Temas de relações internacionais, de política externa e de diplomacia brasileira, com ênfase em políticas econômicas, em viagens, livros e cultura em geral. Um quilombo de resistência intelectual em defesa da racionalidade, da inteligência e das liberdades democráticas.
O que é este blog?
Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.
Deixe o seu comentário
371 Comentários
Não sei se Lula irá aguentar chegar até as eleições. O coração dele é bem capaz de adiantar as coisa. Dá para perceber que ele está tenso e tomando remédio para controle de pressão arterial.
Nas ultimas pesquisas eu já estava vendo uma luz no fim do túnel.
Agora com estes números que você compilou já vejo um farol.
Para o bem do Brasil e de todos os brasileiros honestos, que trabalham e amam a democracia e a liberdade vamos nos livrar dos petralhas.
O estado tem o terceiro maior colegio eleitoral e ha tres eleicoes o PT tem ganhado com folga, muita folga (infelizmente).
DIlma tem um palanque fortissimo no Rio (os quatro principais candidatos) e Aecio e Eduardo nao tem sequer palanque.
Abraço
Fico muito contente em saber que seu texto traz boas notícias e embasado em realidade.
A eleição neste ano será duríssima, mas temos chances de vencer o PT. E são chances reais!!!
A estimulada mostra que o atual governador do Paraná, Beto Richa, tem 48,5% das intenções de voto, com chances de obter a reeleição. Ele é seguido por Gleisi Hoffmann (PT) com 15,5%, Roberto Requião (PMDB) com 11%.
O PSDB ainda leva a melhor em Londrina nas eleições para presidente, mantendo uma rejeição histórica ao PT. Aécio Neves tem 39,5% das intenções de voto, Dilma Rousseff (PT) 10%, Eduardo Campos (PSB) 9%, Eduardo Jorge (PV) 0,8% e Eymael (PSDC) 0,7%.
Abração
É uma tecnologia tão boa que nenhum país sério quer
Um abração!
Muito informativo seu post. Eu não tinha feito essa análise 2014 versus 2010 ,a partir dos palanques estaduais. A seus números – indiscutíveis – eu apenas acrescentaria uma informação que obtive na FSP de ontem, sobre a última pesquisa Datafolha.
O artigo menciona que, no setor do eleitorado denominado de subproletariado – com renda familiar até 2 salários mínimos – a candidatura de Aécio Neves teve um incremento de 6 pontos percentuais.E atenção.Entre os mais pobres Dilma perdeu 7 pontos percentuais.Ou seja ,quase a totalidade dos pontos migraram para o PSDB. Daí a nova orientação do marketing petista e o conteúdo terrorista do último spot do partido.Apostando no medo ,o PT busca o voto retrospectivo.Uma postura perigosa já que numa eleição o que está em jogo é o futuro,que teria ,segundo o jornal,mais a ver com os votos prospectivos.
Portanto, eu considerei muito oportunos os vídeos que surgiram hoje na net ,fazendo justamente essa inversão: colocando o PT no passado e a oposição lá na frente ,como esperança daquilo que “difusamente” as pesquisas juram de pés juntos que os brasileiros desejam: mudança.
Na realidade a única coisa que me preocupa é a massacrante vantagem de tempo de exposição que a PresidentA está tendo na TV,nas rádios e no noticiário ,sem mencionar os 12 minutos que terá na propaganda eleitoral.De resto o mineiro está mandando muito bem.
Vamos em frente.
Abraço
Na realidade a situação e muito melhor do que seus números apresentam, pois para vencer, Aecio necessita recuperar metade mais um dos votos, ou seja, não precisa de 56% mas somente 50,1%.
O mesmo pra você.
Abraços!
Mas como disse Garrincha: E os russos?
Agradeço sua atenção.
Quanto a Lula, DU-VI-DO. Sabe por quê? Ele estará arriscando toda a sua história nisso.
Ele só tem a perder.
Já pensou se ele é derrotado — e pode perfeitamente acontecer?
Por que você acha que ele não vai assistir a nenhum jogo da Copa em estádio? Por causa da “cervejinha em casa?” Não, ele vai ser vaiado!
A popularidade do Lula se aproxima da da presidente. Está em queda!
Será uma enorme desmoralização para ele se a candidata que ele “fez” presidente não se aguentar.
Vai ser um vexame colossal, ele vai ter que passar a campanha inteira se explicando.
Pode escrever aí: ele NÃO SERÁ candidato.
E eu agradeço muito por isso.
Um abração!
Muito obrigado!
Abração
Vou ser bastante sucinto – Direto ao Ponto – para vencer essa eleição, basta que o candidato da oposição, seja verdadeiramente oposicionista, informando de forma clara, até mesmo didática, ao povo brasileiro, as diferenças abissais entre as duas propostas de governar o Brasil, sem “firulas”, sem receio, sem tergiversar , olho firme e direto na lente da telinha, quando dos debates, buscar ser assertivo, cobrando dos adversários as inúmeras imoralidades, dessa forma a missão estará cumprida, a SOCIEDADE está pronta para dar o tiro de misericórdia.
A oposição só perderá esse embate por covardia.
FECHA A CONTA E PASSA A RÉGUA.
Se o Aécio tiver sorte ele perde já no 1º turno, porque se for pro segundo turno em quem os eleitores da Marina e do Campos irão votar?
Você pode acreditar no que quiser, estamos numa democracia.
Aguardemos a eleição.
Quanto ao Espírito Santo, também acredito que Dilma perderá de novo.
Abraço
sugiro corrigir a última linha do parágrafo logo abaixo da foto em que Dilma e Serra se cumprimentam.
Parabéns pela análise ampla e consistente!
Acho pouco provável que Aécio consiga, por exemplo, economistas do porte de um Gustavo Franco ou gestores como o jamais lembrado Clóvis Carvalho. De uma forma ou de outra, só nos cabe torcer pelo melhor, e o melhor, disparado, é Aécio Neves. Voto em Aécio de olhos fechados. Graças a Deus.
Abraço
2 Trackbacks