sábado, 26 de outubro de 2024

Pequeno Diretório de Autodestruição: Cuba e Venezuela

 Se vcs querem saber de dois exemplos concretos, de 2 paises que foram completamente destruídos pelo socialismo, não precisa ir muito longe: basta olhar para Cuba (70 anos) e para a Venezuela (22 anos); nada a ver com bloqueio ou sanções do imperialismo americano. 

A auto-destruição é própria; daí a emigração maciça, à exaustão. 

Os paises demorarão anos para se recompor, sobretudo no capital humano.

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

O Brics que interessa ao Brasil (OESP)

 O Brics que interessa ao Brasil

O Estado de S. Paulo | Notas & Informações
25 de outubro de 2024

NOTAS E INFORMAÇÕES
Cúpula mostra que há dois Brics: um dedicado a hostilizar o Ocidente e outro interessado em favorecer os emergentes onde quer que seja. Brasil, felizmente, parece ter escolhido o segundo.

 
Cúpula do Brics na Rússia expôs as duas facetas em tensão de um grupo em franca expansão. De um lado, sua faceta original de uma coalizão de economias emergentes buscando seu lugar ao sol; de outro, a nova faceta de um clube geopolítico de viés autocrático e antiocidental liderado por China e Rússia.


O tamanho impressiona. Ao quarteto Brasil, Rússia, China e Índia idealizado há 25 anos e logo acrescido pela África do Sul, juntaram-se em 2023 Irã, Egito, Etiópia e Emirados Árabes (a Arábia Saudita ainda não confirmou a adesão). Agora, uma dúzia de países adquiriu o status de associada e outros 30 estão na fila. Hoje o grupo representa 45% da população do mundo e 35% do PIB, superando os 30% do G-7. Mas a expansão não implica automaticamente potência e pode até, a depender de seus desdobramentos, implicar debilidade.


A ampliação pode, em tese, sinalizar a emergência de uma nova ordem multipolar impulsionada por um movimento de países emergentes não alinhados, ou o alinhamento desses países em um polo hostil ao Ocidente. Mas superestimar essas possibilidades no curto prazo seria subestimar as incoerências do próprio grupo. No próprio Ocidente, há quem tenda à complacência com um grupo que é mais simbólico que prático e há quem se alarme com a ameaça de uma ordem pós-ocidental. Em ambos os casos, as novas configurações do grupo já não permitiram chamá-lo de um "bloco" ("bric" significa literalmente "tijolo" em inglês), mas ele seria mais como uma sopa de letrinhas (BRICSIEAUEE
) ou uma massa de manobra sino-russa. São destinos possíveis, mas ao Brasil não interessa nenhum deles, sobretudo o último.


Como disse Asli Aydintasbas, pesquisadora do think tank americano Brookings Institution, o Brics "não é um bloco coeso, mas é uma mensagem coesa, sobre o desejo de apresentar uma alternativa à ordem global". Ao Brasil interessa preservar o anseio legítimo dessa mensagem por uma governança global reformada, mais inclusiva e com mais soberania política e financeira, e, na medida do possível, conferir-lhe efetividade buscando justamente a coesão que falta ao bloco. Não é um caminho fácil diante da pressão sino-russa. Mas o País não está sozinho. A Índia, em especial, também busca uma política de não alinhamento, e as realidades internas e externas ao bloco oferecem limites às ambições de Pequim e Moscou.


Egito, Emirados Árabes e Arábia Saudita, por exemplo, são parceiros de segurança dos EUA no Oriente Médio. A superação da unipolaridade do dólar até seria, idealmente, desejável, mas isso exigiria instituições confiáveis e alinhamentos multilaterais baseados num Judiciário independente, transparência e accountability. No caso da alternativa plausível, o yuan chinês, Pequim precisaria abandonar seus controles de capital e seu modelo de vigilância estatal, mas essas cartas não estão na mesa.


O Brasil assume a presidência do Brics e deveria aproveitar a oportunidade para afirmar sua posição de equidistância e independência. A retomada do processo de adesão à OCDE, o grupo de democracias ricas, traria ganhos nesse sentido. Mas nesse caso os rancores juvenis do presidente Lula falam mais alto. No entanto, seu infeliz acidente doméstico foi um golpe de sorte que poupou a ele e ao País muitos constrangimentos na Rússia de Vladimir Putin. Em um lampejo de racionalidade o governo vetou a adesão da Venezuela e mostrou interesse na integração da Turquia, que também favoreceria a ala dos não alinhados. O interesse da China na adesão do Brasil à Rota da Seda também pode dar alavancagem ao País para promover seus interesses no Brics. Concretamente, o Brasil, na presidência, poderia trabalhar para que o grupo ao menos estabeleça critérios de adesão coerentes e transparentes.


Lula já disse que o Brics é "contra ninguém". Seu histórico de ações exige que se tomem essas palavras com cautela. Mas a atuação do Brasil na última cúpula oferece alguma esperança de que as engrenagens profissionais do Itamaraty estão operando a favor de uma atuação racional em busca dos interesses do Brasil e pelo bem do próprio Brics.



Brics e anti-Brics - Guilherme Casarões e Paulo Roberto de Almeida

 Primeiro a postagem de Guilherme Casarões:

“ No Jornal Nacional de ontem, falei dos desafios brasileiros diante de um BRICS ampliado e mais assertivo. A reunião de Kazan, na Rússia, mostra que Putin não está isolado. Ele recebeu 36 autoridades estrangeiras e fez um discurso de confrontação ao Ocidente. Nada menos que 13 países foram admitidos como parceiros do bloco.

Quando os BRICS foram criados, em meados dos anos 2000, o grupo era uma espécie de "clube de potências emergentes". O peso econômico e diplomático de Brasil, Rússia, Índia e China (e, mais tarde, África do Sul) era o que mantinha o bloco coeso. O objetivo comum era reformar o multateralismo financeiro e político, trazendo-lhes mais protagonismo global.

O mundo mudou e o bloco também. Ainda que a democracia nunca tenha sido característica central dos BRICS, hoje seus membros são majoritariamente autoritários. Por outro lado, o bloco está bem mais representativo do chamado "Sul Global". Não surpreende que muitos vejam os BRICS como uma aliança anti-ocidental.

Ao Brasil, que consegue manter um equilíbrio estratégico entre visões de mundo ocidentais e, digamos, pós-ocidentais, cabe trazer ao debate dos BRICS temas urgentes da política mundial, como emergência climática e reforma da governança global.

Esse é um dos grandes desafios da política externa brasileira: pensar os BRICS como um espaço propositivo, de cooperação, para não só garantir a relevância do bloco, mas também sua própria relevância dentro do bloco.

Só precisa combinar com os russos...”


Agora, o meu comentário:

“Permito-me dizer que foram admitidos 13,5 novos membros, pois que a oposição puramente “vingativa” do Brasil à Venezuela, foi contrariada pelo acolhimento extremamente simpático de Putin a Maduro, o que significa que ela já está meio dentro.

Espaço propositivo de reforma ainda precisa ser provado, pois o que apareceu até aqui foram contra-propostas, contra a ordem global que trouxe prosperidade ao mundo, por exemplo. O que trouxeram os Brics até aqui? Guerras e ameaças de guerras, e promessa de desmantelamento do que foi criado ao cabo da maior guerra da humanidade até aqui. Por acaso seus dois membros mais importantes querem trazer mais alguma? Para destruir e matar? Foi o que fez a maior potência bélica da Eurasia, chantageando o mundo com uma guerra nuclear. 

O maior desafio ao Brasil vinda da equivocada diplomacia lulopetista não é o de demonstrar a relevância do Brics ao mundo, mas sim o de superar a irrelevância do Brics para o desenvolvimento democrático do Brasil e do mundo.

Sorry, mas esse culto do estatismo e do autoritarismo não combina com padrões tradicionais da diplomacia brasileira. Os propósitos do Brics russo-chinês NÃO TÊM NADA A VER com o espirito e os objetivos do BRIC original de Jim O’Neill, que deve estar horrorizado com a sua configuração atual e seus objetivos contra-natureza. Apenas amigos de ditaduras podem apreciar a composição atual dessa força maligna para o progresso democrático da humanidade.

Não, Putin não está isolado. Por incrível que pareça, não só dezenas de dirigentes que desprezam o Direito Internacional, e ATÉ O SG-ONU, acharam por bem prestigiar um ditador criminoso de guerra e procurado por crimes contra a humanidade pelo TPI. Isso deveria nos fazer questionar certos retrocessos morais da humanidade, inclusive do próprio Brasil. Um momento lamentável da diplomacia lulo-petista, que projeta seu lado sombrio sobre a diplomacia profissional.

Certas coisas precisam ser ditas, para que não se pense que a diplomacia profissional só tem gente submissa a certos absurdos que vêm de cima.

Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 25/10/2024“



quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Crise econômica da Bolívia, que acontece em câmera lenta, está acelerando - The Economist

 Mais um pais do Mercosul em crise, desta vez a Bolivia: o Brasil virá em seu socorro? PRA

Crise econômica da Bolívia, que acontece em câmera lenta, está acelerando

Dólares e gasolina são escassos, e o crescimento é fraco

La Paz (Bolívia)

The Economist, 22/10/2024

Caminhonetes carregando tambores de combustível vazios estão alinhadas do lado de fora de um posto de gasolina ao lado de um campo de soja em Santa Cruz, na Bolívia. O atendente diz que a fila não se move há dias: não há diesel. Tem sido assim, intermitentemente, por dois meses. "E a semeadura de verão está prestes a começar", suspira ele.

A política boliviana é confusa —em junho houve uma tentativa de golpe por um general rebelde. A economia também é caótica. Em fevereiro de 2023, com poucos dólares, o banco central parou de publicar relatórios semanais sobre suas reservas. Desde então, o governo tem juntado dólares mês a mês.

Enquanto isso, a diferença entre as taxas de câmbio oficial e do mercado ilegal se alarga. Produtos importados estão cada vez mais escassos e os preços estão subindo. É uma crise cambial em câmera lenta. Os bolivianos estão se preparando para uma desvalorização.

O Movimento ao Socialismo (MAS) governou a Bolívia por todos os anos, exceto um, desde 2006. Parte desse período viu notável estabilidade e crescimento. Uma taxa de câmbio fixa, energia e alimentos subsidiados e um forte investimento público são os pilares do modelo econômico do MAS. O estado pagou por tudo isso usando dólares ganhos com a exportação de gás natural para o Brasil e a Argentina.

Então o modelo perdeu força. Os preços caíram quando o boom das commodities terminou. A produção caiu quando a empresa estatal de gás parou de perfurar poços. As reservas internacionais, que eram de US$ 15 bilhões (R$ 85,3 bilhões) em 2014, caíram para cerca de US$ 2 bilhões (R$ 11,3 bilhões), com apenas US$ 153 milhões (R$ 870 milhões). O estado agora luta para pagar pelas importações de combustível.

E assim, uma economia construída sobre dólares e combustível baratos não pode mais contar com nenhum dos dois. O resultado é uma "agonia prolongada", diz José Luis Exeni, analista político. Importadores estão esgotando estoques e aumentando preços. Supermercados têm prateleiras vazias e funcionários ociosos. Exportadores, lutando para obter insumos, estão produzindo menos.

Outdoors mostrando Luis Arce, o presidente, pilotando um avião, com slogans exaltando a estabilidade macroeconômica, foram retirados. O FMI prevê um crescimento do PIB de 1,6% este ano, o mais baixo em duas décadas (excluindo o primeiro ano da pandemia). Dois anos atrás, o MAS se gabava de que a inflação da Bolívia era a mais baixa da região. Agora está entre as mais altas.

Em resposta, o governo está sendo puxado em duas direções ao mesmo tempo. Em reuniões com o setor privado, fala-se em liberalizar as exportações agrícolas e mudar a lei para atrair investimentos em petróleo e gás. Enquanto isso, os sindicatos querem que o governo force os exportadores a repatriarem mais dos dólares que ganham. Giovanni Ortuño, presidente de um lobby empresarial boliviano, diz que Arce lhes assegurou que o governo não seguirá esse caminho. Mas em público, ele não descarta essa possibilidade.

Coagir exportadores não resolveria os problemas econômicos críticos. Isso requer alterar a taxa de câmbio e o subsídio ao combustível; o preço da gasolina está fixado em cerca de US$ 0,50 por litro desde 2004. Também pode significar um empréstimo do FMI e uma liberalização econômica mais ampla. Mas o MAS considera tais reformas contrárias aos seus princípios. "Eles não são pragmáticos. Eles são altamente dogmáticos", avalia a economista Beatriz Muriel.

A política já era instável antes do golpe em junho. Evo Morales, ex-presidente, está lutando para ser o candidato do MAS na eleição presidencial do próximo ano. O governo de Arce está imobilizado, porque não pode contar com legisladores leais a Morales. Aproximadamente US$ 1 bilhão (R$ 5,6 bilhões) em empréstimos de bancos de desenvolvimento, equivalentes a cerca de 2% do PIB, aguardam aprovação do Congresso.

Arce parece estar tentando continuar até a eleição do próximo ano sem realizar mudanças dolorosas, porém necessárias. Mas os eleitores da classe trabalhadora —o núcleo do eleitorado do MAS— começaram a protestar. "Escassez e aumentos de preços; queda do poder de compra e aumento da pobreza; deterioração do humor social. A questão é quando e como isso se transformará em conflito nas ruas", diz Gabriel Espinoza, ex-diretor do banco central da Bolívia.


Historical Evolution of China - A discussion with Yasheng Huang, led by Lily Ottinger and Jordan Schneider (China Talk)

Historical Evolution of China A discussion with Yasheng Huang Led by Lily Ottinger and Jordan Schneider China Talk In three parts: 1. Autocracy and Stagnation: How Imperial Exams Shaped China's Destiny 2. Imperial Legacy: 1949 to Xi's Rise 3. Imperial Legacy Part 2: 1949 to Xi's Death Conclusion of the First Part: For those concerned with economic growth, development, technology, and science, China should celebrate diversity rather than suppress it. The evidence from China’s own history supports this conclusion. Read the complete Discussion in this file of my Academia.edu: https://www.academia.edu/124962688/Historical_Evolution_of_China_Yasheng_Huang_Lily_Ottinger_Jordan_Schneider_China_Talk_

terça-feira, 22 de outubro de 2024

Essas janelas russa andam muito abertas sob Putin - Newsweek (2023)

Full List of Russians to Fall Out of Windows Since Putin Invaded Ukraine 

Newsweek, Feb 16, 2023 at 11:32 AM EST (depois disso varios outros se deixaram atrair pelas janelas) 

 

Marina Yankina, a Russian defense official, was found dead on Wednesday morning after falling from a window in St. Petersburg, according to local media reports. The death of the 58-year-old, who headed the Financial Support Department of the Russian Defense Ministry in St. Petersburg's Western Military District, is the latest in a series of mysterious deaths involving prominent Russian figures since President Vladimir Putin's forces invaded Ukraine last February. Here is a full list of all the Russian officials who have died after falling out of windows since the war began.

Merquior no Mexico, org. Mauricio Lyrio e Luiz Feldman

 Um livro essencial para focalizar a ação especificamente diplomática, mas sempre intelectual, do mais brilhante dos diplomatas brasileiros, nesta obra de textos feitos durante e a proposito de sua estada como embaixador no México, coletânea excepcional organizada por meus colegas Mauricio Lyrio e Luiz Feldman.

 

Postagem em destaque

Livro Marxismo e Socialismo finalmente disponível - Paulo Roberto de Almeida

Meu mais recente livro – que não tem nada a ver com o governo atual ou com sua diplomacia esquizofrênica, já vou logo avisando – ficou final...