O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Um retrato da universidade brasileira: a tragedia educacional sempre mais elevada

Transcrevo abaixo, sem qualquer comentário adicional, os trechos iniciais de um trabalho preparado por dois professores universitários para um congresso tipicamente acadêmico, sobre desigualdades e democracia.
Esse texto fornece um retrato preciso sobre como se apresentam, atualmente, as humanidades no Brasil.
As humanidades deveriam começar, supostamente, pela escrita da língua, e depois tratar com clareza do objeto escolhido.
Neste caso se trata de um trabalho sobre pobreza e desigualdades sociais no Brasil.
Por aí vocês podem ter uma ideia do que esperar, nos próximos anos, da universidade brasileira.
Paulo Roberto de Almeida 


[TITULO]
[Autores, dois, ambos professores universitários, um doutor e um doutorando]


[Primeiros parágrafos, transcritos fielmente]

A sociedade contemporânea brasileira com suas classes sociais, na perspectiva das desigualdades estruturais, atravessa mudanças significativas em seus indicadores socioeconômicos. Nesse contexto, o desenvolvimento se configura por meio de diagnósticos, propostas para modificar ou reforçar processos, instituições e organizações  para alcançar metas pré-fixadas. A partir de objetivos criados por organismos nacionais ou internacionais, com intencionalidade ideológica neoliberal fundamentada no capitalismo. 
Com os paradoxos existentes entre as teorias sobre pobreza e os indicadores que medem tal categoria, necessário discutir nesta comunicação os modernos conceitos de pobreza, bem como os vários indicadores de pobreza que mapeiam essa população. Em outros termos, esses indicadores apontam as intencionalidades dos organismos governamentais a respeito dos pobres. Uma vez que os conceitos de pobreza estão atrelados à esfera econômica, onde os aspectos monetários são determinantes na aquisição de bens de consumo e serviços para promoverem o bem-estar das pessoas, o que muitas vezes pode ser confundido como desenvolvimento humano. No entanto, os novos desafios que se colocam na concepção de instrumentos observacionais, analíticos e procedimentos de operacionalização, seja na construção de indicadores, seja na definição de tipologias de pobrezas ou utilização de sistemas classificações, os pobres são “objetos” de estudo comparativos para se explicar as desigualdades sociais.
A propósito disso, apresentamos os modernos conceitos de pobreza à luz das agendas governamentais, uma vez que estas tem  se preocupado em entender fenômeno da pobreza, da mesma forma erradicar os empecilhos que atrapalham o desenvolvimento humano.  Por desenvolvimento humano entendemos,  com base no Relatório do Desenvolvimento Humano, documento da Organização das Nações Unida (PNDU, 2011, p. 1), “no alargamento das liberdades e capacidades das pessoas para viverem vidas que valorizam e que têm motivos para valorizar. Trata-se de alargar as escolhas”. À medida que o próprio crescimento econômico, com base no capitalismo, está atrelado ao discurso de progresso, modernidade e desenvolvimento.

Sob esta visão, Alvarez Leguizamón (2007, p. 83) observa que “a ideia de desenvolvimento iniciou-se em fins da década de 1940, juntamente com a criação do sistema das Nações Unidas, do Bando Mundial e da hegemonia crescente dos Estados Unidos na geopolítica mundial” (Itálico da autora). Os desdobramentos com o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a década de 1950, no Brasil, exigia a tomada de consciência do atraso  econômico ao evidenciar as desigualdades sociais. Emergiram neste contexto, a urgência de um processo de rápida transformação para equilibrar as distâncias e superação das desigualdades sociais.
(...)

Explicando melhor, as desigualdades assumem características multidimensionais, sob o prisma econômico, político e sociocultural. Além do mais, assegurar as desigualdades no discurso capitalista hoje, torna-se indispensável para o bom funcionamento do sistema, “pois elas são criadas e recriadas permanentemente como forma de assegurar a vitalidade e o dinamismo da economia de mercado” (CATTANI, 2009, p. 547). Em nome da economia do mercado, a verticalização das pessoas é demonstrada pelas desigualdades socioeconômicas.
(...)
=========
Creio que basta isto para ver como será o resto do trabalho.
Eu me pergunto o que vamos fazer da universidade brasileira, daqui para a frente (ou daqui para baixo)?
Paulo Roberto de Almeida 

3 comentários:

Bruno Frank disse...

Parece-me que o texto não teve nenhum tipo de revisão, as idéias foram jogadas.
Essa é a versão final mesmo?
Terrível...
Podemos até usar como justificativa a pressão acadêmica por publicar, publicar e publicar...
Mas com que qualidade? Só nos deparamos com mais do mesmo.

Arthur disse...

Paulo, é impossivel não lembrar do "gerador de lero-lero" http://www.suicidiovirtual.net/dados/lerolero.html

Me pergunto se eles não escreveram este trabalho desta forma hahaha.

John Galt disse...

PRA,

Desculpe-me. Eu até tentei ler, mas não consegui terminar o primeiro parágrafo... Imagina o nível da banca que selecionou o trabalho para o evento...