terça-feira, 14 de julho de 2015

Revolucao Francesa e Patrimonio Historico - Pedro P. Palazzo

Revolução Francesa e Patrimônio Histórico

Pedro P. Palazzo

Clique para ampliar
Hoje, 14 de julho, é a data nacional da França, quando se celebra o início da Revolução Francesa representado pela “Queda da Bastilha”, em 1789. Apesar de ter sido demolida naquele mesmo ano, ou melhor, justamente por ter sido demolida, a Bastilha fez parte de um conjunto de monumentos perdidos que inspirou as primeiras iniciativas de proteção ao patrimônio cultural. Além disso, a sua vizinhança ilustra alguns conceitos universais de urbanismo.
A palavra Bastilha vem do francês antigo e significa “cidadela fortificada”. O monumento em questão era um grande castelo que defendia uma das portas na parte Leste da muralha de Paris construída a mando do Rei da França Carlos V, a partir de 1370. Quando começou a funcionar, em 1386, tinha um inovador desenho abaulado com oito torres. No entanto, rapidamente tornou-se obsoleta como fortaleza por dois motivos: a introdução dos canhões no campo de batalha, logo no início do século XV, e o crescimento da cidade, que ultrapassou a linha das muralhas. Por isso, passou a ser usada como prisão desde o final da Guerra de Cem Anos (1337–1453). O fato de muitas vezes receber presos políticos, e também de abrigar um arsenal com armas e munições, tornaram-na um objetivo importante quando as milícias revolucionárias tomaram as ruas num ímpeto, no dia 14 de julho de 1789.
(...)
Ler o texto completo neste link: http://www.abaco-arquitetura.com.br/pt-br/blogs/revolucao-francesa-patrimonio-historico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.