O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 28 de dezembro de 2014

Previsões imprevidentes para 2015: a situação está russa (sem querer ofender...) - Paulo Roberto de Almeida

Dispensa apresentações...


Previsões imprevidentes para 2015: a situação está russa (sem querer ofender...)

Paulo Roberto de Almeida

Ao comemorar dez aninhos desta tresloucada série – dedicada, como sabem os meus 18 leitores (copyright Alexandre Schwartsman), a fazer previsões que até aqui nunca deram certo –, resolvi arregaçar as mangas – expressão fora de moda: resolvi abrir mais um Word file em meu computador – para preparar novas previsões para este ano da graça de 2015, e que espero também possam falhar por completo (para o que conto, como sempre, com a cooperação dos companheiros).
Aliás,  o ano vai começar sem nenhuma graça: aumento de diversas tarifas de preços administrados pelo governo, promessas de mais chantagens recíprocas entre o parlamento e o executivo, desvalorização da moeda que levava tanta gente a New York, Orlando e Paris, e outras surpresas que nos promete o novo governo companheiro. Apenas para refrescar a memória dos que costumam acompanhar esta série, reproduzo aqui algumas das previsões que fiz anteriormente, sendo fragorosamente derrotado em todas elas (acertando, portanto, no meu objetivo):
1) Governo companheiro decreta sua conversão ao capitalismo (2004-2005);
2) O MST reconhece que o agronegócio e a biotecnologia são benéficos (2006-2007);
3) Governo renuncia ao protecionismo comercial (2011-2012);
4) Estaremos livres de qualquer novo caso de corrupção em 2013 (2012-2013);
5) Secretaria dos Vasos Comunicantes elimina dívida e déficits públicos (2013-1014).
(Quem desejar conhecer todas elas, na íntegra, pode verificar nesta postagem: http://diplomatizzando.blogspot.com/2014/12/previsoes-imprevidentes-dez-anos-de.html).

Sem mais delongas, passo a enunciar minhas novas previsões para 2015, de antemão condenadas ao fracasso (e espero que os companheiros não me desmintam).

1) Esgotados todos os demais recursos, companheiros tentam a honestidade
Ufa, deu uma discussão tremenda no Comitê Central, uma ala argumentando que não via vantagem nenhuma em ser honesto (já que todos faziam caixa 2), outra dizendo que já não estavam sobrando expedientes ilegais, que todos já tinham sido tentados e tinham sido flagrados pela mídia golpista. Aos três dias da discussão, ganhou (por uma margem mínima de votos) a honestidade, mas sob condicionalidades: fica sujeita a ser revista no prazo de seis meses; se a arrecadação diminuir volta-se ao esquema anterior.

2) Companheiros passam a trabalhar com bicoins (Receita ainda não detectou)
Consoante os mais modernos métodos em termos de ferramentas monetárias, o partido companheiro abriu uma nova seção de contabilidade paralela apenas para lidar com o novo instrumento à disposição de libertários, traficantes, doleiros e mercadores de armas e diamantes: bitcoins, a moeda virtual e indetectável (até o momento) pelas autoridades intrometidas; encarregados do tesouro companheiro já estão tomando aulas com anarco-capitalistas para operar o novo sistema.

3) Mídia golpista vai conseguir demitir mais seis ministros do novo governo
Antes que o ano complete seis meses, a mídia reacionária terá conseguido derrubar pelo menos seis ministros do novo governo, todos eles abatidos por práticas heterodoxas naquelas áreas bem conhecidas dos jornalistas investigativos. Companheiros amaldiçoarão a Lei de Acesso à Informação, e passarão a adotar expedientes secretos com maior frequência, mais ou menos como nos tempos do regime militar, que eles amam tanto.

4) Obras dos Jogos Olímpicos de 2016 ficarão todas prontas antes do final do ano
Só não se sabe bem de qual ano, mas tem gente que aposta em 2015, outros em 2018 (a tempo das eleições), outros ainda em 2022, para comemorar duzentos anos de independência nacional. Em todo caso, elas só vão custar duas vezes o orçamento planejado, com notável progresso em relação a Abreu e Lima.

5) Cuba será admitida no Mercosul (vai ter de mudar de nome para isso)
Sob demanda dos companheiros, os comunistas cubanos, que negociam um acordo de livre comércio com o império, prometem que vão considerar o pedido dos membros do Mercosul para integrar o bloco; os companheiros alegam ter construído o porto de Mariel justamente para essa eventualidade, que já fazia parte dos cálculos estratégicos sempre previdentes de seu  setor de policy-planning. Cubanos ficaram de dar resposta até o final de 2018, pois não querem irritar os estadunidenses. Mudança de nome, aliás, vem bem a calhar, depois de certa fadiga do material.

6) Aprovada a liberalização da maconha terapêutica (para qualquer coisa)
Estudantes da Fefelech-USP organizam a primeira festa da maconha no campus, aberta a estudantes do segundo grau. Companheiros do Uruguai acusam a medida de concorrência desleal e introduzem uma reclamação comercial no sistema de solução de controvérsias do Mercosul; sem solução, o caso sobe até o órgão de solução de disputas da OMC, que passa a discutir o problema. Se perderem, os companheiros uruguaios prometem recorrer a Haia.

7) PCdoB mobiliza base aliada para declarações de apoio à Coreia do Norte
Com pruridos, mas denotando concordância com o princípio da neutralidade da internet, companheiros também assinam nota de protesto e de apoio político à República Popular Democrática da Coreia, que passa a ter sua internet no pisca-pisca desde que cismou de provocar Hollywood; aproveitando a deixa, convidam o mundo todo para uma segunda conferência internacional sobre a neutralidade da internet, que termina por um consenso unânime: internet deve ser neutra.

Pronto: conto com todos os colaboradores tradicionais desta série para novos sucessos em grande estilo. Estão todos convidados desde já a conferir os resultados no final de 2015, ou assim que der...
Tallahassee, Flórida, 28 de dezembro de 2014

Nenhum comentário: