Ainda um trabalho mais recente publicado:
2138. “A falência da assistência oficial ao desenvolvimento”
Shanghai, 3 maio 2010, 5 p. Sobre o fracasso da cooperação e assistência financeira externa, adaptado do trabalho n. 2076.
Portal de Economia do IG (03.05.2010). Relação de Publicados n. 965.
Temas de relações internacionais, de política externa e de diplomacia brasileira, com ênfase em políticas econômicas, viagens, livros e cultura em geral. Um quilombo de resistência intelectual em defesa da racionalidade, da inteligência e das liberdades democráticas. Ver também minha página: www.pralmeida.net (em construção).
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Elogio à Burguesia - Paulo R de Almeida
Um trabalho publicado mais recente, em versão revista e ampliada sobre versão anterior:
2127. “Elogio da burguesia (com uma deixa para a aristocracia também)”
Em vôo Lisboa-Roma, 26/03/2010; Firenze, 27.10.2010; Perugia, 28-29.10.2010; 8 p. Considerações sobre as elites culturais e a cultura popularesca.Revisto e ampliado em Xian e Shanghai, 21-25.04.2010, 12 p.
Espaço Acadêmico (ano 10, n. 108, maio 2010, p. 51-60). Relação de Publicados n. 960.
2127. “Elogio da burguesia (com uma deixa para a aristocracia também)”
Em vôo Lisboa-Roma, 26/03/2010; Firenze, 27.10.2010; Perugia, 28-29.10.2010; 8 p. Considerações sobre as elites culturais e a cultura popularesca.Revisto e ampliado em Xian e Shanghai, 21-25.04.2010, 12 p.
Espaço Acadêmico (ano 10, n. 108, maio 2010, p. 51-60). Relação de Publicados n. 960.
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Homenagem ao maior frade de todos os tempos
Devemos todos prestar homenagem a este homem da Igreja que simplesmente revolucionou o mundo empresarial e o cálculo econômico, ao inventar a contabilidade de dupla entrada.
Uma invenção muito simples, mas absolutamente genial.
Pena que nem todos os políticos tenham tomado conhecimento de que existe essa coisa chamada contabilidade (ou seja, você não pode lançar uma despesa, sem que você tenha um crédito, ou saldos aprovisionados; da mesma forma você não pode fazer um investimento sem lançar aquilo como despesa). Tudo muito simples, e no entanto, aparentemente ignorado por tanta gente, sobretudo aqueles que acham que dinheiro nasce em árvores...
Paulo Roberto de Almeida
History of Double Entry Bookkeeping
Statue of LUCA PACIOLI Sansepolcro. 1995 erected by: "I concittadini e Le Scuole de Ragioneria in Jappone".

Photo credit: Instituut Pacioli drs. A. J. van der Helm and drs. Johanna Postma
Pacioli - "Father of Accounting" ?
"Luca Pacioli was one of the greatest men of the Renaissance. He is also one of the least well known. This is surprising, for Luca Pacioli's manuscripts and ideas changed the way the world worked then, and continue to affect modern daily life.
"Luca Pacioli was born in Borgo San Sepulcro, in Tuscany. He was probably born during 1445. He belonged, being the son of Bartholomeus Pacioli to a middle-class family. His first teacher was no less a person than the painter Piero della Francesca, who, typically for Italian Humanism, masterly connected mathematics, science and art. Pacioli joined a Franciscan monastery in Sansepulcro and became an apprentice to "a wealthy Venetian businessman, Antonio de Rompiaso. Together with Rampiaso's sons, he attended the lectures of the mathematician Domenico Bragadino in Scuolo di Rialto, a school of great importance for the history of Aristolelianism" (Lauwers and Willekens).
"Pacioli befriended the artist Piero della Francesca, one of the first and greatest writers and artists of perspective. Francesca and Pacioli journeyed over the Appenines, where Francesca gave Pacioli access to the library of Frederico, the Count of Urbino. The collection of four thousand books allowed Pacioli to further his knowledge of mathematics.
"Francesca also introduced Pacioli to Leon Baptist Alberti, who would become Pacioli's new mentor. Alberti brought Pacioli to Venice and arranged for him to tutor the three sons of the rich merchant Antonio de Reimpose. During this time, in the year 1470, Pacioli wrote his first manuscript at the age of twenty-five. The book was about algebra and was dedicated to the Reimpose boys.
"Alberti also introduced Pacioli to Pope Paul II. Paul encouraged Pacioli to become a monk and dedicate his life to God. After Alberti died in 1472, Pacioli took the pope's suggestion, and took the vows of Franciscan Minor.
"In 1475, Pacioli became a teacher at the University of Perugia, where he stayed for six years. He was the first lecturer to hold a chair in mathematics at the University. In his lectures, Pacioli stressed the importance of putting theory to practical use. This emphasis on application of theory made him unique among his peers. While at the University of Perugia, Pacioli wrote his second manuscript, dedicated to the "Youth of Perugia."
"After 1481, Pacioli wandered throughout Italy, and in some areas outside it, until he was called back to the University of Perugia by the Franciscans in 1486. By this time, Pacioli was beginning to call himself "Magister," meaning master, the equivalent of a full professorship in modern time.
"The year 1494 is the only date during Pacioli's life that is absolutely certain. It was during this year that the forty-nine-year-old Pacioli published his famous book Summa de arithmetica, geometria, proportioni et proportionalita (The Collected Knowledge of Arithmetic, Geometry, Proportion and Proportionality). Pacioli wrote the Summa in an attempt to redress the poor state of mathematics teaching in his time. One section in the book made Pacioli famous. The section was Particularis de Computis et Scripturis, a treatise on accounting. De Scripturis was later described by some as "a catalyst that launched the past into the future." (Luca Pacioli: Unsung Hero of the Renaissance) Pacioli was the first person to describe double-entry accounting, also known as the Venetian method. This new system was state-of- the-art, and revolutionized economy and business. The Summa made Pacioli a celebrity and insured him a place in history, as "The Father of Accounting." The Summa was the most widely read mathematical work in all of Italy, and became one of the first books published on the Gutenberg press.
"Pacioli's important manuscript made him instantly famous, and he was invited to Milan to teach mathematics at the Court of Duke Lodovico Maria Sforzo in Milan. One of his pupils would be Leonardo da Vinci. During the seven years Pacioli and da Vinci spent together, the two would help each other create two masterpieces that would withstand the test of time. Da Vinci illustrated Pacioli's next and second most important manuscript De Divina Proportione ("Of Divine Proportions"). Pacioli taught da Vinci perspective and proportionality. This knowledge allowed da Vinci to create one of his greatest masterpieces, a mural on the north wall of the Santa Maria de Gracia Dominican cloister. This mural is the most famous painting of the fifteenth century, known as "The Last Supper." The geometry Pacioli taught to da Vinci would occur in many of da Vinci's later works. Da Vinci mentions Pacioli many times in his notes.
"In the years that followed Pacioli's relationship with da Vinci, he continued to teach and write. In 1509, De Divina Proportione and a work on Euclid were published in Venice. In the same year, Pacioli gave an important lecture on "Proportion and Proportionality," a lecture that emphasized the relationship of proportion to religion, medicine, law, architecture, grammar, printing, sculpture, music and all the liberal arts.
"In 1510, Pacioli was appointed director of the Franciscan monastery in Sansepulcro, much to the dismay of his fellow monks. In 1514, Pope Leo III called Pacioli to the papacy in Rome to become a teacher there. Scholars are unsure about what happened to Pacioli afterwards, but they are fairly certain that he never made it to Rome. Pacioli probably died on June 19, 1517 in the monastery in Sansepulcro." - Paul M. Goldwater, Ph.D.
"Perhaps the best proof that Pacioli's work was considered potentially significant even at the time of publication was the very fact that it was printed on November 10, 1494. Guttenberg had just a quarter-century earlier invented metal type, and it was still an extremely expensive proposition to print a book.
"The trial balance (summa summarium) is the end of Pacioli's accounting cycle. Debit amounts from the old ledger are listed on the left side of the balance sheet and credits on the right. The the two totals equal, the old ledger is considered balanced. If not, says Pacioli, that would indicate a mistake in your Ledger, which mistake you will have to look for diligently with the industry and intelligence God gave you." - Canham Rogers (Note 1)
"Among the many translations and adaptations of De Computis was a work by Domenico Manzoni, a native of Oderzo, published in 1540 and entitled Quaderno doppio col suo giornale ... : ``The Double Ledger with its Journal, newly composed and organized with extreme care, following the custom of Venice.'' I used a modern reprinting of the Quaderno, in Opere Antiche di Ragioneria, Milan 1911.
"The Quaderno is a textbook, and, as far as I can tell, the first book to use a realistic, fully worked out example to explain how double-entry bookkeeping works, an expository technique still used today. Manzoni leads us through a year in the life and fortunes of a Venetian merchant, one Alvise Vallaresso. We learn a lot about Alvise, because Manzoni's exposition begins with a complete inventory of the man's belongings and possessions as they were on the first of March 1540, and continues day by day tracking every lira of income and every soldo, grosso, and picciolo of expenses of his business (and of his household; the accounts were not kept separate) until the last day of February of the next year.
* "A note on currency. Merchants in Venice used a system of lire, soldi, grossi, piccioli akin to the pounds, shillings and pence recently abandoned in Britain: 32 piccioli make one grosso, 12 grossi make one soldo, and 20 soldi make a lira. Thus a lira was a substantial amount of money; a rough equivalent might be $1000 in today's currency. Another denomination is the ducato, which is 2 soldi or 24 grossi, like the old British florin. Prices are usually quoted in ducati and grossi; while the books are kept in lire, soldi, grossi, and piccioli.
On our rough scale a ducato is $100, a tenth of a lira. Even though translating this currency into dollars may be meaningless, it does give an easily grasped and accurate impression of relative costs.
* "A note on language. The Quaderno is written in Italian, but contains many words in their Venetian pronunciation (staro for staio, feze for fece, etc.) and in addition many words peculiar to Venetian. My reference for these words has been the Dizionario del Dialetto Veneziano by Giuseppe Boerio (Venice, 1856). In particular Boerio gives modern equivalents of the measures miro and bigonzo. For the translation of carisee and zambelotti I am indebted to Luca Molà of Warwick University, an expert on the Venetian textile trade. Thanks also to my colleague Lori Repetti for help with these questions."
"In this column we will let Domenico Manzoni teach us double-entry bookkeeping as we follow Alvise Vallaresso through a busy and tumultuous year in 16th-century Venice." - AMS Tony Phillips, Stony Brook
_____________________
Note 1: All quotes from L. Pacioli, Summa de arithmetica. Chapter: Particularis de computis et scripturis, Venecia (1494). Translation e.g. John Bart Geijsbeek (1914), reprinted in: Ancient double-entry bookkeeping, Scholars Book Co, Houston, Texas, USA (1974)
Pacioli's "Summa" has been reprinted by the Pacioli Society, Albers School of Business, Seattle University, 900 Broadway, Seattle, WA 98122-4338 (206) 296-5723
Juxstaposition: Sy, Aida and Tony Tinker Bury Pacioli in Africa: A Bookkeeper's Reification of Accountancy. Blackwell Publishing. Abacus Volume 42 Issue 1, Page 105 - March 2006
Sources:
Paul M. Goldwater, Ph.D. - University of Central Florida | Canham Rogers, Chartered Accountants and Management Consultants, Toronto | AMS.org American Mathematical Society: "The Romance of Double-Entry Bookkeeping" | L. Lauwers and M. Willekens Tijdschrift voor Economie en Management, Vol. XXXIX, 3, 1994. "Five Hundred Years of Bookkeeping. A Portrait of Luca Pacioli"
Uma invenção muito simples, mas absolutamente genial.
Pena que nem todos os políticos tenham tomado conhecimento de que existe essa coisa chamada contabilidade (ou seja, você não pode lançar uma despesa, sem que você tenha um crédito, ou saldos aprovisionados; da mesma forma você não pode fazer um investimento sem lançar aquilo como despesa). Tudo muito simples, e no entanto, aparentemente ignorado por tanta gente, sobretudo aqueles que acham que dinheiro nasce em árvores...
Paulo Roberto de Almeida
History of Double Entry Bookkeeping
Statue of LUCA PACIOLI Sansepolcro. 1995 erected by: "I concittadini e Le Scuole de Ragioneria in Jappone".

Photo credit: Instituut Pacioli drs. A. J. van der Helm and drs. Johanna Postma
Pacioli - "Father of Accounting" ?
"Luca Pacioli was one of the greatest men of the Renaissance. He is also one of the least well known. This is surprising, for Luca Pacioli's manuscripts and ideas changed the way the world worked then, and continue to affect modern daily life.
"Luca Pacioli was born in Borgo San Sepulcro, in Tuscany. He was probably born during 1445. He belonged, being the son of Bartholomeus Pacioli to a middle-class family. His first teacher was no less a person than the painter Piero della Francesca, who, typically for Italian Humanism, masterly connected mathematics, science and art. Pacioli joined a Franciscan monastery in Sansepulcro and became an apprentice to "a wealthy Venetian businessman, Antonio de Rompiaso. Together with Rampiaso's sons, he attended the lectures of the mathematician Domenico Bragadino in Scuolo di Rialto, a school of great importance for the history of Aristolelianism" (Lauwers and Willekens).
"Pacioli befriended the artist Piero della Francesca, one of the first and greatest writers and artists of perspective. Francesca and Pacioli journeyed over the Appenines, where Francesca gave Pacioli access to the library of Frederico, the Count of Urbino. The collection of four thousand books allowed Pacioli to further his knowledge of mathematics.
"Francesca also introduced Pacioli to Leon Baptist Alberti, who would become Pacioli's new mentor. Alberti brought Pacioli to Venice and arranged for him to tutor the three sons of the rich merchant Antonio de Reimpose. During this time, in the year 1470, Pacioli wrote his first manuscript at the age of twenty-five. The book was about algebra and was dedicated to the Reimpose boys.
"Alberti also introduced Pacioli to Pope Paul II. Paul encouraged Pacioli to become a monk and dedicate his life to God. After Alberti died in 1472, Pacioli took the pope's suggestion, and took the vows of Franciscan Minor.
"In 1475, Pacioli became a teacher at the University of Perugia, where he stayed for six years. He was the first lecturer to hold a chair in mathematics at the University. In his lectures, Pacioli stressed the importance of putting theory to practical use. This emphasis on application of theory made him unique among his peers. While at the University of Perugia, Pacioli wrote his second manuscript, dedicated to the "Youth of Perugia."
"After 1481, Pacioli wandered throughout Italy, and in some areas outside it, until he was called back to the University of Perugia by the Franciscans in 1486. By this time, Pacioli was beginning to call himself "Magister," meaning master, the equivalent of a full professorship in modern time.
"The year 1494 is the only date during Pacioli's life that is absolutely certain. It was during this year that the forty-nine-year-old Pacioli published his famous book Summa de arithmetica, geometria, proportioni et proportionalita (The Collected Knowledge of Arithmetic, Geometry, Proportion and Proportionality). Pacioli wrote the Summa in an attempt to redress the poor state of mathematics teaching in his time. One section in the book made Pacioli famous. The section was Particularis de Computis et Scripturis, a treatise on accounting. De Scripturis was later described by some as "a catalyst that launched the past into the future." (Luca Pacioli: Unsung Hero of the Renaissance) Pacioli was the first person to describe double-entry accounting, also known as the Venetian method. This new system was state-of- the-art, and revolutionized economy and business. The Summa made Pacioli a celebrity and insured him a place in history, as "The Father of Accounting." The Summa was the most widely read mathematical work in all of Italy, and became one of the first books published on the Gutenberg press.
"Pacioli's important manuscript made him instantly famous, and he was invited to Milan to teach mathematics at the Court of Duke Lodovico Maria Sforzo in Milan. One of his pupils would be Leonardo da Vinci. During the seven years Pacioli and da Vinci spent together, the two would help each other create two masterpieces that would withstand the test of time. Da Vinci illustrated Pacioli's next and second most important manuscript De Divina Proportione ("Of Divine Proportions"). Pacioli taught da Vinci perspective and proportionality. This knowledge allowed da Vinci to create one of his greatest masterpieces, a mural on the north wall of the Santa Maria de Gracia Dominican cloister. This mural is the most famous painting of the fifteenth century, known as "The Last Supper." The geometry Pacioli taught to da Vinci would occur in many of da Vinci's later works. Da Vinci mentions Pacioli many times in his notes.
"In the years that followed Pacioli's relationship with da Vinci, he continued to teach and write. In 1509, De Divina Proportione and a work on Euclid were published in Venice. In the same year, Pacioli gave an important lecture on "Proportion and Proportionality," a lecture that emphasized the relationship of proportion to religion, medicine, law, architecture, grammar, printing, sculpture, music and all the liberal arts.
"In 1510, Pacioli was appointed director of the Franciscan monastery in Sansepulcro, much to the dismay of his fellow monks. In 1514, Pope Leo III called Pacioli to the papacy in Rome to become a teacher there. Scholars are unsure about what happened to Pacioli afterwards, but they are fairly certain that he never made it to Rome. Pacioli probably died on June 19, 1517 in the monastery in Sansepulcro." - Paul M. Goldwater, Ph.D.
"Perhaps the best proof that Pacioli's work was considered potentially significant even at the time of publication was the very fact that it was printed on November 10, 1494. Guttenberg had just a quarter-century earlier invented metal type, and it was still an extremely expensive proposition to print a book.
"The trial balance (summa summarium) is the end of Pacioli's accounting cycle. Debit amounts from the old ledger are listed on the left side of the balance sheet and credits on the right. The the two totals equal, the old ledger is considered balanced. If not, says Pacioli, that would indicate a mistake in your Ledger, which mistake you will have to look for diligently with the industry and intelligence God gave you." - Canham Rogers (Note 1)
"Among the many translations and adaptations of De Computis was a work by Domenico Manzoni, a native of Oderzo, published in 1540 and entitled Quaderno doppio col suo giornale ... : ``The Double Ledger with its Journal, newly composed and organized with extreme care, following the custom of Venice.'' I used a modern reprinting of the Quaderno, in Opere Antiche di Ragioneria, Milan 1911.
"The Quaderno is a textbook, and, as far as I can tell, the first book to use a realistic, fully worked out example to explain how double-entry bookkeeping works, an expository technique still used today. Manzoni leads us through a year in the life and fortunes of a Venetian merchant, one Alvise Vallaresso. We learn a lot about Alvise, because Manzoni's exposition begins with a complete inventory of the man's belongings and possessions as they were on the first of March 1540, and continues day by day tracking every lira of income and every soldo, grosso, and picciolo of expenses of his business (and of his household; the accounts were not kept separate) until the last day of February of the next year.
* "A note on currency. Merchants in Venice used a system of lire, soldi, grossi, piccioli akin to the pounds, shillings and pence recently abandoned in Britain: 32 piccioli make one grosso, 12 grossi make one soldo, and 20 soldi make a lira. Thus a lira was a substantial amount of money; a rough equivalent might be $1000 in today's currency. Another denomination is the ducato, which is 2 soldi or 24 grossi, like the old British florin. Prices are usually quoted in ducati and grossi; while the books are kept in lire, soldi, grossi, and piccioli.
On our rough scale a ducato is $100, a tenth of a lira. Even though translating this currency into dollars may be meaningless, it does give an easily grasped and accurate impression of relative costs.
* "A note on language. The Quaderno is written in Italian, but contains many words in their Venetian pronunciation (staro for staio, feze for fece, etc.) and in addition many words peculiar to Venetian. My reference for these words has been the Dizionario del Dialetto Veneziano by Giuseppe Boerio (Venice, 1856). In particular Boerio gives modern equivalents of the measures miro and bigonzo. For the translation of carisee and zambelotti I am indebted to Luca Molà of Warwick University, an expert on the Venetian textile trade. Thanks also to my colleague Lori Repetti for help with these questions."
"In this column we will let Domenico Manzoni teach us double-entry bookkeeping as we follow Alvise Vallaresso through a busy and tumultuous year in 16th-century Venice." - AMS Tony Phillips, Stony Brook
_____________________
Note 1: All quotes from L. Pacioli, Summa de arithmetica. Chapter: Particularis de computis et scripturis, Venecia (1494). Translation e.g. John Bart Geijsbeek (1914), reprinted in: Ancient double-entry bookkeeping, Scholars Book Co, Houston, Texas, USA (1974)
Pacioli's "Summa" has been reprinted by the Pacioli Society, Albers School of Business, Seattle University, 900 Broadway, Seattle, WA 98122-4338 (206) 296-5723
Juxstaposition: Sy, Aida and Tony Tinker Bury Pacioli in Africa: A Bookkeeper's Reification of Accountancy. Blackwell Publishing. Abacus Volume 42 Issue 1, Page 105 - March 2006
Sources:
Paul M. Goldwater, Ph.D. - University of Central Florida | Canham Rogers, Chartered Accountants and Management Consultants, Toronto | AMS.org American Mathematical Society: "The Romance of Double-Entry Bookkeeping" | L. Lauwers and M. Willekens Tijdschrift voor Economie en Management, Vol. XXXIX, 3, 1994. "Five Hundred Years of Bookkeeping. A Portrait of Luca Pacioli"
A caminho da Bandabras, ou Largobras, whatever...
Confirmando as piores expectativas daquela parte da cidadania que ainda pensa com a cabeça no lugar, o governo pretende criar, recriar, reativar (whatever) mais uma estatal, ele que já criou mais de 40 (talvez mais) nos últimos anos.
Supostamente, a nova companhia vai oferecer conexões a "preços módicos", ou seja, uma forma de fazer demagogia (sempre com o nosso dinheiro, claro).
Abaixo a matéria que confirma essas piores intenções, com este meu único comentário: vai custar caro, e vai pesar no seu bolso, caro contribuinte, mesmo que você não perceba e não se dê conta de nada, pois nesta terra de Vera Cruz (que era o seu nome, até ser descoberta pelo Nosso Guia) todos os impostos estão escondidos...
Telebrás confirma participação no Plano Nacional de Banda Larga
Do Portal G1, 5.05.2010:
A Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebrás) informou em comunicado nesta terça-feira (4) que “integrará o Programa Nacional de Banda Larga - PNBL”, de acordo com “decisão governamental, informada pelo Ministério das Comunicações”. Na prática, o anúncio significa a decisão do governo de reativar a estatal.
Ainda segundo o comunicado, a Telebrás ficará responsável por “implementar a rede privativa de comunicação da Administração Pública Federal; prestar apoio e suporte a políticas públicas de conexão à internet em banda larga para universidades, centros de pesquisa, escolas, hospitais, postos de atendimento, telecentros comunitários e outros pontos de interesse público; prover infraestrutura e redes de suporte a serviços de telecomunicações prestados por empresas privadas, Estados, Distrito Federal, Municípios e entidades sem fins lucrativos; e prestar serviço de conexão à internet em banda larga para usuários finais, apenas e tão somente em localidades onde inexista oferta adequada daqueles serviços”.
A ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, havia marcado para as 18 horas desta terça-feira uma reunião com outros ministros para discutir o PNBL. A expectativa é de que o plano seja oficialmente anunciado na quarta-feira (5) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O Plano Nacional de Banda Larga está sendo discutido no governo desde meados do ano passado. No final de 2009, o presidente Lula solicitou estudos mais detalhados para avaliar quanto custaria ao governo montar uma estatal para atender também ao consumidor final, com o objetivo de baixar o preço da banda larga.
Estimativas da Casa Civil apontam para um custo total do projeto de até R$ 15 bilhões, entre recursos próprios de prestadoras e de financiamentos públicos. Mas o formato do programa ainda não foi definido.
Em novembro do ano passado, o Ministério das Comunicações apresentou um programa para ser executado pelas teles, com financiamento privado e público, através de desoneração tributária e uso de recursos de fundos setoriais retidos nos cofres do Tesouro.
A meta do PNBL é chegar a 2014 com 90 milhões de acessos à internet em alta velocidade.
No início de abril, a Oi apresentou ao governo um plano de expansão da banda larga no país em que a empresa ofereceria serviços de internet rápida a preços que podem variar de R$ 15 a R$ 35 - mesmos valores sugeridos pelo governo federal.
Dias depois, a Casa Civil se manifestou, dizendo que a Telebrás deveria ser a “espinha dorsal” do PNBL, enquanto empresas privadas de telefonia deveriam atuar de forma complementar.
=============
Quem quiser apostar comigo quanto ao cumprimento das metas do governo -- "A meta do PNBL é chegar a 2014 com 90 milhões de acessos à internet em alta velocidade" -- eu continuo colocando em jogo a minha coleção completa das obras do Lênin, uma oferta imperdível...
Supostamente, a nova companhia vai oferecer conexões a "preços módicos", ou seja, uma forma de fazer demagogia (sempre com o nosso dinheiro, claro).
Abaixo a matéria que confirma essas piores intenções, com este meu único comentário: vai custar caro, e vai pesar no seu bolso, caro contribuinte, mesmo que você não perceba e não se dê conta de nada, pois nesta terra de Vera Cruz (que era o seu nome, até ser descoberta pelo Nosso Guia) todos os impostos estão escondidos...
Telebrás confirma participação no Plano Nacional de Banda Larga
Do Portal G1, 5.05.2010:
A Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebrás) informou em comunicado nesta terça-feira (4) que “integrará o Programa Nacional de Banda Larga - PNBL”, de acordo com “decisão governamental, informada pelo Ministério das Comunicações”. Na prática, o anúncio significa a decisão do governo de reativar a estatal.
Ainda segundo o comunicado, a Telebrás ficará responsável por “implementar a rede privativa de comunicação da Administração Pública Federal; prestar apoio e suporte a políticas públicas de conexão à internet em banda larga para universidades, centros de pesquisa, escolas, hospitais, postos de atendimento, telecentros comunitários e outros pontos de interesse público; prover infraestrutura e redes de suporte a serviços de telecomunicações prestados por empresas privadas, Estados, Distrito Federal, Municípios e entidades sem fins lucrativos; e prestar serviço de conexão à internet em banda larga para usuários finais, apenas e tão somente em localidades onde inexista oferta adequada daqueles serviços”.
A ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, havia marcado para as 18 horas desta terça-feira uma reunião com outros ministros para discutir o PNBL. A expectativa é de que o plano seja oficialmente anunciado na quarta-feira (5) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O Plano Nacional de Banda Larga está sendo discutido no governo desde meados do ano passado. No final de 2009, o presidente Lula solicitou estudos mais detalhados para avaliar quanto custaria ao governo montar uma estatal para atender também ao consumidor final, com o objetivo de baixar o preço da banda larga.
Estimativas da Casa Civil apontam para um custo total do projeto de até R$ 15 bilhões, entre recursos próprios de prestadoras e de financiamentos públicos. Mas o formato do programa ainda não foi definido.
Em novembro do ano passado, o Ministério das Comunicações apresentou um programa para ser executado pelas teles, com financiamento privado e público, através de desoneração tributária e uso de recursos de fundos setoriais retidos nos cofres do Tesouro.
A meta do PNBL é chegar a 2014 com 90 milhões de acessos à internet em alta velocidade.
No início de abril, a Oi apresentou ao governo um plano de expansão da banda larga no país em que a empresa ofereceria serviços de internet rápida a preços que podem variar de R$ 15 a R$ 35 - mesmos valores sugeridos pelo governo federal.
Dias depois, a Casa Civil se manifestou, dizendo que a Telebrás deveria ser a “espinha dorsal” do PNBL, enquanto empresas privadas de telefonia deveriam atuar de forma complementar.
=============
Quem quiser apostar comigo quanto ao cumprimento das metas do governo -- "A meta do PNBL é chegar a 2014 com 90 milhões de acessos à internet em alta velocidade" -- eu continuo colocando em jogo a minha coleção completa das obras do Lênin, uma oferta imperdível...
A Igreja em que pagando, tudo se perdoa, até assassinatos...
Calma, não é dessa Igreja que vocês conhecem, que estou falando, a tal que pratica a teologia da prosperidade: pagou, levou (ou seja, contribuiu, levou uma promessinha para casa, antecipando a riqueza próxima, o emprego, a casa própria, o carro, ou qualquer outra coisa).
Não, estou falando mesmo da Igreja Católica, especialista na venda de indulgências. Certo, certo, depois que Lutero se revoltou contra esse tipo de prática, quase quinhentos anos atrás, a Igreja resolveu reformar suas tabelas, ou melhor, abolir o horrível recurso ao pagamento de multas (a ela mesma, quem mais poderia ser?) para ser redimido de estupro, adultério, incesto, sodomia, pedofilia, zoofilia, e até assassinatos de padres e da própria mulher. Pagou, levou...
OK, isso acabou, mas se a Igreja pudesse pagar um pouquinho, hoje, para que esqueçam todos esses casos escabrosos que estão vindo atualmente à tona, talvez ela decidisse pagar. O pior é que ela já está pagando, mas os casos seguem aparecendo, numa corrente sem fim.
Em todo caso, para melhorar o conhecimento histórico de todos e cada um, transcrevo aqui a lista das indulgências e seus respectivos valores, tal como posta na página do jornalista (judeu, mas isso não tem nada a ver) Carlos Brickmann:
[ALERTA: um leitor atento, recolhido nos Comentários, me avisa que esse documento é falso, como aliás eu alertava que poderia ser no meu acréscimo final, depois da lista. Em todo caso, transcrevo tambem, a nota da Wikipedia que discute a questão.]
Taxa de venda de indulgências pelo papa Leão X (1517)
Brickmann e Associados Comunicação, site www.brickmann.com.br
30/04/2010 13:15
Obs.: A libra, ou lira, usada nos domínios papais da época, equivaleria hoje, grosseiramente, a algo como mil dólares, pouco menos de dois mil reais. Uma libra, ou lira, se divide em 240 soldos.
Fonte: IICPA - International Institute of Certified Public Accountants
A Taxa Camarae é um tarifário promulgado, em 1517, pelo papa Leão X (1513-1521) destinado a vender indulgências, ou seja, o perdão dos pecados.
Todos os delitos poderiam ser perdoados em troca do pagamento das taxas. Leão X declarou aberto o céu para todos aqueles, fossem clérigos ou leigos, que tivessem cometido crimes, desde que se manifestassem generosos com os cofres papais.
São 35 artigos:
1. O eclesiástico que cometa o pecado da carne, seja com freiras, seja com primas, sobrinhas ou afilhadas suas, seja, por fim, com outra mulher qualquer, será absolvido, mediante o pagamento de 67 libras e 12 soldos.
2. Se o eclesiástico, além do pecado de fornicação, quiser ser absolvido do pecado contra a natureza ou de bestialidade, deve pagar 219 libras e 15 soldos. Mas se tiver apenas cometido pecado contra a natureza com meninos ou com animais, e não com mulheres, pagará 131 libras e 15 soldos.
3. O sacerdote que deflorar uma virgem pagará 2 libras e 8 soldos.
4. A religiosa que quiser alcançar a dignidade de abadessa depois de se ter entregue a um ou mais homens, simultânea ou sucessivamente, quer dentro, quer fora do seu convento, pagará 131 libras e 15 soldos.
5. Os sacerdotes que quiserem viver maritalmente com parentes pagarão 76 libras e 1 soldo.
6. Para todos os pecados de luxúria cometido por um leigo, a absolvição custará 27 libras e 1 soldo; no caso de incesto, acrescentar-se-ão 4 libras.
7. A mulher adúltera que queira ser absolvida para estar livre de todo e qualquer processo e obter uma ampla dispensa para prosseguir as suas relações ilícitas pagará 87 libras e 3 soldos. Em idêntica situação, o marido pagará a mesma soma; se tiverem cometido incesto com seus filhos acrescentarão 6 libras.
8. A absolvição e a certeza de não serem perseguidos por crimes de rapina, roubo ou incêndio, custará aos culpados 131 libras e 7 soldos.
9. A absolvição de um simples assassínio cometido na pessoa de um leigo é fixada em 15 libras, 4 soldos e 3 dinheiros.
10. Se o assassino tiver morto dois ou mais homens no mesmo dia, pagará como se tivesse apenas assassinado um.
11. O marido que tiver maltratado sua mulher pagará 3 libras e 4 soldos; se a tiver morto, 17 libras e 15 soldos; se o tiver feito com a intenção de casar com outra, pagará um suplemento de 32 libras e 9 soldos. Se o marido tiver tido ajuda para cometer o crime, cada um dos seus ajudantes será absolvido mediante o pagamento de 2 libras.
12. Quem afogar seu próprio filho pagará 17 libras e 15 soldos; caso matem o próprio filho, por mútuo consentimento, o pai e a mãe pagarão 27 libras e 1 soldo pela absolvição.
13. A mulher que destruir o filho que traz nas entranhas, assim como o pai que tiver contribuído para a perpetração do crime, pagarão cada um 17 libras e 15 soldos. Quem facilitar o aborto de uma criatura que não seja seu filho pagará menos 1 libra.
14. Pelo assassinato de um irmão, de uma irmã, de uma mãe ou de um pai, pagar-se-á 17 libras e 5 soldos.
15. Quem matar um bispo ou um prelado de hierarquia superior terá de pagar 131 libras, 14 soldos e 6 dinheiros.
16. O assassino que tiver morto mais de um sacerdote, sem ser de uma só vez, pagará 137 libras e 6 soldos pelo primeiro, e metade pelos restantes.
17. O bispo ou abade que cometa homicídio por emboscada, por acidente ou por necessidade, pagará 179 libras e 14 soldos.
18. Quem quiser comprar antecipadamente a absolvição, por todo e qualquer homicídio acidental que venha a cometer no futuro, terá de pagar 168 libras e 15 soldos.
19. O herege que se converta pagará pela sua absolvição 269 libras. O filho de um herege queimado, enforcado ou de qualquer outro modo justiçado, só poderá reabilitar-se mediante o pagamento de 218 libras, 16 soldos e 9 dinheiros.
20. O eclesiástico que, não podendo saldar as suas dívidas, não quiser ver-se processado pelos seus credores, entregará ao pontífice 17 libras, 8 soldos e 6 dinheiros, e a dívida ser-lhe-á perdoada.
21. A licença para instalar pontos de venda de vários géneros, sob o pórtico das igrejas, será concedida mediante o pagamento de 45 libras, 19 soldos e 3 dinheiros.
22. O delito de contrabando e as fraudes relativas aos direitos do príncipe custarão 87 libras e 3 dinheiros.
23. A cidade que quiser obter para os seus habitantes ou para os seus sacerdotes, frades ou monjas autorização de comer carne e lacticínios nas épocas em que está vedado fazê-lo pagará 781 libras e 10 soldos.
24. O convento que quiser mudar de regra e viver com menos abstinência do que a que estava prescrita pagará 146 libras e 5 soldos.
25. O frade que para sua maior conveniência, ou gosto, quiser passar a vida numa ermida com uma mulher, pagará 45 libras e 19 soldos.
26. O apóstata vagabundo que quiser viver sem travas pagará o mesmo montante pela absolvição.
27. O mesmo montante terá de pagar o religioso, regular ou secular, que pretenda viajar vestido de leigo.
28. O filho bastardo de um prior, que queira herdar a cura de seu pai, terá de pagar 27 libras e 1 soldo.
29. O bastardo que pretenda receber ordens sacras e usufruir de benefícios pagará 15 libras, 18 soldos e 6 dinheiros.
30. O filho de pais incógnitos que pretenda entrar nas ordens pagará 27 libras e 1 soldo.
31. Os leigos com defeitos físicos ou disformes, que pretendam receber ordens sacras e usufruir de benefícios, pagarão 58 libras e 2 soldos.
32. Igual soma pagará o cego da vista direita, mas o cego da vista esquerda pagará 10 libras e 7 soldos. Os vesgos pagarão 45 libras e 3 soldos.
33. Os eunucos que quiserem entrar nas ordens pagarão 310 libras e 15 soldos.
34. Quem por simonia quiser adquirir um ou mais benefícios deve dirigir-se aos tesoureiros do Papa que lhos venderão por um preço moderado.
35. Quem, por ter quebrado um juramento, quiser evitar qualquer perseguição e ver-se livre de qualquer marca de infâmia, pagará 131 libras e 15 soldos. Pagará ainda por cada um dos seus fiadores a quantia de 3 libras.
Fonte: Pepe Rodríguez (1997). Mentiras fundamentais da Igreja católica.
Terramar - Editores, Distribuidores e Livreiros
(1.ª edição portuguesa, Terramar, Outubro de 2001 - Anexo, pp. 345-348)
==============
Concluindo esta pouco edificante postagem sobre a conivência da criminalidade com o salvamento financeiro da Igreja, cabe registrar que são duas as fontes indicadas, uma um site internacional, outra um livro sobre as mentiras da Igreja Católica. Pode-se acreditar numa lista que trata de mentiras?
================
Segue agora a matéria completa da Wikipedia italiana:
Taxa camarae
Da Wikipedia, l'enciclopedia libera.
link
La Taxa Camarae o Taxa Camerae sarebbe un elenco tariffario risalente al 1517 e dovuto a papa Leone X, redatto allo scopo di vendere assoluzioni sacramentali per peccati gravi già commessi o da commettersi in futuro. Il documento è stato e viene tuttora diffuso in seguito alla sua pubblicazione in calce al libro anticlericale dello spagnolo Pepe Rodríguez, intitolato Mentiras Fundamentales de la Iglesia Católica (tradotto in italiano: Verità e menzogne della Chiesa cattolica). Per gli storici questo documento è senza dubbio un falso.
Indice
[nascondi]
* 1 Il testo
* 2 Discussione intorno alla veridicità dell'elenco
* 3 Probabile modello su cui il falso è stato costruito
* 4 Note
* 5 Bibliografia
* 6 Collegamenti esterni
Il testo [modifica]
Ecco la traduzione italiana dei 35 articoli di cui il documento sarebbe composto:
1. L'ecclesiastico che incorresse in peccato carnale, sia con suore, sia con cugine, nipoti o figliocce, sia, infine, con un'altra qualsiasi donna, sarà assolto, mediante il pagamento di 67 libbre, 12 soldi.
2. Se l'ecclesiastico, oltre al peccato di fornicazione chiedesse d'essere assolto dal peccato contro natura o di bestialità, dovrà pagare 219 libbre, 15 soldi. Ma se avesse commesso peccato contro natura con bambini o bestie e non con una donna, pagherà solamente 131 libbre, 15 soldi.
3. Il sacerdote che deflorasse una vergine, pagherà 2 libbre, 8 soldi.
4. La religiosa che ambisse la dignità di abbadessa dopo essersi data a uno o più uomini simultaneamente o successivamente, all'interno o fuori del convento, pagherà 131 libre, 15 soldi.
5. I sacerdoti che volessero vivere in concubinato con i loro parenti, pagheranno 76 libbre, 1 soldo.
6. Per ogni peccato di lussuria commesso da un laico, l'assoluzione costerà 27 libbre, 1 soldo; per gli incesti si aggiungerà a coscienza 4 libbre.
7. La donna adultera che chieda l'assoluzione per restare libera da ogni processo e avere ampie dispense per proseguire i propri rapporti illeciti, pagherà al Papa 87 libbre, 3 soldi. In un caso analogo, il marito pagherà uguale somma; se avessero commesso incesto con i propri figli aggiungeranno a coscienza 6 libbre.
8. L'assoluzione e la sicurezza di non essere perseguiti per i crimini di rapina, furto o incendio, costerà ai colpevoli 131 libbre, 7 soldi.
9. L'assoluzione dell'assassinio semplice commesso sulla persona di un laico si stabilisce in 15 libbre, 4 soldi, 3 denari.
10. Se l'assassino avesse dato la morte a due o più uomini in uno stesso giorno, pagherà come se ne avesse assassinato uno solo.
11. Il marito che infliggesse maltrattamenti a sua moglie, pagherà alle casse della cancelleria 3 libbre, 4 soldi; se fosse uccisa, pagherà 17 libbre, 15 soldi, e se le avesse dato morte per sposarsi con un'altra, pagherà, inoltre, 32 libbre, 9 soldi. Coloro che avessero aiutato il marito a perpetrare il crimine saranno assolti mediante il pagamento di 2 libbre a testa.
12. Chi affogasse suo figlio, pagherà 17 libbre, 15 soldi (o sia 2 libbre in più che per uccidere uno sconosciuto), e se a uccidere fossero il padre e la madre di comune accordo, pagheranno 27 libbre, 1 soldo per l'assoluzione.
13. La donna che distruggesse il figlio che porta nel suo ventre, e il padre che avesse contribuito alla realizzazione del crimine, pagheranno 17 libbre, 15 soldi ognuno. Colui che facilitasse l'aborto di una creatura che non fosse suo figlio, pagherà 1 libbra di meno.
14. Per l'assassinio di un fratello, una sorella, una madre o un padre, si pagherà 17 libbre, 5 soldi.
15. Colui che uccidesse un vescovo o un prelato di gerarchia superiore, pagherà 131 libbre, 14 soldi, 6 denari.
16. Se l'assassino avesse dato morte a più sacerdoti in varie occasioni, pagherà 137 libbre, 6 soldi, per la prima uccisione, e la metà per quelle successive.
17. Il vescovo o abate che commettesse omicidio per imboscata, incidente o per necessità, pagherà, per raggiungere l'assoluzione, 179 libbre, 14 soldi.
18. Colui che in anticipo volesse comperare l'assoluzione di ogni omicidio incidentale che potesse perpetrare in futuro, pagherà 168 libbre, 15 soldi.
19. L'eretico che si convertisse, pagherà per l'assoluzione 269 libbre. Il figlio dell'eretico arso, impiccato o giustiziato in qualsiasi altra forma potrà essere riabilitato solo mediante il pagamento di 218 libbre, 16 soldi, 9 denari.
20. L'ecclesiastico che non potendo pagare i propri debiti volesse liberarsi dall'essere processato dai creditori, consegnerà al Pontefice 17 libbre, 8 soldi, 6 denari, e gli sarà perdonato il debito.
21. Sarà concessa la licenza per installare posti di vendita di vari generi sotto i portici delle chiese, sarà concesso mediante il pagamento di 45 libbre, 19 soldi, 3 denari.
22. Il delitto di contrabbando e frode ai diritti del principe costerà 87 libbre, 3 denari.
23. La città che ambisse per i suoi abitanti o per i suoi sacerdoti, frati o monache, la licenza di mangiare carne e latticini in epoche in cui è proibito, pagherà 781 libbre, 10 soldi.
24. Il monastero che volesse variare la regola e vivere con minore astinenza di quella prescritta, pagherà 146 libbre, 5 soldi.
25. Il frate che per migliore convenienza o gusto volesse passare la vita in un eremo con una donna, consegnerà al tesoro pontificio 45 libbre, 19 soldi.
26. L'apostata vagabondo che volesse vivere senza ostacoli, pagherà uguale quantità per l'assoluzione.
27. Uguale quantità pagheranno i religiosi, siano questi secolari o regolari, che volessero viaggiare in abiti da laico.
28. Il figlio bastardo di un sacerdote che volesse essere preferito per succedere nella cura al padre, pagherà 27 libbre, 1 soldo.
29. Il bastardo che volesse ricevere ordini sacri e goderne i benefici, pagherà 15 libbre, 18 soldi, 6 denari.
30. Il figlio di genitori sconosciuti che voglia entrare negli ordini, pagherà al tesoro pontificio 27 libbre, 1 soldo.
31.1 laici contraffatti o deformi che vogliano ricevere ordini sacri e possedere benefici, pagheranno alla cancelleria apostolica 58 libbre, 2 soldi.
32. Uguale somma pagherà il guercio dell'occhio destro, mentre il guercio dell'occhio sinistro pagherà al Papa 10 libbre, 7 soldi. Gli strabici pagheranno 45 libbre, 3 soldi.
33. Gli eunuchi che volessero entrare negli ordini, pagheranno la quantità di 310 libbre, 15 soldi.
34. Colui che per simonia volesse acquistare uno o molti benefici, s'indirizzerà ai tesorieri del Papa, che gli venderanno il diritto a un prezzo modico.
35. Colui che per avere mancato un giuramento volesse evitare ogni persecuzione e liberarsi di ogni tipo d'infamia, pagherà al Papa 131 libbre, 15 soldi. Inoltre consegnerà 3 libbre per ognuno di coloro che erano stati garantiti.
Discussione intorno alla veridicità dell'elenco [modifica]
Fin dalla pubblicazione del libro vi furono numerose reazioni, specialmente da parte di tutte quelle persone che non erano a conoscenza di questo documento e desideravano avere maggiori informazioni in merito. La lista, infatti, è stata edita senza nessun necessario riferimento bibliografico. Occorre premettere che tutti gli atti dei pontefici (per lo meno in epoca moderna) sono noti e pubblicati in raccolte ed edizioni a stampa (il Bullarium romanum, anzitutto) e di tutti siamo a disposizione dell'originale. Ogni documento infatti veniva pubblicato ufficialmente e ricopiato in centinaia di esemplari che venivano inviati in ogni regione del mondo cristiano sottoposto all'autorità del Papa. Per questo motivo tutte le bolle dei pontefici e gli atti pubblici di governo sono disponibili in diverse copie dell'epoca, regolarmente sottoscritte e bollate dalla curia romana.
Ora, il documento sopra riprodotto non è riportato in nessuna delle edizioni degli atti pontifici, non è noto in forma originale e non se ne dispone di alcuna copia coeva che abbia un valore documentale accertato. Alcuni storici, per questo motivo, si sono affrettati a domandare al signor Rodríguez le necessarie referenze che egli aveva omesso di indicare, per verificare la provenienza del documento che egli aveva pubblicato, e che ad una prima lettura sembra chiaramente un falso denigratorio. Rodríguez non è fino ad oggi stato in grado di mostrare alcun documento papale originale; ha però solamente acconsentito a qualificarlo come "dubbioso". Rimane sullo sfondo il principio metodologico secondo cui un documento non esiste fino che non viene dimostrata prova accettabile della sua esistenza, e che è colui che produce documento che è tenuto a dimostrarne l'autenticità, e non coloro che il documento non conoscono. Diversamente chiunque potrebbe fabbricare un documento e presentarlo come autentico, e chiedere ad altri di dimostrare la sua falsità. Non si può dimostrare la falsità di una cosa che documentariamente non esiste.
Ben poco valore ha l'idea secondo cui il documento sarebbe nascosto in Vaticano. Ciò significherebbe che di quel documento esiste una sola copia, il che renderebbe immediatamente incredibile la dichiarazione secondo cui le tariffe sarebbero state realmente applicate e divulgate tra i fedeli. Un atto pontificio ufficiale non pubblicato con ogni mezzo è semplicemente un atto pontificio che non esiste. Peraltro, gli archivi vaticani che contengono la documentazione di quell'epoca sono aperti agli studiosi. Infine, se un documento è nascosto in una biblioteca, non si capisce come qualcuno sia in grado di pubblicarlo ma non sia in grado di chiarire nessuna delle circostanze in cui tale documento fu per lui accessibile.
Un gruppo di ricercatori ha raccolto una serie di documentazione in proposito, riprodotta nel loro sito internet[1]. Anzitutto fu domandato al Rodríguez di produrre la documentazione su cui egli si era basato; egli rispose che il testo era stato ricavato da alcune fotocopie di pagine in lingua francese, ora sbiadite. Non fornì copie di quelle pagine né si dimostrò in grado di dare una referenza di qualche valore storico. La corrispondenza tra Rodríguez e questi ricercatori è stata resa pubblica nel sito di questi ultimi.
Alcuni sostengono l'autenticità del documento pur senza essere in grado di produrre alcuna referenza verificabile da uno storico. La discussione procede quindi - ma esclusivamente in questo campo dei non addetti ai lavori - sul piano inverificabile della personale inclinazione clericale o anticlericale.
Probabile modello su cui il falso è stato costruito [modifica]
È ben noto che in età rinascimentale sono realmente esistiti alcuni tariffari della curia romana, le cui copie autentiche sono attualmente consultabili. Essi però regolavano semplicemente il compenso da versarsi alla curia per la redazione materiale di qualche documento canonico, come tassa dovuta all'ufficio, a seconda dell'impegno che la preparazione e la scrittura in bella copia del documento richiedeva. Oggi tali elenchi di prezzi non esistono più, in quanto i dipendenti degli uffici vaticani sono stipendiati mensilmente, indipendentemente dalla quantità di documenti che producono. L'elenco di prezzi, perciò, non è altro che un tariffario di un ufficio, e non ha nulla a che fare con l'assoluzione dei peccati.
Certamente all'epoca di Leone X fu pubblicata una lista di tariffe per la curia romana, che fu in vigore durante il suo pontificato. Ma è altrettanto certo che questa ed altre simili liste "soffrirono gravi interpolazioni per opera dei protestanti, che alterarono abilmente la fraseologia e le cifre, di modo da fornire un aspetto esclusivamente venale e simoniaco alle concessioni del pontefice, per cui i poveri erano spietatamente esclusi, mentre i ricchi potevano ottenere con il denaro tutto ciò che desideravano"[2]
Esistono numerose pubblicazioni di tariffari alterati, stampati nei paesi protestanti con intenzione di screditare la Chiesa romana. Oggi gli storici di ogni orientamento ne riconoscono l'evidente falsità, e li considerano documentazione utile per studiare i rapporti tra il protestantesimo e il cattolicesimo nei secoli delle controversie. Nessuna di queste liste alterate coincide però con il testo pubblicato da Rodríguez, e nessuna di esse giunge ad un tale grado di corruzione; probabilmente i falsari dell'epoca erano ben consapevoli che un carattere eccessivamente simoniaco del documento avrebbe immediatamente fatto dubitare della sua autenticità. Se sono dunque noti i modelli, rimane da accertare a chi sia dovuta la redazione del testo pubblicato da Rodríguez.
Note [modifica]
1. ^ Sito di studio sulla Taxa Camarae
2. ^ N. Storti, La Storia e il Diritto della Dataria Apostolica dalle origini ai nostri giorni, Napoli 1969, p. 268
Bibliografia [modifica]
Studi:
* N. Storti, La Storia e il Diritto della Dataria Apostolica dalle origini ai nostri giorni, Napoli 1969, pp. 268-277
* Joseph Mendham (Emancipatus), Taxatio papalis, London 1825.
* R. Gibbings, The taxes of the apostolic penitentiary, Dublin 1872.
* P. Woker, Das kirchliche Finanzwesen der Päpste, Nördlingen 1878.
* H. C. Lea, The Taxes of the Papal Penitentiary, in “The English Historical Review” VIII (1893), 424-438.
* A. Dupin, Taxes de la pénitencerie apostolique, Paris 1879.
* T. L. Green, Indulgences, Sacramental Absolutions, and the Tax-Tables of the Roman Chancery and Penitentiary, considered in reply to the charge of Venality, London 1872.
* M. Jung, De L’authenticité du Fameux Livre des Taxes de la Chancellerie de Rome, in “Bulletin de la Société de l’Histoire du Protestantisme Français”, 1857, pp.541-557.
Raccolta di fonti:
* L. Tomassetti - S. Franco (a cura di), Bullarium, Diplomatum et Privilegiorum Sanctorum Romanorum Pontificum, Torino 1857-1882.
* E. Fridberg (a cura di), Corpus Iuris Canonici, Graz (1955).
* M. Tangl, Die päpstlichen Kanzleiordnungen von 1200-1500, Aalen (1959).
* H. Denifle, Die älteste Taxrolle der apostolischen Pönitentiarie, in“Archiv für Literatur- und Kirchengeschichte des Mittlelalters” IV (1888), pp. 201-238.
Collegamenti esterni [modifica]
* Studio in italiano (sito di studio e documentazione sulla Taxa camarae e le sue probabili fonti)
* La Taxa Camarae del papa León X (sito di Pepe Rodríguez che riporta l'elenco tariffario)
* Cattolicesimo Portale Cattolicesimo: accedi alle voci di Wikipedia che trattano di Cattolicesimo
Não, estou falando mesmo da Igreja Católica, especialista na venda de indulgências. Certo, certo, depois que Lutero se revoltou contra esse tipo de prática, quase quinhentos anos atrás, a Igreja resolveu reformar suas tabelas, ou melhor, abolir o horrível recurso ao pagamento de multas (a ela mesma, quem mais poderia ser?) para ser redimido de estupro, adultério, incesto, sodomia, pedofilia, zoofilia, e até assassinatos de padres e da própria mulher. Pagou, levou...
OK, isso acabou, mas se a Igreja pudesse pagar um pouquinho, hoje, para que esqueçam todos esses casos escabrosos que estão vindo atualmente à tona, talvez ela decidisse pagar. O pior é que ela já está pagando, mas os casos seguem aparecendo, numa corrente sem fim.
Em todo caso, para melhorar o conhecimento histórico de todos e cada um, transcrevo aqui a lista das indulgências e seus respectivos valores, tal como posta na página do jornalista (judeu, mas isso não tem nada a ver) Carlos Brickmann:
[ALERTA: um leitor atento, recolhido nos Comentários, me avisa que esse documento é falso, como aliás eu alertava que poderia ser no meu acréscimo final, depois da lista. Em todo caso, transcrevo tambem, a nota da Wikipedia que discute a questão.]
Taxa de venda de indulgências pelo papa Leão X (1517)
Brickmann e Associados Comunicação, site www.brickmann.com.br
30/04/2010 13:15
Obs.: A libra, ou lira, usada nos domínios papais da época, equivaleria hoje, grosseiramente, a algo como mil dólares, pouco menos de dois mil reais. Uma libra, ou lira, se divide em 240 soldos.
Fonte: IICPA - International Institute of Certified Public Accountants
A Taxa Camarae é um tarifário promulgado, em 1517, pelo papa Leão X (1513-1521) destinado a vender indulgências, ou seja, o perdão dos pecados.
Todos os delitos poderiam ser perdoados em troca do pagamento das taxas. Leão X declarou aberto o céu para todos aqueles, fossem clérigos ou leigos, que tivessem cometido crimes, desde que se manifestassem generosos com os cofres papais.
São 35 artigos:
1. O eclesiástico que cometa o pecado da carne, seja com freiras, seja com primas, sobrinhas ou afilhadas suas, seja, por fim, com outra mulher qualquer, será absolvido, mediante o pagamento de 67 libras e 12 soldos.
2. Se o eclesiástico, além do pecado de fornicação, quiser ser absolvido do pecado contra a natureza ou de bestialidade, deve pagar 219 libras e 15 soldos. Mas se tiver apenas cometido pecado contra a natureza com meninos ou com animais, e não com mulheres, pagará 131 libras e 15 soldos.
3. O sacerdote que deflorar uma virgem pagará 2 libras e 8 soldos.
4. A religiosa que quiser alcançar a dignidade de abadessa depois de se ter entregue a um ou mais homens, simultânea ou sucessivamente, quer dentro, quer fora do seu convento, pagará 131 libras e 15 soldos.
5. Os sacerdotes que quiserem viver maritalmente com parentes pagarão 76 libras e 1 soldo.
6. Para todos os pecados de luxúria cometido por um leigo, a absolvição custará 27 libras e 1 soldo; no caso de incesto, acrescentar-se-ão 4 libras.
7. A mulher adúltera que queira ser absolvida para estar livre de todo e qualquer processo e obter uma ampla dispensa para prosseguir as suas relações ilícitas pagará 87 libras e 3 soldos. Em idêntica situação, o marido pagará a mesma soma; se tiverem cometido incesto com seus filhos acrescentarão 6 libras.
8. A absolvição e a certeza de não serem perseguidos por crimes de rapina, roubo ou incêndio, custará aos culpados 131 libras e 7 soldos.
9. A absolvição de um simples assassínio cometido na pessoa de um leigo é fixada em 15 libras, 4 soldos e 3 dinheiros.
10. Se o assassino tiver morto dois ou mais homens no mesmo dia, pagará como se tivesse apenas assassinado um.
11. O marido que tiver maltratado sua mulher pagará 3 libras e 4 soldos; se a tiver morto, 17 libras e 15 soldos; se o tiver feito com a intenção de casar com outra, pagará um suplemento de 32 libras e 9 soldos. Se o marido tiver tido ajuda para cometer o crime, cada um dos seus ajudantes será absolvido mediante o pagamento de 2 libras.
12. Quem afogar seu próprio filho pagará 17 libras e 15 soldos; caso matem o próprio filho, por mútuo consentimento, o pai e a mãe pagarão 27 libras e 1 soldo pela absolvição.
13. A mulher que destruir o filho que traz nas entranhas, assim como o pai que tiver contribuído para a perpetração do crime, pagarão cada um 17 libras e 15 soldos. Quem facilitar o aborto de uma criatura que não seja seu filho pagará menos 1 libra.
14. Pelo assassinato de um irmão, de uma irmã, de uma mãe ou de um pai, pagar-se-á 17 libras e 5 soldos.
15. Quem matar um bispo ou um prelado de hierarquia superior terá de pagar 131 libras, 14 soldos e 6 dinheiros.
16. O assassino que tiver morto mais de um sacerdote, sem ser de uma só vez, pagará 137 libras e 6 soldos pelo primeiro, e metade pelos restantes.
17. O bispo ou abade que cometa homicídio por emboscada, por acidente ou por necessidade, pagará 179 libras e 14 soldos.
18. Quem quiser comprar antecipadamente a absolvição, por todo e qualquer homicídio acidental que venha a cometer no futuro, terá de pagar 168 libras e 15 soldos.
19. O herege que se converta pagará pela sua absolvição 269 libras. O filho de um herege queimado, enforcado ou de qualquer outro modo justiçado, só poderá reabilitar-se mediante o pagamento de 218 libras, 16 soldos e 9 dinheiros.
20. O eclesiástico que, não podendo saldar as suas dívidas, não quiser ver-se processado pelos seus credores, entregará ao pontífice 17 libras, 8 soldos e 6 dinheiros, e a dívida ser-lhe-á perdoada.
21. A licença para instalar pontos de venda de vários géneros, sob o pórtico das igrejas, será concedida mediante o pagamento de 45 libras, 19 soldos e 3 dinheiros.
22. O delito de contrabando e as fraudes relativas aos direitos do príncipe custarão 87 libras e 3 dinheiros.
23. A cidade que quiser obter para os seus habitantes ou para os seus sacerdotes, frades ou monjas autorização de comer carne e lacticínios nas épocas em que está vedado fazê-lo pagará 781 libras e 10 soldos.
24. O convento que quiser mudar de regra e viver com menos abstinência do que a que estava prescrita pagará 146 libras e 5 soldos.
25. O frade que para sua maior conveniência, ou gosto, quiser passar a vida numa ermida com uma mulher, pagará 45 libras e 19 soldos.
26. O apóstata vagabundo que quiser viver sem travas pagará o mesmo montante pela absolvição.
27. O mesmo montante terá de pagar o religioso, regular ou secular, que pretenda viajar vestido de leigo.
28. O filho bastardo de um prior, que queira herdar a cura de seu pai, terá de pagar 27 libras e 1 soldo.
29. O bastardo que pretenda receber ordens sacras e usufruir de benefícios pagará 15 libras, 18 soldos e 6 dinheiros.
30. O filho de pais incógnitos que pretenda entrar nas ordens pagará 27 libras e 1 soldo.
31. Os leigos com defeitos físicos ou disformes, que pretendam receber ordens sacras e usufruir de benefícios, pagarão 58 libras e 2 soldos.
32. Igual soma pagará o cego da vista direita, mas o cego da vista esquerda pagará 10 libras e 7 soldos. Os vesgos pagarão 45 libras e 3 soldos.
33. Os eunucos que quiserem entrar nas ordens pagarão 310 libras e 15 soldos.
34. Quem por simonia quiser adquirir um ou mais benefícios deve dirigir-se aos tesoureiros do Papa que lhos venderão por um preço moderado.
35. Quem, por ter quebrado um juramento, quiser evitar qualquer perseguição e ver-se livre de qualquer marca de infâmia, pagará 131 libras e 15 soldos. Pagará ainda por cada um dos seus fiadores a quantia de 3 libras.
Fonte: Pepe Rodríguez (1997). Mentiras fundamentais da Igreja católica.
Terramar - Editores, Distribuidores e Livreiros
(1.ª edição portuguesa, Terramar, Outubro de 2001 - Anexo, pp. 345-348)
==============
Concluindo esta pouco edificante postagem sobre a conivência da criminalidade com o salvamento financeiro da Igreja, cabe registrar que são duas as fontes indicadas, uma um site internacional, outra um livro sobre as mentiras da Igreja Católica. Pode-se acreditar numa lista que trata de mentiras?
================
Segue agora a matéria completa da Wikipedia italiana:
Taxa camarae
Da Wikipedia, l'enciclopedia libera.
link
La Taxa Camarae o Taxa Camerae sarebbe un elenco tariffario risalente al 1517 e dovuto a papa Leone X, redatto allo scopo di vendere assoluzioni sacramentali per peccati gravi già commessi o da commettersi in futuro. Il documento è stato e viene tuttora diffuso in seguito alla sua pubblicazione in calce al libro anticlericale dello spagnolo Pepe Rodríguez, intitolato Mentiras Fundamentales de la Iglesia Católica (tradotto in italiano: Verità e menzogne della Chiesa cattolica). Per gli storici questo documento è senza dubbio un falso.
Indice
[nascondi]
* 1 Il testo
* 2 Discussione intorno alla veridicità dell'elenco
* 3 Probabile modello su cui il falso è stato costruito
* 4 Note
* 5 Bibliografia
* 6 Collegamenti esterni
Il testo [modifica]
Ecco la traduzione italiana dei 35 articoli di cui il documento sarebbe composto:
1. L'ecclesiastico che incorresse in peccato carnale, sia con suore, sia con cugine, nipoti o figliocce, sia, infine, con un'altra qualsiasi donna, sarà assolto, mediante il pagamento di 67 libbre, 12 soldi.
2. Se l'ecclesiastico, oltre al peccato di fornicazione chiedesse d'essere assolto dal peccato contro natura o di bestialità, dovrà pagare 219 libbre, 15 soldi. Ma se avesse commesso peccato contro natura con bambini o bestie e non con una donna, pagherà solamente 131 libbre, 15 soldi.
3. Il sacerdote che deflorasse una vergine, pagherà 2 libbre, 8 soldi.
4. La religiosa che ambisse la dignità di abbadessa dopo essersi data a uno o più uomini simultaneamente o successivamente, all'interno o fuori del convento, pagherà 131 libre, 15 soldi.
5. I sacerdoti che volessero vivere in concubinato con i loro parenti, pagheranno 76 libbre, 1 soldo.
6. Per ogni peccato di lussuria commesso da un laico, l'assoluzione costerà 27 libbre, 1 soldo; per gli incesti si aggiungerà a coscienza 4 libbre.
7. La donna adultera che chieda l'assoluzione per restare libera da ogni processo e avere ampie dispense per proseguire i propri rapporti illeciti, pagherà al Papa 87 libbre, 3 soldi. In un caso analogo, il marito pagherà uguale somma; se avessero commesso incesto con i propri figli aggiungeranno a coscienza 6 libbre.
8. L'assoluzione e la sicurezza di non essere perseguiti per i crimini di rapina, furto o incendio, costerà ai colpevoli 131 libbre, 7 soldi.
9. L'assoluzione dell'assassinio semplice commesso sulla persona di un laico si stabilisce in 15 libbre, 4 soldi, 3 denari.
10. Se l'assassino avesse dato la morte a due o più uomini in uno stesso giorno, pagherà come se ne avesse assassinato uno solo.
11. Il marito che infliggesse maltrattamenti a sua moglie, pagherà alle casse della cancelleria 3 libbre, 4 soldi; se fosse uccisa, pagherà 17 libbre, 15 soldi, e se le avesse dato morte per sposarsi con un'altra, pagherà, inoltre, 32 libbre, 9 soldi. Coloro che avessero aiutato il marito a perpetrare il crimine saranno assolti mediante il pagamento di 2 libbre a testa.
12. Chi affogasse suo figlio, pagherà 17 libbre, 15 soldi (o sia 2 libbre in più che per uccidere uno sconosciuto), e se a uccidere fossero il padre e la madre di comune accordo, pagheranno 27 libbre, 1 soldo per l'assoluzione.
13. La donna che distruggesse il figlio che porta nel suo ventre, e il padre che avesse contribuito alla realizzazione del crimine, pagheranno 17 libbre, 15 soldi ognuno. Colui che facilitasse l'aborto di una creatura che non fosse suo figlio, pagherà 1 libbra di meno.
14. Per l'assassinio di un fratello, una sorella, una madre o un padre, si pagherà 17 libbre, 5 soldi.
15. Colui che uccidesse un vescovo o un prelato di gerarchia superiore, pagherà 131 libbre, 14 soldi, 6 denari.
16. Se l'assassino avesse dato morte a più sacerdoti in varie occasioni, pagherà 137 libbre, 6 soldi, per la prima uccisione, e la metà per quelle successive.
17. Il vescovo o abate che commettesse omicidio per imboscata, incidente o per necessità, pagherà, per raggiungere l'assoluzione, 179 libbre, 14 soldi.
18. Colui che in anticipo volesse comperare l'assoluzione di ogni omicidio incidentale che potesse perpetrare in futuro, pagherà 168 libbre, 15 soldi.
19. L'eretico che si convertisse, pagherà per l'assoluzione 269 libbre. Il figlio dell'eretico arso, impiccato o giustiziato in qualsiasi altra forma potrà essere riabilitato solo mediante il pagamento di 218 libbre, 16 soldi, 9 denari.
20. L'ecclesiastico che non potendo pagare i propri debiti volesse liberarsi dall'essere processato dai creditori, consegnerà al Pontefice 17 libbre, 8 soldi, 6 denari, e gli sarà perdonato il debito.
21. Sarà concessa la licenza per installare posti di vendita di vari generi sotto i portici delle chiese, sarà concesso mediante il pagamento di 45 libbre, 19 soldi, 3 denari.
22. Il delitto di contrabbando e frode ai diritti del principe costerà 87 libbre, 3 denari.
23. La città che ambisse per i suoi abitanti o per i suoi sacerdoti, frati o monache, la licenza di mangiare carne e latticini in epoche in cui è proibito, pagherà 781 libbre, 10 soldi.
24. Il monastero che volesse variare la regola e vivere con minore astinenza di quella prescritta, pagherà 146 libbre, 5 soldi.
25. Il frate che per migliore convenienza o gusto volesse passare la vita in un eremo con una donna, consegnerà al tesoro pontificio 45 libbre, 19 soldi.
26. L'apostata vagabondo che volesse vivere senza ostacoli, pagherà uguale quantità per l'assoluzione.
27. Uguale quantità pagheranno i religiosi, siano questi secolari o regolari, che volessero viaggiare in abiti da laico.
28. Il figlio bastardo di un sacerdote che volesse essere preferito per succedere nella cura al padre, pagherà 27 libbre, 1 soldo.
29. Il bastardo che volesse ricevere ordini sacri e goderne i benefici, pagherà 15 libbre, 18 soldi, 6 denari.
30. Il figlio di genitori sconosciuti che voglia entrare negli ordini, pagherà al tesoro pontificio 27 libbre, 1 soldo.
31.1 laici contraffatti o deformi che vogliano ricevere ordini sacri e possedere benefici, pagheranno alla cancelleria apostolica 58 libbre, 2 soldi.
32. Uguale somma pagherà il guercio dell'occhio destro, mentre il guercio dell'occhio sinistro pagherà al Papa 10 libbre, 7 soldi. Gli strabici pagheranno 45 libbre, 3 soldi.
33. Gli eunuchi che volessero entrare negli ordini, pagheranno la quantità di 310 libbre, 15 soldi.
34. Colui che per simonia volesse acquistare uno o molti benefici, s'indirizzerà ai tesorieri del Papa, che gli venderanno il diritto a un prezzo modico.
35. Colui che per avere mancato un giuramento volesse evitare ogni persecuzione e liberarsi di ogni tipo d'infamia, pagherà al Papa 131 libbre, 15 soldi. Inoltre consegnerà 3 libbre per ognuno di coloro che erano stati garantiti.
Discussione intorno alla veridicità dell'elenco [modifica]
Fin dalla pubblicazione del libro vi furono numerose reazioni, specialmente da parte di tutte quelle persone che non erano a conoscenza di questo documento e desideravano avere maggiori informazioni in merito. La lista, infatti, è stata edita senza nessun necessario riferimento bibliografico. Occorre premettere che tutti gli atti dei pontefici (per lo meno in epoca moderna) sono noti e pubblicati in raccolte ed edizioni a stampa (il Bullarium romanum, anzitutto) e di tutti siamo a disposizione dell'originale. Ogni documento infatti veniva pubblicato ufficialmente e ricopiato in centinaia di esemplari che venivano inviati in ogni regione del mondo cristiano sottoposto all'autorità del Papa. Per questo motivo tutte le bolle dei pontefici e gli atti pubblici di governo sono disponibili in diverse copie dell'epoca, regolarmente sottoscritte e bollate dalla curia romana.
Ora, il documento sopra riprodotto non è riportato in nessuna delle edizioni degli atti pontifici, non è noto in forma originale e non se ne dispone di alcuna copia coeva che abbia un valore documentale accertato. Alcuni storici, per questo motivo, si sono affrettati a domandare al signor Rodríguez le necessarie referenze che egli aveva omesso di indicare, per verificare la provenienza del documento che egli aveva pubblicato, e che ad una prima lettura sembra chiaramente un falso denigratorio. Rodríguez non è fino ad oggi stato in grado di mostrare alcun documento papale originale; ha però solamente acconsentito a qualificarlo come "dubbioso". Rimane sullo sfondo il principio metodologico secondo cui un documento non esiste fino che non viene dimostrata prova accettabile della sua esistenza, e che è colui che produce documento che è tenuto a dimostrarne l'autenticità, e non coloro che il documento non conoscono. Diversamente chiunque potrebbe fabbricare un documento e presentarlo come autentico, e chiedere ad altri di dimostrare la sua falsità. Non si può dimostrare la falsità di una cosa che documentariamente non esiste.
Ben poco valore ha l'idea secondo cui il documento sarebbe nascosto in Vaticano. Ciò significherebbe che di quel documento esiste una sola copia, il che renderebbe immediatamente incredibile la dichiarazione secondo cui le tariffe sarebbero state realmente applicate e divulgate tra i fedeli. Un atto pontificio ufficiale non pubblicato con ogni mezzo è semplicemente un atto pontificio che non esiste. Peraltro, gli archivi vaticani che contengono la documentazione di quell'epoca sono aperti agli studiosi. Infine, se un documento è nascosto in una biblioteca, non si capisce come qualcuno sia in grado di pubblicarlo ma non sia in grado di chiarire nessuna delle circostanze in cui tale documento fu per lui accessibile.
Un gruppo di ricercatori ha raccolto una serie di documentazione in proposito, riprodotta nel loro sito internet[1]. Anzitutto fu domandato al Rodríguez di produrre la documentazione su cui egli si era basato; egli rispose che il testo era stato ricavato da alcune fotocopie di pagine in lingua francese, ora sbiadite. Non fornì copie di quelle pagine né si dimostrò in grado di dare una referenza di qualche valore storico. La corrispondenza tra Rodríguez e questi ricercatori è stata resa pubblica nel sito di questi ultimi.
Alcuni sostengono l'autenticità del documento pur senza essere in grado di produrre alcuna referenza verificabile da uno storico. La discussione procede quindi - ma esclusivamente in questo campo dei non addetti ai lavori - sul piano inverificabile della personale inclinazione clericale o anticlericale.
Probabile modello su cui il falso è stato costruito [modifica]
È ben noto che in età rinascimentale sono realmente esistiti alcuni tariffari della curia romana, le cui copie autentiche sono attualmente consultabili. Essi però regolavano semplicemente il compenso da versarsi alla curia per la redazione materiale di qualche documento canonico, come tassa dovuta all'ufficio, a seconda dell'impegno che la preparazione e la scrittura in bella copia del documento richiedeva. Oggi tali elenchi di prezzi non esistono più, in quanto i dipendenti degli uffici vaticani sono stipendiati mensilmente, indipendentemente dalla quantità di documenti che producono. L'elenco di prezzi, perciò, non è altro che un tariffario di un ufficio, e non ha nulla a che fare con l'assoluzione dei peccati.
Certamente all'epoca di Leone X fu pubblicata una lista di tariffe per la curia romana, che fu in vigore durante il suo pontificato. Ma è altrettanto certo che questa ed altre simili liste "soffrirono gravi interpolazioni per opera dei protestanti, che alterarono abilmente la fraseologia e le cifre, di modo da fornire un aspetto esclusivamente venale e simoniaco alle concessioni del pontefice, per cui i poveri erano spietatamente esclusi, mentre i ricchi potevano ottenere con il denaro tutto ciò che desideravano"[2]
Esistono numerose pubblicazioni di tariffari alterati, stampati nei paesi protestanti con intenzione di screditare la Chiesa romana. Oggi gli storici di ogni orientamento ne riconoscono l'evidente falsità, e li considerano documentazione utile per studiare i rapporti tra il protestantesimo e il cattolicesimo nei secoli delle controversie. Nessuna di queste liste alterate coincide però con il testo pubblicato da Rodríguez, e nessuna di esse giunge ad un tale grado di corruzione; probabilmente i falsari dell'epoca erano ben consapevoli che un carattere eccessivamente simoniaco del documento avrebbe immediatamente fatto dubitare della sua autenticità. Se sono dunque noti i modelli, rimane da accertare a chi sia dovuta la redazione del testo pubblicato da Rodríguez.
Note [modifica]
1. ^ Sito di studio sulla Taxa Camarae
2. ^ N. Storti, La Storia e il Diritto della Dataria Apostolica dalle origini ai nostri giorni, Napoli 1969, p. 268
Bibliografia [modifica]
Studi:
* N. Storti, La Storia e il Diritto della Dataria Apostolica dalle origini ai nostri giorni, Napoli 1969, pp. 268-277
* Joseph Mendham (Emancipatus), Taxatio papalis, London 1825.
* R. Gibbings, The taxes of the apostolic penitentiary, Dublin 1872.
* P. Woker, Das kirchliche Finanzwesen der Päpste, Nördlingen 1878.
* H. C. Lea, The Taxes of the Papal Penitentiary, in “The English Historical Review” VIII (1893), 424-438.
* A. Dupin, Taxes de la pénitencerie apostolique, Paris 1879.
* T. L. Green, Indulgences, Sacramental Absolutions, and the Tax-Tables of the Roman Chancery and Penitentiary, considered in reply to the charge of Venality, London 1872.
* M. Jung, De L’authenticité du Fameux Livre des Taxes de la Chancellerie de Rome, in “Bulletin de la Société de l’Histoire du Protestantisme Français”, 1857, pp.541-557.
Raccolta di fonti:
* L. Tomassetti - S. Franco (a cura di), Bullarium, Diplomatum et Privilegiorum Sanctorum Romanorum Pontificum, Torino 1857-1882.
* E. Fridberg (a cura di), Corpus Iuris Canonici, Graz (1955).
* M. Tangl, Die päpstlichen Kanzleiordnungen von 1200-1500, Aalen (1959).
* H. Denifle, Die älteste Taxrolle der apostolischen Pönitentiarie, in“Archiv für Literatur- und Kirchengeschichte des Mittlelalters” IV (1888), pp. 201-238.
Collegamenti esterni [modifica]
* Studio in italiano (sito di studio e documentazione sulla Taxa camarae e le sue probabili fonti)
* La Taxa Camarae del papa León X (sito di Pepe Rodríguez che riporta l'elenco tariffario)
* Cattolicesimo Portale Cattolicesimo: accedi alle voci di Wikipedia che trattano di Cattolicesimo
Falencia da Assistencia Oficial ao Desenvolvimento
Lendo o jornal The Guardian, nesta véspera de eleições britânicas, deparo-me com um artigo sobre o papel da política externa na campanha, ou melhor, no cenário político governamental inglês.
O autor, Dennis MacShane, argumenta, em "We ignore foreign policy at our peril" (May 4, 2010), que muitas coisas estão erradas na diplomacia britânica, o que como sempre ocorre, pode provocar um artigo prefeitamente contrário, defendendo a atual politica e recomendando maior ativismo internacional.
Destaco, porém, apenas um trecho desse artigo, para demonstrar um ponto que me ocupa, atualmente. Ele se refere à cooperação internacional para o desenvolvimento, um dos temas "nobres" da diplomacia do New Labour (e provavelmente também dos Conservadores), já que todo parece estar de acordo em que se deve "aumentar os esforços e a transferência de recursos para os países em desenvolvimento".
Eis o trecho:
It is 50 years since Harold Macmillan's Wind of Change speech and France, too, is celebrating the half-century of granting nominal independence to all its African colonies. Now China is recolonising Africa as Beijing scrambles to buy raw and precious materials and put African leaders on its payroll.
The Department for International Development (DfID) was set up with great fanfare 13 years ago and now has the lion's share of UK spend on international policy. But poverty, corruption and malnutrition has gone up not down in the countries where DfID operates. Meanwhile the BBC World Service faces a 25% cut in its budget as funds are diverted to pay for Adam Smith's overseas operation from the swollen DfID budget. Will Britain continue to replace statecraft by aidcraft?
Como estou lendo atualmente o livro de William Easterly, The White Man's Burden, sobre o fracasso da ajuda oficial ao desenvolvimento, permito-me reforçar esta frase, que concorda com os argumentos de Easterly sobre a inocuidade, e talvez o malefício da AOD: "...poverty, corruption and malnutrition has gone up not down in the countries where DfID operates."
William Easterly certamente concordaria: dos US$ 2,3 trilhões transferidos para os países em desenvolvimento, nos 20 anos de 1985 a 2005, provavelmente uma boa parte acabou em contas privadas, talvez em bancos suíços, ou simplesmente foi gasta inutilmente. Os países que receberam essa ajuda não estão melhor do que os que se viram por conta própria.
Voltaremos ao assunto...
Paulo Roberto de Almeida
(Shanghai, 5 de maio de 2010)
O autor, Dennis MacShane, argumenta, em "We ignore foreign policy at our peril" (May 4, 2010), que muitas coisas estão erradas na diplomacia britânica, o que como sempre ocorre, pode provocar um artigo prefeitamente contrário, defendendo a atual politica e recomendando maior ativismo internacional.
Destaco, porém, apenas um trecho desse artigo, para demonstrar um ponto que me ocupa, atualmente. Ele se refere à cooperação internacional para o desenvolvimento, um dos temas "nobres" da diplomacia do New Labour (e provavelmente também dos Conservadores), já que todo parece estar de acordo em que se deve "aumentar os esforços e a transferência de recursos para os países em desenvolvimento".
Eis o trecho:
It is 50 years since Harold Macmillan's Wind of Change speech and France, too, is celebrating the half-century of granting nominal independence to all its African colonies. Now China is recolonising Africa as Beijing scrambles to buy raw and precious materials and put African leaders on its payroll.
The Department for International Development (DfID) was set up with great fanfare 13 years ago and now has the lion's share of UK spend on international policy. But poverty, corruption and malnutrition has gone up not down in the countries where DfID operates. Meanwhile the BBC World Service faces a 25% cut in its budget as funds are diverted to pay for Adam Smith's overseas operation from the swollen DfID budget. Will Britain continue to replace statecraft by aidcraft?
Como estou lendo atualmente o livro de William Easterly, The White Man's Burden, sobre o fracasso da ajuda oficial ao desenvolvimento, permito-me reforçar esta frase, que concorda com os argumentos de Easterly sobre a inocuidade, e talvez o malefício da AOD: "...poverty, corruption and malnutrition has gone up not down in the countries where DfID operates."
William Easterly certamente concordaria: dos US$ 2,3 trilhões transferidos para os países em desenvolvimento, nos 20 anos de 1985 a 2005, provavelmente uma boa parte acabou em contas privadas, talvez em bancos suíços, ou simplesmente foi gasta inutilmente. Os países que receberam essa ajuda não estão melhor do que os que se viram por conta própria.
Voltaremos ao assunto...
Paulo Roberto de Almeida
(Shanghai, 5 de maio de 2010)
Ingerencia nos assuntos internos de outros Estados: um conceito flexivel
O artigo abaixo, de um jornalista do Estadão, sobre como são flexíveis certos conceitos. Isso me lembra que escrevi um estudo (helas, antes da crise de Honduras) sobre o conceito de não ingerência e sua aplicação no e pelo Brasil:
2023. “Non-Intervention: a political concept, in a legal wrap: a historical and juridical appraisal of the Brazilian doctrine and practice”
Brasília, 8 Julho 2009, 17 p. (7.090 palavras). Ensaio sobre o conceito em causa. Posted Blog Textos PRA (03.03.2010).
Honduras e o conceito “flex” de democracia
por Marcos Guterman
Blogs do Estadão, 04.maio.2010
O presidente Lula acha “precipitado” que se aceite o retorno de Honduras à comunidade internacional. Para ele, segundo seu porta-voz, reconhecer o governo de Porfírio Lobo agora seria “criar precedente perigoso para eventuais e futuros regimes de exceção” na América Latina.
Para lembrar: Porfírio Lobo foi eleito depois que Manuel Zelaya foi removido do poder por tentar mudar a Constituição, com a ajuda do venezuelano Hugo Chávez, para se perpetuar no poder. O governo Lula deu a isso o nome de “golpe”, apesar de Zelaya ter sido deposto segundo o que previa a Constituição. Honduras realizou então eleições, que já estavam marcadas, e Porfírio Lobo venceu, de forma limpa.
Nada disso parece emocionar Lula e seus assessores para questões internacionais. A tentativa de Honduras de retomar a normalidade institucional não é suficiente para que o governo brasileiro volte atrás de sua decisão.
O mesmo zelo, no entanto, não é observado quando se trata de Cuba, que não é um “futuro regime de exceção” na América Latina, mas sim uma antiqüíssima ditadura – que, no entanto, goza de profunda admiração de Lula. Enquanto as decisões internas em Honduras não são consideradas válidas pelo governo brasileiro, as decisões internas em Cuba – como perseguir dissidentes – são vistas como um problema exclusivamente cubano.
A posição do Brasil a respeito de Honduras não seria, afinal, tão controversa e estranha se, por outro lado, o governo Lula cobrasse da Cuba dos irmãos Castro e do Irã do “amigo” Ahmadinejad o mesmo respeito aos preceitos democráticos que diz defender com fervor no caso hondurenho. Parece, no entanto, que o conceito de democracia ganha inusitada flexibilidade, na política externa brasileira, quando se trata de preservar laços de seu interesse.
2023. “Non-Intervention: a political concept, in a legal wrap: a historical and juridical appraisal of the Brazilian doctrine and practice”
Brasília, 8 Julho 2009, 17 p. (7.090 palavras). Ensaio sobre o conceito em causa. Posted Blog Textos PRA (03.03.2010).
Honduras e o conceito “flex” de democracia
por Marcos Guterman
Blogs do Estadão, 04.maio.2010
O presidente Lula acha “precipitado” que se aceite o retorno de Honduras à comunidade internacional. Para ele, segundo seu porta-voz, reconhecer o governo de Porfírio Lobo agora seria “criar precedente perigoso para eventuais e futuros regimes de exceção” na América Latina.
Para lembrar: Porfírio Lobo foi eleito depois que Manuel Zelaya foi removido do poder por tentar mudar a Constituição, com a ajuda do venezuelano Hugo Chávez, para se perpetuar no poder. O governo Lula deu a isso o nome de “golpe”, apesar de Zelaya ter sido deposto segundo o que previa a Constituição. Honduras realizou então eleições, que já estavam marcadas, e Porfírio Lobo venceu, de forma limpa.
Nada disso parece emocionar Lula e seus assessores para questões internacionais. A tentativa de Honduras de retomar a normalidade institucional não é suficiente para que o governo brasileiro volte atrás de sua decisão.
O mesmo zelo, no entanto, não é observado quando se trata de Cuba, que não é um “futuro regime de exceção” na América Latina, mas sim uma antiqüíssima ditadura – que, no entanto, goza de profunda admiração de Lula. Enquanto as decisões internas em Honduras não são consideradas válidas pelo governo brasileiro, as decisões internas em Cuba – como perseguir dissidentes – são vistas como um problema exclusivamente cubano.
A posição do Brasil a respeito de Honduras não seria, afinal, tão controversa e estranha se, por outro lado, o governo Lula cobrasse da Cuba dos irmãos Castro e do Irã do “amigo” Ahmadinejad o mesmo respeito aos preceitos democráticos que diz defender com fervor no caso hondurenho. Parece, no entanto, que o conceito de democracia ganha inusitada flexibilidade, na política externa brasileira, quando se trata de preservar laços de seu interesse.
Assinar:
Comentários (Atom)
Postagem em destaque
Livro Marxismo e Socialismo finalmente disponível - Paulo Roberto de Almeida
Meu mais recente livro – que não tem nada a ver com o governo atual ou com sua diplomacia esquizofrênica, já vou logo avisando – ficou final...
-
Uma preparação de longo curso e uma vida nômade Paulo Roberto de Almeida A carreira diplomática tem atraído número crescente de jovens, em ...
-
FAQ do Candidato a Diplomata por Renato Domith Godinho TEMAS: Concurso do Instituto Rio Branco, Itamaraty, Carreira Diplomática, MRE, Diplom...
-
Mercado Comum da Guerra? O Mercosul deveria ser, em princípio, uma zona de livre comércio e também uma zona de paz, entre seus próprios memb...
-
Países de Maior Acesso aos textos PRA em Academia.edu (apenas os superiores a 100 acessos) Compilação Paulo Roberto de Almeida (15/12/2025) ...
-
Reproduzo novamente uma postagem minha de 2020, quando foi publicado o livro de Dennys Xavier sobre Thomas Sowell quarta-feira, 4 de março...
-
Itamaraty 'Memórias', do embaixador Marcos Azambuja, é uma aula de diplomacia Embaixador foi um grande contador de histórias, ...
-
O destino do Brasil? Uma tartarug a? Paulo Roberto de Almeida Nota sobre os desafios políticos ao desenvolvimento do Brasil Esse “destino” é...
-
Quando a desgraça é bem-vinda… Leio, tardiamente, nas notícias do dia, que o segundo chanceler virtual do bolsolavismo diplomático (2019-202...
-
Desde el post de José Antonio Sanahuja Persles (Linkedin) Con Camilo López Burian, de la Universidad de la República, estudiamos el ascens...