terça-feira, 28 de março de 2023

Reparações de guerra: o difícil cálculo de quem deve pagar quanto - exemplo da Polônia, nunca ressarcida - Arkadiusz Mularczyk

Quanto os russos deverão pagar aos ucranianos?

A Segunda Guerra Mundial foi a mais devastadora de todas, em vítimas humanas e em destruição material. Praticamente toda a Europa central e oriental, com, poucas exceções, sofreu o peso dos exércitos inimigos, uma devastação raras vezes vista na história da humanidade em tal escala.

Mas, o tirano de Moscou também está devastando a Ucrânia, matando seu povo, sendo o responsável pela fuga de milhões de ucranianos de suas casas.

Quem vai pagar a destruição? A Rússia deveria ser obrigada a fazê-lo, mas será uma longa batalha jurídica. As reservas russas congeladas em cofres ocidentais não cobrirão todas as necessidades, e antes seria preciso calcular exatamente quanto a Rússia deve pagar.

Os poloneses afinaram uma metodologia para isso e seria o caso de os ucranianos se consultarem com essa  organização citada na carta abaixo para começar a calcular a conta para os sucessores do Putin, ou seja, todo o povo russo.

Deve servir para outros conflitos igualmente, inclusive não apenas no plano das guerras desse tipo, mas em caso de criminalidade interna também.

Paulo Roberto de Almeida

PS.: Grato a Fernando Werneck pelo envio da Economist.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.