O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 16 de maio de 2011

A frase da semana, talvez do ultimo meio século... -- Oscar Niemeyer

Eu acho esse arquiteto um completo idiota: um stalinista que provavelmente só faz isso, ou seja, elogiar o comunismo de Stalin, de Mao e de Fidel, por idiotice mesmo, não por acreditar que eles sejam geniais. Se ele acredita nisso, então é um idiota maior ainda do que já o considero.
Eu também o considero um arquiteto medíocre: ele tem alguns traços, alguns, apenas, que podem até ser bonitos, mas são poucos, e geralmente dentro daquela porcaria que ele desenha, não se consegue viver, ou trabalhar (mas para isso ele não se importa), em paz; ao contrário; suas concepções são completamente disfuncionais, antiecoloógicas, desperdiçadoras de energia, perigosas, enfim, um desperdício de aço, cimento e vidro, para coisas inúteis (e caras). Todas as universidades que ele desenhou são horríveis: luz artificial, quentes, horríveis, por dentro e por fora.

Enfim, depois de falar bastante mal desse idiota completo, tenho de concordar com ele:

"Na verdade quem projetou Brasília foi Lúcio Costa. Eu fiz uns prédios e avisei que aquela merda não ia dar certo."

Oscar Niemeyer

Bem, por uma vez ele acertou. A frase nem é da semana: vale pelos últimos 51 anos desde a inauguração de Brasília (mas ela torrou dinheiro por quatro anos antes disso).
Mas esse idiota não se arrependeu, ainda. do que fez.
Desejo que ele reencarne como um escravo egípcio, daqueles que construíam pirâmides...

Paulo Roberto de Almeida

3 comentários:

Marília Omaira disse...

Olá! Sou Marília Nias sou da cidade de Natal e há uma obra desse "arquiteto" que apenas funcionou por alguns meses, hoje em dia, está abandonada devido a dificuldade viabilidade que a obra acarreta, é a primeira vez eu vejo alguém pensar diferente a respeito do Sr. Oscar. Concordo plenamente com o Sr. Paulo ROberto Almeida

Guilherme disse...

Eu não entendo muito de arquitetura, mas colocou concreto demais na obra, pode ter as curvas que forem, eu acho totalmente sem graça. Dele, só me agrada a igrejinha da Pampulha. No que diz respeito à ideologia então, nem se fala. Talvez eu esteja sendo um pouco cruel demais, mas artista quando resolve se meter em política e a tentar ajudar a pensar a sociedade, costuma dar merda. O Sr. Niemeyer é uma fonte inesgotável de bobagens políticas. Só o falecido Saramago é que me irritava mais.

Abraços, Zamba

Gustavo disse...

Escravo egípcio? Tenho uma ideia melhor: ele poderia voltar como um trabalhador do Gulag soviético.

Abraços