sábado, 26 de setembro de 2026

Nossa tão decantada miscigenação racial não foi toda ela voluntária ou consentida: a violência dos dominadores responde por parte dela; + Madame IA se pronuncia sobre o feníomeno

Nossa tão decantada miscigenação racial não foi toda ela voluntária ou consentida: a violência dos dominadores responde por parte dela 

Entrevista

Estadão

Brasil

Miscigenação no Brasil tem a ver com estupros? ‘Histórico de violência’, diz geneticista da USP

Lygia da Veiga Pereira comenta repercussão causada por obra lançada pela historiadora Mary Del Priore, que mostra a existência de redes familiares inter-raciais estáveis e consensuais no Brasil desde o século 16.

 

Por Roberta Jansen

O Estado de S. Paulo, 24/09/2026 


 

Entrevista comLygia da Veiga Pereira, Geneticista da USP

A discussão sobre as origens e a formação da população brasileira tem dividido acadêmicos. De um lado, geneticistas demonstram que o processo de miscigenação racial no País foi fruto, majoritariamente, de estupros perpetrados por homens brancos contra mulheres negras e indígenas. De outro, historiadores apontam a existência de documentos que comprovam a existência de arranjos e redes familiares inter-raciais estáveis (e consensuais) desde o século 16.

 

A historiadora Mary Del Priore lançou este mês na 28ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo o livro Histórias das Mestiçagens do Brasil (Ed. Unesp). O trabalho reúne textos de 20 autores, organizados por ela e pelo colega Gian Melo, e desafia premissas defendidas por alas do movimento negro e setores do pensamento identitário. A organização da Bienal precisou providenciar segurança especial para os autores em razão das ameaças recebidas.

 

A geneticista Lygia da Veiga Pereira publicou em 2025 na revista Science o maior estudo genético já feito sobre a formação da população brasileira. Segundo o trabalho, os genomas revelaram que 71% dos cromossomos Y (herdados somente via linhagem paterna) são de origem europeia; enquanto que 42% e 35% do DNA mitocondrial (herdado apenas pela linhagem materna) são de ancestralidade africana e indígena, respectivamente.

Esse resultado, segundo a pesquisadora da da Universidade de São Paulo 

(USP), reforça a ideia de umpadrão histórico de acasalamento assimétrico entre homens europeus e mulheres indígenas e africanas.

 

O argumento de Lygia é: se a mestiçagem brasileira não tem origem na violência sexual, por que, então, a linhagem paterna não é mais equilibrada? Onde estão os pais indígenas e de ancestralidade negra? Por que não passaram seus cromossomos Y adiante na mesma proporção que os brancos, sobretudo levando-se em conta que eles eram mais numerosos naquele momento inicial?

Nesta entrevista ao Estadão, Lygia reafirma seus argumentos. Porém, diz ela, as teses não são necessariamente excludentes. Segundo a geneticista, a miscigenação consensual, dentro das famílias, pode, sim, ter ocorrido em maior grau posteriormente, sem que isso apagasse a marca genética da violência original carregada até hoje pelos brasileiros.

“Homens brancos tiveram muito mais oportunidades de se reproduzir do que negros e indígenas, apesar de estarem em minoria” afirma, “e este é um dado biológico concreto”.

Porém, argumenta, em um segundo momento, sobretudo depois do fim da escravidão, os arranjos familiares inter-raciais consensuais podem ter prevalecido, “ainda que eles não apaguem o histórico de violência dos séculos anteriores, que determinou a estrutura genética do brasileiro atual”.

 

Leia os principais trechos da entrevista:

Como a análise do DNA da população brasileira comprova a violência de homens brancos contra mulheres negras e indígenas a partir do século 16?

O Brasil apresenta um dos mais altos graus de miscigenação do mundo, principalmente com as ancestralidades europeias, africanas e indígenas americanas. Essa genética única remonta à ocupação do território a partir do século 16, com a chegada dos europeus. O início da colonização marcou também o extermínio de mais de 90% da população indígena e a escravização forçada de mais de cinco milhões de africanos de diferentes partes do continente para o Brasil. O nosso trabalho mostra que essa conturbada história demográfica deixou uma marca que segue em nosso genoma.

 

Lygia Pereira da Veiga é uma das mais prestigiadas geneticistas do Brasil  


Mas como é possível ‘enxergar’ essa marca?

A pesquisa revela ainda que a maioria das linhagens do cromossomo Y (herdado somente pela linhagem paterna) analisados no estudo era de ascendência europeia (71%), enquanto a maioria das linhagens mitocondriais (passadas à frente apenas pela linhagem materna) era africana (42%) ou indígena americana (35%). Nossa conclusão é de que isso se deve a um padrão histórico de acasalamento assimétrico entre homens brancos e mulheres indígenas e africanas. Ou seja, revelamos as cicatrizes biológicas deixadas pela história da formação da população brasileira.

 

Mas de que forma essa predominância da linhagem paterna europeia prova a violência?

O fato de os cromossomos Y serem majoritariamente de ancestralidade europeia é um dado muito forte, concreto e mensurável. Ele indica que homens brancos tiveram muito mais oportunidades de se reproduzir do que os homens negros e indígenas, apesar de não estarem em maior número. Como explicar isso? Por que temos tanto cromossomo Y europeu? Porque esses homens deixaram muito mais descendentes do que os outros, que eram maioria? Algo aconteceu. Podemos dizer, cinicamente, que as mulheres negras e indígenas achavam os brancos mais atraentes? Ou podemos deduzir que houve violência contra os outros homens e também contra as mulheres.

Leia também:

  •  

Mary Del Priore vê reação ideológica a seu novo livro: miscigenação não é fruto exclusivo do estupro

 

  •  

O que revela o maior mapa genético do povo brasileiro e como isso pode impactar sua saúde

 

  •  

'Oásis da branquitude' X 'movimento woke': as reações às cotas para professores na Unesp

 

E como seria esse perfil genético se a miscigenação fosse menos assimétrica, digamos assim, mais consensual?

O esperado seria que os cromossomos Y de ancestralidade europeia, indígena e negra aparecessem em proporções mais ou menos parecidas.

Os historiadores Mary Del Priore e Gian Melo lançaram recentemente o livro Histórias das Mestiçagens do Brasil, que reúne textos de 20 autores que investigam relações raciais no Brasil. Eles não negam a ocorrência da violência, mas dizem que a miscigenação brasileira não pode ser explicada por ela, mas sim por arranjos familiares inter-raciais consensuais demonstrados em vários documentos. Como conciliar essas duas teorias?

Temos no nosso DNA a marca genética estabelecida ao longo de anos de colonização violenta, esse é um fato biológico concreto. Por pelo menos uns três séculos essa foi a regra. Certamente, depois, houve outros tipos de relacionamento, mas, àquelas alturas, já tínhamos perdido os componentes genéticos das outras ancestralidades. Mas isso não apaga as consequências genéticas. Tanto é assim que, por exemplo, temos negros quilombolas com ancestralidade branca.

Isso ainda pode mudar com mais miscigenação?

Para termos mais cromossomos Y de outras ancestralidades teríamos que ter em algum momento um influxo significativo de homens africanos, por exemplo, no Brasil.

Leia também

  •  

Mary Del Priore vê reação ideológica a seu novo livro: ‘Mestiçagem não é fruto exclusivo do estupro’

 

============== 

https://diplomatizzando.blogspot.com/2026/09/nossa-tao-

decantada-miscigenacao-racial.html

O link enviado direciona para uma postagem no blog "Diplomatizzando", de Paulo

Roberto de Almeida, que reproduz uma entrevista concedida ao jornal O Estado de

S. Paulo em 24 de setembro de 2026. A entrevistada é a renomada geneticista Lygia

da Veiga Pereira (USP), que discute os resultados de seu amplo estudo genético

publicado na prestigiada revista Science em 2025.

A informação de que os dados genéticos comprovam um padrão de acasalamento

fortemente assimétrico no Brasil colonial é um FATO. As conclusões científicas baseadas na amostragem cromossômica e no DNA mitocondrial são dados

biológicos exatos e validados por pares na comunidade acadêmica. O texto retrata

um debate epistemológico real entre a Genética População e a Historiografia

Tradicional (representada pelo novo livro da historiadora Mary Del Priore).

⚖ Perspectiva Jurisdicional e Legal

O debate toca nas origens institucionais do direito no Brasil. A assimetria reprodutiva

identificada pela genética — em que 71% dos cromossomos Y (linhagem paterna)

são europeus e a maioria do DNA mitocondrial (linhagem materna) é indígena (35%)

ou africana (42%) — reflete a ausência de subjetividade jurídica das populações

dominadas durante o período colonial.

Sob o ordenamento jurídico da época (como as Ordenações Filipinas) e o estatuto da

escravidão, o corpo das mulheres negras e indígenas era tratado como propriedade

ou extensão do direito de posse do colonizador. A violência sexual colonial não era

tipificada ou punida como o crime de estupro contemporâneo, operando sob uma

estrutura legal que legitimava a exploração.

🏛 Perspectiva Política e Identitária

Historicamente, o Estado brasileiro promoveu o mito da "Democracia Racial",

fortemente ancorado nas teses de Gilberto Freyre, que romantizava a miscigenação

como um processo harmonioso, voluntário e integrador.

A reação violenta sofrida por Mary Del Priore na Bienal do Livro de São Paulo (que

demandou segurança especial) e o tensionamento com setores do movimento negro

e do pensamento identitário demonstram que a narrativa sobre a origem do povo

brasileiro é altamente politizada. Confrontar o mito da miscigenação romântica com

dados biológicos de violência original mexe diretamente com as bases de políticas

públicas contemporâneas, como as ações afirmativas e cotas raciais.

🌐 Perspectiva Geopolítica e DemográficaA estrutura do genoma brasileiro é o resultado direto de fluxos geopolíticos globais dos séculos 16 ao 19: o colonialismo mercantilista europeu, o extermínio sistemático de mais de 90% das populações nativas americanas e o tráfico transatlântico forçado de mais de cinco milhões de africanos.

A genética atua aqui como um arquivo biológico indestrutível da expansão

imperial europeia. O fato de o cromossomo Y europeu ter se sobressaído

massivamente sobre os demais demonstra como o poder geopolítico e militar se

traduziu diretamente em dominância reprodutiva no "Novo Mundo".

📈 Perspectiva Econômica

O viés econômico explica a assimetria apontada pela geneticista: "Homens brancos

tiveram muito mais oportunidades de se reproduzir do que negros e indígenas,

apesar de estarem em minoria". Na economia colonial plantation e extrativista, o

homem branco detinha o monopólio do capital, da terra e dos meios de subsistência.

Inversamente, homens negros e indígenas sofriam com o encarceramento, o trabalho

forçado exaustivo, a subnutrição e taxas altíssimas de mortalidade, o que limitava

drasticamente sua capacidade reprodutiva e de transmissão de sua linhagem

genética (Y). A riqueza econômica, portanto, determinou o sucesso reprodutivo.

💻 Perspectiva Tecnológica e Metodológica

Este caso ilustra uma fascinante revolução metodológica nas ciências humanas.

Tradicionalmente, o entendimento do passado dependia exclusivamente de registros

cartoriais, cartas, testamentos e literatura (método histórico).

Com o avanço do sequenciamento genômico de larga escala e da bioinformática, a

biologia molecular passa a atuar como uma "máquina do tempo" empírica. Quando a

historiografia aponta que documentos provam arranjos inter-raciais estáveis e

consensuais no século 16, a genética replica com uma amostragem matemática

irrefutável de que, no macrocenário, tais arranjos foram exceções que não alteraram

a macroestrutura de assimetria e violência gravada no DNA.

🧠 Perspectiva Filosófica e Ética

Sob o aspecto ético, a entrevista de Lygia da Veiga Pereira propõe uma importante

conciliação que evita o determinismo biológico ou o negacionismo histórico. As duas

teses não são necessariamente excludentes: a violência original fundou a estrutura

do genoma do brasileiro atual, mas isso não impede que, em séculos posteriores

(especialmente pós-abolição), arranjos afetivos consensuais e agência social tenham

prosperado.

Filosoficamente, o genoma humano é apresentado como um memorial ético: a

história humana, com todas as suas dores e opressões, não se dissolve no tempo;

ela permanece fisicamente inscrita nos corpos dos descendentes.


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Produção intelectual de Paulo Roberto de Almeida segundo o Perplexity IA

Apenas curiosidade:    Produção intelectual de Paulo Roberto de Almeida segundo o Perplexity IA Pesquisa efetuada e 18 outubro ...