O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 22 de junho de 2014

Mercosul apoia calote como noma de conduta aceitavel no relacionamento com credores

Caberia ressaltar, em relação a esta nota, que 92% dos credores não tiveram opção nenhuma: ou concordavam com a imposição unilateral argentina de pagar apenas 30 centavor por cada dólar financiado ou ficavam sem nada.
Não houve acordo nenhum: era aceitar aquilo ou coisa nenhuma.
Paulo Roberto de Almeida

RIO - O Mercosul e a Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac) divulgaram neste sábado notas de apoio à Argentina na conflito judicial pelo pagamento da dívida aos chamados “fundos abutres”. O documento do Mercosul, que reúne Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Mercosul, afirma que os presidentes dos países do bloco rechaçam de forma absoluta a atitude desses fundos, que “impõem obstáculos à obtenção de acordos definitivos entre devedores e credores e põem em risco a estabilidade financeira dos países”.
Além disso, a nota do Mercosul diz reconhecer a vocação da Argentina de continuar honrando seus compromissos financeiros internacionais, como vem fazendo sistematicamente desde a reestruturação da dívida nos anos 2005 e 2010, quando conseguiu o acordo de 92% de seus credores. O documento expressa ainda a solidariedade dos presidentes e o apoio à Argentina na busca de uma solução que não comprometa seu desenvolvimento e o bem-estar de seu povo, em acordo com suas políticas de desenvolvimento nacional.

Read more: http://oglobo.globo.com/economia/mercosul-celac-divulgam-apoio-argentina-12961870#ixzz35N5PH0Ps

Nenhum comentário: