O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 15 de maio de 2010

Coloquio Sistema-Mundo - Florianopolis, 30 e 31 de agosto

Chamo a atenção para a realização do Colóquio de Economia Política dos Sistemas-Mundo, evento que acontecerá dias 30 e 31 de agosto na UFSC, e contará com a participação de conferencistas nacionais e internacionais, entre os quais Beverly Silver, esposa do falecido Giovanni Arrighi, autor da conhecida obra "O Longo Século XX", tema central do colóquio.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro PRA,

Dado seu largo interesse e conhecimento em economia, quais cursos de Mestrado em Economia você aconselha no Brasil?

Muito obrigado.

Paulo Roberto de Almeida disse...

Eu nao compreendo por que é que tem de ser Anônimo para fazer uma pergunta dessas.
Meu caro Anônimo, eu não sou a pessoa mais abalizada, e conhecedora do inner functionning das Faculdades de Economia do Brasil, para responder uma pergunta dessas.
Existe um ranking dos programas mais produtivos, em termos de qualidade dos mestres e suas publicações.
Esse ranking envolve a PUC-Rio, a USP-SP, a USP-Esalq, e algumas outras.
Eu certamente não recomendaria nem a Unicamp (a despeito de alguns bons professores, se trata mais bem de "literatura"), nem a UFRJ, reduto dos mais renitentes keynesianos estatizantes do Brasil (mas tem quem goste desse tipo de gororoba).
Paulo Roberto de Almeida

Anônimo disse...

Só pra deixar minha colaboração. O mestrado na UFSC também não é dos mais famosos. Quanto aos professores, metade é marxista e metade é neo-liberal.
Ah, as disciplinas estão meio enferrujadas e os professores acham que chegaram num estágio onde não precisam mais estudar, têm o dom do saber absoluto.

Anônima.