O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Defesa: debate no IEA-USP, 29/11/2016, 9-17hs

Seminário apresenta visão das Forças Armadas sobre a defesa no Brasil

por Mauro Bellesa - publicado 27/10/2016 17:10 - última modificação 31/10/2016 13:40

3º Pelotão Especial de Fronteira, sediado em Paracaima, RR, fronteira com a Venezuela
3º Pelotão Especial de Fronteira, sediado em Pacaraima,
Roraima, próximo à fronteira com a Venezuela
A Defesa no Brasil é o tema do encontro que se realiza no dia 29 de novembro, das 9h às 17h, na Sala de Eventos do IEA, atividade inaugural do Ciclo de Diálogos Estratégicos do IEA. Haverá exposições de representantes do Exército, Marinha, Aeronáutica e da indústria nacional de defesa.
Esse primeiro diálogo tem por objetivo proporcionar à comunidade acadêmica informações atualizadas e realistas que permitam debater e concluir sobre a situação e perspectivas do Brasil nesse campo, assim como os papeis das partes interessadas da sociedade.
"A atuação militar vem passando por uma transformação, seja pela posição que o país passou a ocupar no mundo ou pela incerteza e imprevisibilidade do cenário internacional", explica em artigo publicado no site do IEA o general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, comandante do Exército Brasileiro.
Já estão confirmadas as participações do capitão de mar e guerra Arthur Mendes de Oliveira, que falará sobre a fronteira marítima, e do representante do Departamento da Indústria de Defesa da Fiesp, Anastácio Katsanos. Os coordenadores serão o general da reserva do Exército Sergio Conforto e do vice-diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski.
Alguns dos tópicos a serem discutidos no encontro são:
  • importância do mar para o Brasil. A "Amazônia azul"
  • a problemática decorrente da diversidade das fronteiras terrestres (sul, oeste, Amazônia)
  • controle e defesa do espaço aéreo brasileiro
  • as forças de paz
  • ciência, tecnologia e inovação e defesa
  • indústria e defesa
  • Política Nacional de Defesa
Ciclo
"Ao focalizar em temas estruturantes, o Ciclo de Diálogos Estratégicos convergirá com outras iniciativas do IEA e da USP na construção de um espaço de reflexão estratégica para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do Brasil", segundo Plonski, que coordena o programa.

Relacionado

América do Sul: Integração, Geoestratégia e Segurança(painel realizado em 21/set/2006)
Notícia
Midiateca
O ciclo integra a série Strategic Workshops, organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e pelo IEA, com apoio da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.
Além desta primeira atividade do ciclo, o tema "segurança" será discutido no IEA também por meio da revista "Estudos Avançados", em futuro dossiê especial sobre o assunto.

A Defesa no Brasil
CICLO DE DIÁLOGOS ESTRATÉGICOS

29 de novembro, 9h
Sala de Eventos do IEA, rua da Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto ao público
Transmissão online ao vivo
Informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678
Foto: Mauro Bellesa/IEA-USP

Nenhum comentário: