segunda-feira, 27 de maio de 2013

Alianca do Pacifico vs Mercosul: Dez a Zero?

Ou 50 anos em 5, mas não é repetição do JK: o que o Mercosul vai demorar 50 anos para fazer, a Aliança do Pacífico está fazendo em 5 anos...
Paulo Roberto de Almeida

Os membros fundadores da Aliança do Pacífico (Chile, Peru, Colômbia e México) combinaram na cúpula de Cali (Colômbia), que terão até 30 de junho para chegar a um acordo sobre os detalhes do desmantelamento alfandegário que deve afetar, na primeira fase, cerca de 90% do comércio entre os quatro membros. A cúpula serviu para dar um impulso a este ambicioso processo de integração regional e não apenas na área do comércio. Os líderes concordaram em criar um visto único de turista válido para os quatro países e realizar campanhas de promoção turística conjunta. Eles também concordaram em compartilhar embaixadas e expandir a rede de escritórios comerciais conjuntos.
            
2. A prova de sua força está nas presenças da cúpula de Cali: além dos presidentes dos países membros – Eduardo Santos (Colômbia), Sebastián Piñera (Chile), Ollanta Humala (Peru) e Enrique Peña Nieto (México) – os presidentes de dois países candidatos para entrar no clube, Laura Chinchilla (Costa Rica) e Otto Perez Molina (Guatemala), e os primeiros-ministros dos dois países observadores, o espanhol Mariano Rajoy e o canadense Stephen Harper -, além de delegações da Austrália, Nova Zelândia, Japão e Uruguai.

Um comentário:

  1. Como é que se chama mesmo aquele cemitério de Buenos Aires em que está sepultada a Não Chore Por Mim, Argentina? Acabei de me lembrar: Recoletta. Não sei se é o bairro ou o cemitério que tem esse nome. Os caixões ficam todos expostos dentro dos mausoléus, é sinistro. Sinistro no sentido antigo, uma vez que atualmente a meninada atribui um sentido sinistro ao nome sinistro. É cada uma que parece meia dúzia.

    O que achei estranhíssimo quando fui lá conhecer o locus horrendus foi o preço dos imóveis com vista para o campo santo. Caríssimos! Tiscunjuro! Que povo mórbido!

    Olha, pra mim arriaram um ebó pra Exu numa primeira segunda-feira de agosto, naquele cemitério tétrico só pra fazer o Mercosul não sair do papel.

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.