O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Brasil 5 x Suecia 2: a Copa de 1958, a primeira de que eu me lembro

Acredito que foi nessa Copa que Nelson Rodrigues começou a ficar famoso também como comentarista de futebol, depois de já ser famoso como dramaturgo (ou teatrólogo, como diriam alguns).
Em todo caso, eu me lembro perfeitamente bem dos festejos em torno da Copa: não tínhamos televisão, mas a rádio supria as necessidades. O resto era só emoção.
Depois da humilhação de 1950 (eu tinha poucos meses nessa época), e da frustração em 1954 (em Berna, meu primeiro posto diplomático), a Suécia foi a consagração da genialidade brasileira no futebol.
Paulo Roberto de Almeida

BRASIL 5 x 2 SUÉCIA
Clique aqui para ver.
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/videos/videosoi/1958_brasil_campeao_som_e_imagem

BRASIL 5 x 2 SUÉCIA

1958, Brasil campeão: som e imagem

23/06/2014 | 1 comentários
A íntegra, e com narração em português, da partida que deu ao Brasil o primeiro título mundial de sua história no futebol. O responsável pelo resgate histórico foi o engenheiro Carlos Augusto Marconi, 64 anos, um especialista em telecinagem. Para construir a transmissão da vitória brasileira por 5 a 2 diante dos donos da casa, a Suécia, o engenheiro utilizou áudio ambiente retirado de uma película inglesa, com imagens obtidas em 2006 e narradas em russo. Ele as usou como base em vídeo e cobriu as imagens com áudios de rádios brasileiras.

Vocês já ouviram falar em:
 marcar um tento, retomar a peleja, atrasar o couro, continuar o certame, recuar para o arqueiro, dominar a pelota?
Pois é: era assim que se falava antigamente...
Povo educado o sueco: cada vez que Garrincha pegava a "pelota", os suecos o aplaudiam...
Paulo Roberto de Almeida 

Nenhum comentário: