domingo, 31 de dezembro de 2017

31/12/1991: acabou o maior imperio escravocrata da historia do mundo


NESTA DATA

É extinta a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas

Em 31 de dezembro de 1991, foi extinta a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas

É extinta a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
URSS começou sua abertura no governo de Gorbatchev, que culminou no fim do país em 1991 (Ilustração: Reprodução/Internet)
No último dia de 1991, deixou de existir a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). O país, que protagonizou a Guerra Fria contra os Estados Unidos, entrou em crise financeira após a morte de Stalin, no fim da década de 80 os países-membro começaram a reivindicar a independência em relação ao governo central de Moscou e em dezembro só restavam Turcomenistão e Cazaquistão na URSS. Até que dia 31 de dezembro de 1991 o país foi extinto.
Após a morte de Josef Stalin, líder que conduziu o país à vitória na Segunda Guerra Mundial e ficou no poder de 1922 a 1953, a URSS passou a ser governada por Nikita Kruchev, que promoveu a descentralização da administração do país, antes concentrada nas mãos de Stalin. Kruchev e conseguiu manter o país em desenvolvimento no período.
Seu sucessor, Leonid Brjnev, deu seguimento ao seu modelo e também passou grande período no poder, mas ao fim de sua administração o país já entrava em crise. Após a saída de Brjnev, Andropov e Constantin Tchernenko assumiram o governo soviético. A situação social, política e econômica do país se agravou e a população começou a se incomodar com a situação.
Em 1985, Mikhail Gorbatchev assumiu o governo da URSS e trouxe ideias inovadoras de reformulação econômica (Perestroika) e política (Glasnost). O país passou a dar sinais que desejava o fim da Guerra Fria. Em 1986 Gorbatchev se reuniu com o presidente americano Ronald Reagan e deu início ao projeto de desarmamento.
Em agosto de 1991, a maior parte do países que compunha a União Soviética passou a pedir pela independência, o que logo se tornou uma realidade. O país se desmembrou e formou diversos outros, que formaram um bloco conhecido como Comunidade dos Estados Independentes (CEI). Oficialmente a URSS deixou de existir no dia 31 de dezembro de 1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.