domingo, 22 de junho de 2014

Mercosul apoia calote como noma de conduta aceitavel no relacionamento com credores

Caberia ressaltar, em relação a esta nota, que 92% dos credores não tiveram opção nenhuma: ou concordavam com a imposição unilateral argentina de pagar apenas 30 centavor por cada dólar financiado ou ficavam sem nada.
Não houve acordo nenhum: era aceitar aquilo ou coisa nenhuma.
Paulo Roberto de Almeida

RIO - O Mercosul e a Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac) divulgaram neste sábado notas de apoio à Argentina na conflito judicial pelo pagamento da dívida aos chamados “fundos abutres”. O documento do Mercosul, que reúne Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Mercosul, afirma que os presidentes dos países do bloco rechaçam de forma absoluta a atitude desses fundos, que “impõem obstáculos à obtenção de acordos definitivos entre devedores e credores e põem em risco a estabilidade financeira dos países”.
Além disso, a nota do Mercosul diz reconhecer a vocação da Argentina de continuar honrando seus compromissos financeiros internacionais, como vem fazendo sistematicamente desde a reestruturação da dívida nos anos 2005 e 2010, quando conseguiu o acordo de 92% de seus credores. O documento expressa ainda a solidariedade dos presidentes e o apoio à Argentina na busca de uma solução que não comprometa seu desenvolvimento e o bem-estar de seu povo, em acordo com suas políticas de desenvolvimento nacional.

Read more: http://oglobo.globo.com/economia/mercosul-celac-divulgam-apoio-argentina-12961870#ixzz35N5PH0Ps

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Livro Marxismo e Socialismo finalmente disponível - Paulo Roberto de Almeida

Meu mais recente livro – que não tem nada a ver com o governo atual ou com sua diplomacia esquizofrênica, já vou logo avisando – ficou final...