

Esta foi uma apresentação que eu fiz à distância – em Washington – para o lançamento, no Brasil, de meu livro mais revelador de minha postura política e econômica até então, ao início do regime companheiro, no qual eu depositava fundadas esperanças de transformação real no sistema político e nas grandes orientações econômicas do país – sem grandes ilusões, porém – e que suponho nunca foi divulgada em qualquer veículo, pois disso não tenho registro em minhas listas de trabalho. A ficha comporta unicamente esta informação: 

994. “A economia política da mudança no Brasil: um livro de reflexões”, Washington, 1 jan. 2003, 3 p. Considerações a respeito da maneira como foi concebido e escrito meu livro A Grande Mudança: consequências econômicas da transição política no Brasil (São Paulo: Editora Códex, 2003), em lançamento em janeiro de 2003 no Brasil. 

Transcrevo, portanto, provavelmente pela primeira vez, esta Apresentação, apenas como registro, no exato primeiro dia do início do regime companheiro no Brasil, sem sequer imaginar que eu enfrentaria, a partir daí, um "segundo exílio", uma longa travessia do deserto que durou todos os 13 anos e meio do regime companheiro.
Paulo Roberto de Almeida 
Brasília, 1 de setembro de 2018


A economia política da mudança no Brasil: um livro de reflexões

Paulo Roberto de Almeida
Washington, 1 janeiro 2003

Este meu livro de reflexões sobre a economia política da mudança no Brasil, A Grande Mudança: consequências econômicas da transição política no Brasilestá chegando às suas mãos por gentil cortesia de meu editor em São Paulo, Alberto Quartim, da Editora Códex. Sua publicação oferece-me a oportunidade de tecer algumas considerações sobre seu objeto próprio, assim como sobre a conjuntura vivida pelo Brasil, neste momento histórico de transição. Este livro de ensaios, pela primeira vez em muitos anos, não trata das relações internacionais, do processo de integração regional, da política externa do Brasil ou de sua diplomacia econômica em perspectiva histórica, que foram os temas nos quais me concentrei na última década.
Na verdade, ele representa uma espécie de retorno às origens, ao início de meu aprendizado intelectual enquanto cidadão preocupado com o Brasil e a sociedade ainda injusta à qual pertenço. De fato, o livro me remete ao início dos anos 1960, quando eu me ensaiava nas primeiras leituras de economia, de sociologia e de política do Brasil, tentando descobrir por que vivíamos uma condição tão desigual do ponto de vista social. De certa maneira, ele também pode ser visto como uma continuidade das discussões travadas em meu primeiro livro de ensaios, Velhos e novos manifestos: o socialismo na era da globalização (São Paulo: Juarez de Oliveira, 1999), que retomava aquelas leituras da juventude e fornecia novas respostas tentativas, já numa perspectiva “revisionista” à que eu tinha simplisticamente formulado mais de três décadas antes. 
A Grande Mudança é uma obra de economia política, no sentido clássico da palavra, uma coleção de ensaios não abstratos, mas altamente reflexivos sobre o processo de transformações em curso na presente conjuntura brasileira, ainda que ele não comporte qualquer menção direta a figuras ou entidades concretas que se situam no centro da atual maioria política e social. O livro não pretende descrever esse processo de mudanças, nem aspira ensinar ninguém sobre o que acaba de se passar na política brasileira (com o que ele conformaria uma “crônica dos eventos correntes” da atualidade política). Ele discute, contudo, algumas implicações das transformações em curso do ponto de vista da ação governativa e tenta tirar alguns ensinamentos válidos num contexto e numa perspectiva mais ampla, que podem ser caracterizados como de pós-Guerra Fria e de pós-socialismo.
Ele não é didático, mas é auto-didático e condensa, por assim dizer, opiniões pessoais, considerações políticas e econômicas e reflexões “filosóficas” sobre um dos movimentos “transformistas” mais importantes que o Brasil já conheceu em toda a sua história, pelo menos potencialmente. Quando digo, talvez ambiciosamente, que ele se situa na tradição da economia política dos clássicos não pretendo, obviamente, que ele constitua um novo manual para uso dos poderosos, mas tão simplesmente um guia de reflexões para aqueles que estão engajados no movimento transformador, tendo de abandonar algumas das antigas certezas sobre o processo de mudanças e adotar novas perspectivas sobre os limites dessas transformações.
Adam Smith, na introdução ao quarto “livro”, sobre os “sistemas de economia política”, de sua obra de 1776 sobre a riqueza das nações, assim definia seu objeto de estudo: “A economia política, considerada como um ramo da ciência de um homem de Estado ou de um legislador, se propõe dois objetos distintos: primeiro, prover uma renda abundante ou a subsistência do povo, ou mais apropriadamente, habilitá-lo a prover essa renda ou essa subsistência por ele mesmo; em segundo lugar, prover o Estado ou a sociedade de uma renda suficiente para os serviços públicos. Ela se propõe enriquecer tanto o povo como o soberano” (cf. Adam Smith, An Inquiry into the Nature and Causes of the Wealth of Nations; 6ª ed.: London: Strahan and Cadel, 1791, vol II, p. 138). Trata-se, obviamente, de duas tarefas bastante concretas para os homens públicos, mas isso não caracteriza o objeto da disciplina enquanto tal, o que nos remete à ambiguidade da obra e da própria condição de Adam Smith, ao mesmo tempo um supervisor de alfândegas e um professor de “filosofia moral”. 
O presente livro talvez esteja submergido na mesma “ambiguidade construtiva” daquele manual clássico de economia política, sem pretender, obviamente, chegar-lhe aos pés. Ele aspira, tão somente, chamar a atenção do leitor, em especial daquele interessado nos fundamentos econômicos das transformações políticas em curso, para um conjunto de temas centrais da ação governativa, podendo assim conformar uma espécie de introdução a um “novo manual de economia política” nas condições concretas em que passa a trabalhar o Brasil e sua nova maioria política. Não se pretende, está claro, dar a receita de como aumentar a renda do cidadão ou de como agregar mais um tanto à do Estado, mas de levar o homem de Estado e o legislador, ou os aspirantes a tais, a considerar certos limites impostos pelas “forças econômicas” à vontade transformista no campo político. Não é um livro de um ator ou sequer de um formulador das condições dessa mudança, mas é uma obra de reflexão que se coloca naquela perspectiva aroniana bem conhecida do “espectador engajado”. 
Se o livro não comporta, portanto, nenhum fervor militante, nem adere a nenhum credo econômico ou agrupamento político particulares, ele ostenta a mesma paixão do engajamento nas causas públicas pela transformação do Brasil que parece ter marcado a geração a que pertenço, a dos que estudaram, trabalharam e atuaram na segunda metade do século XX, quando o País deixou de sera sociedade agrária que era até então mas não logrou transformar-se (ainda) na democracia industrial avançada e socialmente justa a que todos aspiramos como cidadãos. Como espectador privilegiado dessa conjuntura histórica de mudanças incompletas, tanto no Brasil como, de forma intermitente, no exterior (no último quarto de século), espero ter podido agregar meus elementos de reflexão sobre um processo ainda inacabado de transformação da Nação. Se ouso retomar antigas lições marxistas, posso dizer que ele foi concebido no espírito da décima-primeira tese sobre Feuerbach, ainda que ele não aspire, absolutamente, transformar o mundo (no caso, o Brasil), mas tão somente interpretá-lo de maneira correta. 



A Grande Mudança
Consequências econômicas da transição política no Brasil

Paulo Roberto de Almeida

São Paulo: Editora Códex, 2003

Índice


Como e por quê sou e não sou diplomata

Primeira Parte

Imaginando um novo tipo de política para o Brasil

1. Carta aberta ao próximo presidente
2. Dez coisas que eu faria se tivesse poder
3. A indiscutível leveza do neoliberalismo no Brasil: avaliação da era neoliberal

Segunda Parte
As conseqüências econômicas da vitória
4. Companheiros, muita calma: trata-se agora de não errar!
5. Administrando as relações econômicas internacionais do Brasil
6. Preparado para o poder?: pense duas vezes antes de agir
7. Consequências econômicas da derrota: identificando vencedores e vencidos

Terceira Parte

Sinais trocados no cenário internacional

8. A globalização e as desigualdades: quais as evidências?
9. O boletim do império
10. Camaradas, agora é oficial: acabou o socialismo
11. Democratização do poder mundial: possível, realizável, imaginável, desejável?
12. Sinais trocados na Alca: teria a esquerda deixado de ser progressista?

Posfácio: 
O que sou então?

Notas sobre os trabalhos
Nota sobre o autor

Nenhum comentário: