O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 2 de março de 2019

Meus rascunhos do Blog Diplomatizzando: postagens nunca postadas - Paulo Roberto de Almeida


Meus rascunhos do Blog Diplomatizzando: postagens nunca postadas


Paulo Roberto de Almeida
 [Objetivo: contribuição a obra coletiva; finalidade: biografia e produção acadêmica]


Eu escrevo muito, eu sei, todos sabem, ou quase todos; pela lista de trabalhos originais, atualizada até esta data de 2 de março de 2019, a relação – apenas os trabalhos concluídos, vale lembrar, pois tenho dezenas, centenas de outros em diversas pastas de “working files”, aguardando finalização, após o que, coloco um ponto final, dato, conto as páginas, coloco número sequencial e vai para a lista – indicava este trabalho aqui:  

3419. “Mini-reflexão sobre os tempo que correm no Brasil”, Brasília, 1 março 2019, 1 p. Publicado no blog Diplomatizzando (link: https://diplomatizzando.blogspot.com/2019/03/mino-reflexao-sobre-os-tempos-que.html).


Na verdade, já vai aumentar hoje mesmo, pois estou fazendo este levantamento, que merece registro (para trabalho ulterior) e terminando um artigo sobre um dos grandes diplomatas do passado, Rubens Ferreira de Mello, autor do primeiro Tratado de Direito Diplomático (1948), brasileiro, para uma obra coletiva sobre a história do Direito Internacional Público, a cargo do consultor jurídico, professor George Galindo.
As postagens no meu blog Diplomatizzando – tive muitos outros antes, e vários outros paralelamente, mas resolvi me concentrar nesse – são em número infinitamente maior, uma vez que também incluo material de terceiros, notícias de periódicos, notas e relatórios de organismos internacionais, enfim de tudo um pouco, um bric-à-brac por vezes confuso, mas bastante diversificado nos temas, pois tais são meus interesses e curiosidades intelectuais. A contagem das postagens no sistema do Blogspot indicava, agora mesmo (16h03 de 2/03/2019), exatamente 19.657, mas desse total, não tinham sido efetivamente postadas 65, entre maio de 2010 e agosto de 2018 (isso porque os rascunhos anteriores tinham ficado muito velhos e eu resolvi apagar tudo, em algum momento, pois do contrário o número seria muito maior).
Foram, portanto, efetivamente publicadas 19.592 postagens, desde o início deste blog, em meados de 2004. Isso representa mais ou menos 1.306 postagens por ano, ou pouco mais de cem postagens por mês, ou 3,5 postagens por dia, ou, uma postagem a cada 7 horas aproximadamente. Se eu fosse somar todas as demais postagens dos demais blogs, alguns bem “povoados”, outros mais “rarefeitos”, essa médias poderiam talvez duplicar, ainda que não de modo uniforme ou continuamente homogêneo. Em todo caso, sobraram, tanto no Diplomatizzando, quanto nos outros blogs que mantive e que ainda estão teoricamente abertos, dezenas de rascunhos, ou seja, postagens preparadas, até anotadas com comentários meus, mas que nunca foram ao ar, de fato, por razões as mais diversas. Uma das mais frequentes é a interrupção do trabalho na postagem, por ocupação mais urgente, saída do computador, perda de conexão, necessidade de formatação ulterior, ou de verificação quanto às fontes indicadas (o que sempre tive o cuidado de fazer, quando não se trata de material próprio, isto é, textos meus).
A listagem efetuada abaixo tem apenas o mérito de me lembrar que deve ter coisa interessante deixada para trás, que vale ainda registrar, recuperar, comentar novamente, acrescentar informações complementares, ou de correção de perspectiva, em todo caso, material ainda útil aos curiosos, aos vorazes leitores, ou navegantes ocasionais que podem passar por aqui. Essas postagens se situam no mesmo tipo de “reserva de mercado”, ou de universo aberto, e em expansão, de todos os meus outros trabalhos em preparação, entre eles alguns livros que eu pretendo terminar. Ademais dos “working files” próprios, em muitas outras pastas que foram se acumulando ao longo do tempo, eu tenho todo um estoque de material de referência, em dezenas de pastas alinhadas alfabeticamente, que podem suprir matéria prima para novas postagens ou trabalhos em preparação (são recortes de jornais, cópias de relatórios, pdfs e arquivos em Word aguardando classificação, uso e descarte); ou seja, coisas para ler e estudar em algum prazo no futuro que nunca virá, provavelmente, assim como os milhares de livros em minha biblioteca que aguardam leitura completa (mas todos eu folhei e sei muito bem o que tem ali dentro, tanto que fico buscando coisas de que me lembro dispor, mas que nunca acho numa biblioteca mais confusa que um labirinto do Borges).
Alguns desses rascunhos de postagens podem estar perfeitamente prontos para serem publicados, ou não, daí a necessidade de ser efetuada uma verificação individual, caso a caso, para avaliação de sua atualidade, utilidade, conveniência, etc. Outros podem estar incompletos, ou seja: comecei a postagem, escrevendo o título da postagem e algum comentário inicial, e depois não consegui transcrever o conteúdo, que então se perdeu na memória de arquivos temporários. Impossível dizer o que ocorreu com cada uma dessas postagens frustradas. Vou ter de reservar um dia – que não será hoje – para abrir cada um dos rascunhos e depois decidir o que fazer com o material: postar, com alguma nova introdução; mudança de comentário inicial (o que sempre tento fazer a cada postagem, emitindo a minha opinião pessoal sobre o assunto, pois em vários casos eu discordo totalmente da matéria), ou simples descarte, mandando o rascunho para o lixo, pura e simplesmente. A lista abaixo me permite visualizar rapidamente o que ainda pode ser interessante para revisar, ou o que é simples besteirol passageiro, matéria sem qualquer importância que convém descartar imediatamente. Outros terão interesse e relevância substantiva (inclusive já possuem tags apropriados, o que não é o caso de muitos outros), mas já não se encontram disponíveis em algum link indicado, o que me faria ir atrás do conteúdo original, numa insana caça pela internet.
Vale em todo caso, consolidar esta relação, pois posso estar perdendo, e os leitores com isso, vários temas interessantes que acabaram ficando na poeira da estrada, sem chance de recuperação (até o momento). Vamos esperar que eu consiga arrumar tempo de recuperar a massa cinzenta que ficou para trás. Vale!

Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 2 de março de 2019


Relação de rascunhos de postagens não publicados no blog Diplomatizzando









Bryan Harris, Byung-Yeon Kim, Coreia do Norte, economia - 5/09/2017




Egmont Institute - 8/06/2017






Abreu e Lima, Instituto Rio Branco, palestra, Vamireh Chacon - 20/09/2016


Fernando Dantas, política econômica, programa do PMDB - 2/11/2015







12 de Abril: uma analise qualitativa - Reinaldo Azevedo - 12 de abril de 2015, manifestações de massa, Reinaldo Azevedo - 13/04/2015

Antagonista, manifestações de massa, Mário Sabino - 12/04/2015

acordos de livre comércio, Alca, artigos Paulo Roberto de Almeida, Celso Amorim, Mercosul, OCDE - 11/04/2015

petrolão, políticos investigados - 6/03/2015

China, revolucao economica, The Economist - 2/11/2013

Clifford D. May, Foundation for the Defense of Democracies, Vladimir Putin - 21/09/2013


Constituição, frase da semana, frase do ano, Luís Roberto Barroso - 4/03/2013

Avaaz, catastrofe anunciada, novos medievalistas, OGMs - 19/01/2013

fundamentalismo religioso, Itamaraty - 14/01/2013


Brasa, Brown University, Thomas Skidmore - 30/10/2012




aumento da estupidez nacional, David Ricardo - 4/06/2011


editorial O Estado de S.Paulo, republica mafiosa do Brasil, Vale - 5/05/2011

Brasil-China - 28/04/2011

mini-tratado do anonimato - 27/04/2011

artigos Paulo Roberto de Almeida, diplomacia de Lula - 22/04/2011

minitratados, série - 13/04/2011

livro, Matt Ridley, otimismo - 23/02/2011

Carlos Alberto Montaner, Cuba, fim da ditadura castrista - 27/08/2010


submarino nuclear - 15/07/2010


Brics, emergentes, responsabilidades - 12/07/2010

America do Sul, artigos Paulo Roberto de Almeida, Diplomacia brasileira - 11/07/2010

cotas racistas, Estatuto da (Des)Igualdade Racial - 21/06/2010

Lacuna de engenheiros, perdas economicas - 21/06/2010




[Fim]

Nenhum comentário: